A empresa líder em tecnologia para e-commerce e serviços financeiros na América Latina atingiu uma receita líquida de US$ 1,3 bilhão no quarto trimestre, alta de 148,5% já o Mercado Pago processou US$ 15,9 bilhões, crescimento de 134,4%; Os resultados vieram com uma dose de otimismo ao anunciar o investimento de R$10 bilhões no Brasil em 2021, volume equivalente ao montante da somatória dos últimos quatro anos da receita da companhia no país
O Mercado Livre divulgou hoje seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2020, finalizado em 31 de dezembro.
“Apresentamos mais um trimestre de forte aceleração, mesmo com a reabertura do varejo físico, contribuindo para posicionar a América Latina como a região de crescimento mais acelerado do comércio online no mundo, segundo dados do e-Marketer. Em 2020, fortalecemos nossa liderança no Brasil, somando forças com os milhões de vendedores de nosso marketplace – de pequenos comerciantes a grandes varejistas e indústrias – para atuar como um motor de profissionalização e desenvolvimento econômico no País. Seguimos promovendo um ambiente de livre competição, ajudando pequenos negócios a se desenvolver e a ter acesso às mesmas ferramentas de competição que as grandes empresas possuem”, afirma Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre para a América Latina.
“Publicamos hoje também nosso relatório anual de impacto, mostrando o desempenho da companhia nos âmbitos social, ambiental e econômico e reforçando a relevância da sustentabilidade na maneira com que conduzimos nosso negócio”, complementa Stelleo.
Destaques gerais de negócios:
- A base de usuários únicos ativos durante o trimestre aumentou 71,3% em comparação com o mesmo período de 2019, atingindo 74 milhões.
- O volume de vendas (GMV – Gross Merchandise Volume) foi de US$ 6,6 bilhões, representando um crescimento ano a ano de 69,6% em dólar e 109,7% em moeda constante – 72,1% desse valor provém de transações feitas em dispositivos móveis.
- O Brasil foi um dos destaques durante o trimestre com crescimento de 84% em volume de vendas, em moeda constante, com avanço sequencial de 10 pontos percentuais contra o terceiro trimestre de 2020.
- Foram vendidos 229,4 milhões de itens, o que significa um crescimento ano a ano de 109,5%.
- 275,4 milhões de anúncios foram registrados em nossa plataforma.
- Com Mercado Envios, 214 milhões de itens foram enviados, um aumento de 131,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com isso, quase 650 milhões de itens foram enviados ao longo de 2020, o que foi essencial para satisfazer as necessidades de milhões de consumidores e viabilizar a continuidade de centenas de milhares de negócios na região, em tempos particularmente difíceis.
- A rede gerenciada do Mercado Envios continuou ganhando participação durante o quarto trimestre, atingindo 80% em uma base consolidada. No Brasil, a penetração da rede logística própria atingiu 79% do total das entregas no período, versus 68% do terceiro trimestre de 2020.
- Em uma base consolidada, o serviço Fullfilment de Mercado Envios já atingiu 25% de penetração no Brasil.
Destaques do trimestre para o Mercado Pago:
- O volume total de pagamentos (TPV – Total Payment Volume) processados no trimestre foi de US$ 15,9 bilhões, um aumento ano a ano de 83,9% em dólares e 134,4% em moeda constante.
- No período, foram realizadas 659,3 milhões de transações, o que representa um aumento de 131% em relação ao mesmo período do ano anterior.
- O volume total de pagamentos fora da plataforma atingiu US$ 9,2 bilhões, com um crescimento ano a ano de 93,3% em dólares e 150,4% em moeda constante. Foram 501,7 milhões de pagamentos no trimestre, representando um crescimento ano a ano de 139,6%.
- Os pagamentos online cresceram 142,9%, em moeda constante, em relação ao mesmo período do ano anterior, principalmente devido à expansão do número de novos usuários.
- As transações por meio da carteira virtual superam os US$ 3,3 bilhões de maneira consolidada, o que implica um crescimento ano a ano de 246,9% em moeda constante.
- O volume total de pagamentos processados por meio de pontos de venda “MPOS” cresceu 87,4% ano a ano em moeda constante, recuperando os níveis pré-COVID. Foi alcançada uma taxa de ativação recorde, juntamente com o crescimento das vendas das maquininhas.
- A carteira do Mercado Crédito atingiu a marca de US$ 479 milhões, mais do que o dobro do mesmo período de 2019.
Resultados financeiros do trimestre:
- A receita líquida do quarto trimestre foi de US$ 1,3 bilhão, um aumento ano a ano de 96,9% em dólares e 148,5% em moeda constante.
- A operação no Brasil representa 54% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 720,5 milhões, crescimento de 68% em dólar e 120% em real, ano contra ano.
- O lucro bruto do trimestre foi de US$ 489,0 milhões, com margem de 36,8%, ante 45,7% no mesmo trimestre do ano anterior.
- O prejuízo líquido no trimestre totalizou US$ 50,6 milhões, resultando em um prejuízo líquido de US$ 1,02 por ação.
Investimentos em 2021
“O Mercado Livre investirá R$ 10 bilhões no Brasil neste ano, dando sequência ao plano de expansão da sua malha logística, da conta Mercado Pago e da força competitiva de seu marketplace no Brasil. O investimento, equivalente ao montante aportado pela companhia no Brasil na somatória dos últimos quatro anos, também engloba as iniciativas de impacto social e ambiental que vamos promover ao longo de 2021. Assim, mantemos nosso compromisso com a democratização e a profissionalização do comércio e dos serviços financeiros no Brasil e nos fortalecemos para este período desafiador para todos nós”, conta Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre para a América Latina.