Parceiros desde 2018, Santander e SPFW reforçam a parceria e ampliam a atuação no empreendedorismo dentro do setor
O Santander, Banco da Moda, apresenta a edição digital N51 do São Paulo Fashion Week. O evento, com início a partir de 23 de junho (quarta-feira), reunirá 43 marcas de destaque do setor de moda nacional com intervenções interativas e live streaming dos desfiles e apresentações. Esta temporada marca a abertura do SPFW+ Regeneração, um festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação, Conhecimento e Tecnologia, com curadoria de Marcello Dantas.
A parceria entre Santander e SPFW ainda promove, de 23 a 27 de junho, uma primeira agenda paralela de encontros e talks virtuais acerca do tema Moda Empreendedora, um dos pilares do Banco nessa relação. As lives reúnem profissionais e protagonistas renomados das mais diversas áreas, para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa da moda em torno de temas como empreendedorismo, gestão de negócios, diversidade, protagonismo feminino e sustentabilidade.
Os convidados são Rony Meisler, Caito Maia, Adriana Barbosa, Rachel Maia e Flávia Aranha, além das participações de especialistas Santander, entre eles, Patricia Audi, Vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. A mediação dos encontros será de Paulo Borges, fundador do SPFW.
Os encontros digitais acontecerão ao vivo, sempre das 10h às 11h. As inscrições gratuitas podem ser feitas na plataforma digital
Line Up Lives Moda Empreendedora:
Data: 23/06 (quarta-feira)
Tema: Gestão de negócios – Como criar um grande negócio de moda.
Contexto: Da criação de uma marca a formação de um dos maiores grupos de moda do país.
Convidados: Rony Meisler (CoFundador da marca Reserva e atual CEO do Grupo Ar&Co.) e Pedro Aguiar (Managing Director, Head de Consumo e Varejo na área de Banco de Investimentos do Santander).
Data: 25/06 (sexta-feira), das 12hs às 13hs
Tema: Empreendedorismo – A trajetória na construção de marca e negócio.
Contexto: De um estande numa feira alternativa à criação da marca Chilli Beans, que se transformou na maior rede especializada em venda de óculos e acessórios da América Latina, pioneira no conceito de ótica selfservice.
Convidados: Caito Maia (Chilli Beans) e Diogo Capuzzo (Superintendente de Nichos, Cadeias, Franquias, Parcerias e Tarifas do Santander Brasil).
Data: 25/06 (sexta-feira)
Tema: Diversidade e inclusão – Resistencia e potencia no empreendedorismo negro.
Contexto: A construção de um ecossistema de empreendedores racializados através da Feira Preta e Pretahub.
Convidados: Adriana Barbosa (fundadora Instituto Feira Preta, Pretahub e do Marketplace Feira Preta) e Jandaraci Araujo (Gerente Desenvolvimento Sustentável do Santander Brasil)
Data: 26/06 (sábado)
Tema: Protagonismo Feminino – A presença da mulher na cadeia de gestão e comando de negócios do país.
Contexto: A trajetória de mulher negra conquistando de forma inovadora o ápice da carreira.
Convidados: Rachel Maia (CEO & Founder RM Consulting ESG, Chairwoman Conselho UNICEF e fundadora projeto @capacitame) e Patricia Audi (Vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil).
Data: 27/06 (sábado)
Tema: Sustentabilidade – A construção de uma marca sustentável
Contexto: Os desafios da economia circular no desenvolvimento de uma moda sustentável
Convidados: Flavia Aranha (Fashion Designer e fundadora da marca Flavia Aranha) e Carolina Learth (Superintendente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do Santander Brasil)
Lives Regeneração
A parceria entre Santander e SPFW ainda realiza uma segunda agenda de lives na programação complementar da edição N51. As lives Regeneração também vão de encontro com as principais temáticas e valores em comum entre patrocinador e evento, como diversidade, coletividade e consciência. Mediadas por Graça Cabral e Lala Deheinzelin, os bate-papos receberão convidados como Marcello Dantas, curador da atual programação e Haynara Negreiros, curadora adjunta de Moda do MASP, além de especialistas Santander. As transmissões podem ser acompanhadas na plataforma e não precisam de inscrições.
Line up:
Data: 23/06 (quarta-feira)
Horário: 18h45 às 19h25
Tema: Regeneração – Criatividade a serviço da Regeneração.
Contexto: Quais necessidades de regeneração que nossas iniciativas podem atender (Bem comum, Futuros, Regenerações).
Mediadores: Graça Cabral e Lala Deheinzelin.
Convidados: Marcello Dantas e Patricia Audi (Vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil).
Data: 24/06 (quinta-feira)
Horário: 18h05 às 18h50
Tema: Diversidade – Quais diferenciais regenerativos geram mais valor percebido?
Contexto: Diversidade de pessoas, visões, métodos, contextos como base da regeneração (Relevância, Dimensão cultural, Economia Criativa).
Mediadores: Graça Cabral e Lala Deheinzelin.
Convidados: Hanayara Negreiros (Curadora adjunta de moda do Masp), Adriana Barbosa (Feira Preta e Preta HUB), e Leticia Sayuri (Consultora de Diversidade e Inclusão do Santander Brasil).
Data: 25/06 (sexta-feira)
Horário: 18h05 às 18h50
Tema: Cultivo – Quais recursos podem viabilizar nossas iniciativas?
Contexto: Sustentabilidade, Nutrir, Cultivar, Rever processos (viabilidade, dimensão ambiental, economia compartilhada).
Mediadores: Graça Cabral e Lala Deheinzelin.
Convidados: Rafael Barbosa, Fernanda Simon (Diretora Executiva Fashion Revolution Brasil), Nina Braga (Diretora Executiva do Instituto E), e Carolina Learth (Superintendente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis do Santander Brasil).
Data: 26/06 (sábado)
Horário: 18h05 às 18h50.
Tema: Coletividade – Como colaborar para que nossa iniciativa seja regenerativa?
Contexto: Redes e atores colaborativos (Alcance, Dimensão social, Economia colaborativa).
Mediadores: Graça Cabral e Lala Deheinzelin.
Convidados: Marysol Góes (Hub Amazônia – hub de economia verde e bioeconomia da Amazônia), Dario Netto (Instituto Capitalismo Consciente Brasil), Jackson Araujo (Comunicólogo de racionalização criativa para sustentabilidade e Diretor Criativo do Trama Afetiva), e Geraldo Rodrigues (Diretor Negócios Digitais do Santander Brasil).
Data: 27/06 (domingo)
Horário: 18h05 às 18h50
Tema: Consciência – Quais instrumentos para que nossas iniciativas tenham impacto regenerativo?
Contexto: Colheita, Avaliação, Fluxo exponencial, Recursos monetários, Recursos solidário (Impacto, Dimensão financeira, Economia multivalores).
Mediadores: Graça Cabral e Lala Deheinzelin.
Convidados: Pedro Paro (CEO e Fundador da Startup de Impacto Humanizadas.com), Eduardo Kyrillos (CEO do Icomm Group).
Santander – O Banco da Moda
O Santander Brasil é o Banco da Moda porque investe no desenvolvimento e na democratização de soluções financeiras para apoiar o segmento, um dos maiores empregadores do País. O Banco atua na realização dos negócios em toda a cadeia produtiva, desde costureiras, designers e estilistas, até as grandes marcas da indústria e comércios de vendas de roupas, calçados e acessórios. As ações em relação à Moda e o patrocínio ao SPFW evidenciam, ainda, valores fundamentais para a instituição, como inclusão, diversidade, sustentabilidade e empreendedorismo.
No Farol Santander São Paulo, a moda ganhou espaço como um dos principais eixos temáticos. O icônico edifício no Centro da capital paulista recebe encontros e debates com personalidades do setor, tornando-se um tradicional polo de discussão sobre moda e ações empreendedoras. Além disso, o espaço recebeu os desfiles inaugurais das últimas três edições do SPFW e também participou das comemorações de 25 anos do evento, no ano passado.
Em 2021, dois andares do Farol Santander SP recebem a exposição A Arte da Moda – Histórias Criativas, que aborda por meio de quase 200 itens o desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e na Europa (especialmente na França). Entre os destaques estão estilistas e marcas como Coco Chanel; Christian Dior e Coleção Rhodia, além de Itens originais do vestido de Tarsila do Amaral, usado em seu casamento com Oswald de Andrade, inéditos ao público.