Marca japonesa completa oficialmente duas décadas no país em outubro e apresenta logo com criação colaborativa dos funcionários
Em outubro, a Nissan completa 20 anos de suas atividades oficiais no Brasil e decidiu convocar quem mais entende da marca, a sua própria equipe, que desenvolve, produz e vende seus automóveis, para participar do processo de criação e escolha do logo comemorativo. Assim, centenas de funcionários das mais diferentes equipes da Nissan do Brasil se envolveram no projeto que definiu como vencedor um logo com linhas limpas e funcionais, que reforça a brasilidade da empresa pelas suas cores.
A equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, o The Box, localizado na cidade de São Paulo, ficou com a missão de criar propostas de logotipos para celebrar o aniversário. Assim, surgiram quatro opções, que passaram por uma primeira seleção para a escolha das duas finalistas. Como passo seguinte, o time de Comunicação Interna realizou uma votação online aberta a todos os funcionários da Nissan do Brasil. A ação contou com a participação de mais de 700 colaboradores e o logo vencedor foi escolhido com 62% dos votos.
“Começamos pelo conceito, como expressar este aniversário. Depois é preciso definir a paleta de cores. Elas expressam sentimento. Verde representa renovação, amarelo é alegria e, azul, confiança, têm toda uma ligação com o momento da Nissan no país, não apenas representam as cores da bandeira do Brasil. No logotipo escolhido, adotamos uma linguagem flat, que é tendência. O 20 foi criado como se fosse uma faixa contínua”, explica Diego Ruiz, designer do Estúdio de Design da Nissan América Latina.
E o logotipo comemorativo ainda foi criado para lembrar as iniciais de Nissan Brasil. “Se você o girar 90 graus, posicionando na vertical, vai ver que o 20 fica parecendo NB”, completa Diego.