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Nova onda do marketing de influência, os eventos digitais ao vivo com possibilidade de compra no ato atraem novas marcas

A Spark, empresa brasileira especializada em marketing de influência, será a responsável por toda curadoria, criação, comercialização e produção dos formatos de compras ao vivo dentro da função Live Events, no aplicativo Rappi, com uma estratégia que une conteúdo, creators e conversão de vendas imediatas na mesma plataforma. Hoje, a Rappi tem cerca de 30 milhões de usuários em toda a América Latina.

Com o objetivo de se tornar um superapp, a startup lançou um novo braço de entretenimento e conteúdo digital, com diversas funcionalidades. Na Live Events, o objetivo é disponibilizar eventos de diversos segmentos, ao vivo, estrelados por artistas, influenciadores digitais, atletas, empreendedores, chefes de cozinha, entre outros, com possibilidade de venda dos produtos usados durante a transmissão – o chamado Live Shopping. Também estão disponíveis formatos de conteúdo com venda de ingressos (acesso), em ações que também poderão ter patrocínio de marcas e venda de produtos.

A Spark será responsável por criar e produzir os formatos de live e conteúdos para empresas e patrocinadores dentro da plataforma, indicando o perfil de influenciador a ser utilizado como apresentador bem como os formatos de conteúdo, que podem ser master classes, tutoriais, palestras, lives, dentre outros. Com a programação fechada, o influenciador atrai seus seguidores de outros canais de mídia social para o Live Shopping e, então, a Rappi veicula o conteúdo na sua plataforma, com ferramentas que permitem aos usuários comprarem, na hora, os produtos usados pelos influenciadores durante as transmissões. As compras são entregues no mesmo dia, no endereço cadastrado pelo cliente Rappi.

“O Influencer Live Shopping é a evolução do trabalho de conteúdo entre marcas e influenciadores, permitindo a compra imediata na plataforma, aproximamos os influenciadores do estágio final do funil de vendas, ligando-os diretamente à conversão”, conta Rafael Coca, sócio-fundador da Spark. No final deste mês, a empresa inaugura o Spark Content Studio, na Vila Leopoldina, para oferecer estrutura profissional para a produção desse tipo de conteúdo.

A Spark já criou um catálogo de mais de 50 formatos de programas das mais diversas categorias para apresentar opções às marcas. Outra possibilidade é a inserção da empresa na grade de conteúdos semanais, onde é possível ter mais de um anunciante por programa.

“Um exemplo disso é o #Sextou, formato para entrar na Live Events às sextas feiras, com influenciadores especializados em séries e filmes, dando dicas e fazendo review de opções para assistir no final de semana. Enquanto o conteúdo engaja com a audiência, os produtos e a oportunidade de compra é inserida na narrativa”, explica Raphael Pinho, sócio-fundador da Spark.

Na China, o mercado de live shopping já vale cerca de 4,4 bilhões de dólares e conta com uma audiência de 450 milhões de espectadores. A Taobao, gigante chinesa do segmento de marketplace integrante do grupo Alibaba, gerou cerca de U﹩ 15 milhões em vendas por meio de conteúdo ao vivo com influenciadores.

O lançamento do Live Events é mais uma iniciativa da Rappi em sua missão de avançar como um superapp, oferecendo mais opções de conteúdo ao usuário e novos formatos comerciais para as marcas impulsionarem as suas vendas no app. É muito entusiasmante pensar que ao final da live de um chef de cozinha, que ensina uma receita, o espectador pode solicitar os ingredientes indicados por ele, pela Rappi, e na mesma hora, replicar a receita em casa”, explica Julia Canalini, head de entretenimento da Rappi.

A Spark contabiliza mais de 2.500 projetos desenvolvidos para os maiores anunciantes do país como Universal Pictures, Via Varejo, Reckitt Benkiser, Grupo Petrópolis, Itaú, Mastercard, Nestlé, Unilever, Johnson & Johnson’s, BRF, Ambev, entre outros, sendo umas das principais empresas de sua categoria no país.

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