A nova iniciativa de colaboração coletiva visa dar vozes às mulheres de todos os lugares para ajudar a moldar uma sociedade mais inclusiva
A Mars lança hoje a campanha #HereToBeHeard no Brasil, apresentando a versão local da iniciativa de colaboração coletiva global que dá vozes às mulheres de qualquer idade, raça, sexualidade e religião e busca ajudar a moldar uma ambiente de negócios mais inclusivo criando um mundo onde todas as mulheres possam prosperar.
Como parte da plataforma global da Mars chamada “Full Potential” (Máximo Potencial em português), que conta com ações sobre igualdade de gênero nos locais de trabalho, comunidades que está inserida e mercado, #HereToBeHeard pergunta às mulheres em todos os lugares: “O que precisa mudar para que mais mulheres possam alcançar seu máximo potencial?” As respostas serão base para ações concretas que a Mars realizará – nos lugares em que trabalhamos, nas comunidades onde adquirimos nossos ingredientes e na maneira como criamos nossa publicidade – para fechar a lacuna de oportunidades de gênero.
A fase inicial do #HeretoBeHeard, onde as vozes das mulheres serão coletadas, vai até março; depois disso, as inscrições serão analisadas pela Oxford Future of Marketing Initiative (FOMI) na Saïd Business School da Universidade de Oxford. Os resultados serão compartilhados com o mundo em um estudo de Oxford no segundo semestre de 2021 e serão base para os planos de ação da plataforma Full Potential da Mars, incluindo políticas que a empresa pode implementar e defender em seu compromisso para destravar oportunidades para todas as mulheres.
“As mulheres desempenharam um papel importante em nossa história e liderança na Mars, mas sabemos que podemos fazer mais. Estamos nos esforçando para capacitar mais mulheres em nosso local de trabalho e em toda a nossa cadeia de valor estendida”, conta Victoria Mars, membro do Conselho da Mars e embaixadora do programa Full Potential (Potencial Máximo) da empresa.
“A magnitude e a urgência da desigualdade de gênero na sociedade exigem mais ações. Se os negócios globais não ouvirem e se apresentarem agora, quando será? Os negócios podem ter um impacto descomunal em impulsionar mudanças em escala. Na Mars, estamos aproveitando esta oportunidade para expandir a conversa e impulsionar a ação. O movimento #HereToBeHeard visa garantir que as vozes de todas as mulheres possam ser ouvidas, traduzindo o que ouvimos em planos de impacto que promovam a igualdade de gênero” complementa.
“Impulsionar a equidade de gênero é um compromisso global para Mars. Por meio da nossa plataforma global ‘Potencial Máximo’ estabelecemos uma série de compromissos. Estamos focados em alcançar 100% de equilíbrio de gênero nos Times de Liderança de todas as nossas unidades ao redor do mundo e estamos comprometidos com equidade de gênero na remuneração em todos níveis. A Mars é signatária dos Princípios do Pacto Global da ONU e entende que precisamos acelerar a implementação do Princípio 5, relativo èquidade de genêro. Além de trabalhar dentro de casa – que é fundamental – temos iniciativas focadas nas mulheres em nossas cadeias de suprimento, além de trabalhar para remoção de viéses de gênero e estereótipos negativos na publicidade. Mas sabemos que não somos capazes de transformar a realidade sozinhos. Para promover mudanças reais, precisamos ouvir as vozes de todas as mulheres: incluindo as brasileiras. O lançamento da campanha em português no Brasil nos auxiliará a sermos mais assertivos em nossas ações locais”, conta Mariana Lucena, Diretora de Assuntos Corporativos da Mars Wrigley no Brasil.
“Hoje, a Mars tem uma forte representação feminina em cargos de liderança: elas ocupam cerca de 40% das posições de líderes de equipe em nossos 3 negócios no Brasil. E temos trabalhado para ampliar esses números nos níveis mais altos da organização: estamos atentos às novas contratações e promovendo a capacitação de líderes e colaboradoras. Em 2019, as mulheres foram 43% dos nossos contratados, contra 34% em 2018”, completa a executiva.
Atualmente, as mulheres representam 51% da população mundial e contribuem com US﹩ 28 trilhões para o PIB global, mas muitas vezes suas vozes não são ouvidas. Mesmo antes da crise do COVID-19, as Nações Unidas estimaram que levaria mais de um século para eliminar a lacuna de oportunidades de gênero. Agora, a pandemia atrasou em 25 anos a relação à igualdade de gênero. O impacto foi particularmente devastador para mulheres em grupos minoritários que por muito tempo foram negligenciadas na conversa.