Ação celebra o Dia Internacional da Higiene Menstrual doando milhares de calcinhas absorventes para mulheres em vulnerabilidade social
A Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil e única clinicamente testada do mundo, estampou um anúncio de página inteira na edição impressa da Folha de S.Paulo, desta sexta-feira, 28 de maio, dia que é comemorado o Dia Internacional da Higiene Menstrual, alertando sobre a pobreza menstrual e convidando os leitores a participarem da manifestação digital que a marca está promovendo em prol da pobreza menstrual.
O anúncio trouxe reflexões e um alerta chocante para os leitores, que se espantaram ao saber que aquela folha de jornal poderá ser utilizada por mulheres durante seus fluxos menstruais. A página viralizou e foi repostada por diversas pessoas. A pobreza menstrual é uma realidade que atinge hoje mais de 500 milhões de meninas e mulheres ao redor mundo. O objetivo do protesto é movimentar o assunto, estimulando doações para meninas e mulheres sem acesso. Cada postagem feita hoje e marcada com a #pantysprotest, será transformada em uma calcinha absorvente que será doada para meninas e mulheres, trazendo acesso a um produto reutilizável, que tem a duração de 2 anos, é biodegradável e devolverá sua dignidade menstrual. “Encontramos no anúncio uma maneira de impactar diversas pessoas ao mesmo tempo, alertando e trazendo uma reflexão importante para diversas pessoas que nunca tinham imaginado que mulheres em situação de pobreza menstrual utilizam folhas de jornal, miolo de pão, papelão, entre outros, durante seu período menstrual. A menstruação faz parte mensalmente da vida de diversas mulheres cisgênero e também homens trans. Temos certeza que juntas conseguiremos levar dignidade menstrual para milhares de mulheres”, finaliza Maria Eduarda Camargo, sócia Fundadora da marca de calcinhas absorventes.
“Acreditamos que produtos reutilizáveis para menstruação precisam fazer parte da solução social de acesso a higiene menstrual. Com as calcinhas absorventes é possível lavar e reutilizar a mesma peça por dois anos, trazendo uma opção duradoura e não descartável. Afinal, poder lavar as próprias calcinhas e não mais depender unicamente de um produto não reutilizável é fundamental”, explica Emily Ewell, também sócia Fundadora da Pantys.
Angélica Ksyvickis, Fernanda Souza, Gabriela Prioli, Letícia Braga, Monica Benini, Paloma Bernardi, Rachel Maia, Samara Felippo, a atleta Aline Silva e a Dr. Dra. Tathiana Parmigiano, ginecologista do Time Brasil nas Olimpíadas, apoiam a causa e participaram do #PantysProtest, revertendo seus cachês em milhares de doações para ONGs em todo o Brasil.
A marca, que recentemente tornou-se a primeira marca de Moda do Brasil a trazer a etiqueta carbono neutro em suas peças, medindo, reduzindo e compensando as emissões de carbono que produz durante a confecção, convidou também toda a comunidade Pantys Lovers e os apoiadores da causa a participarem da manifestação online.