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Brasileiro gasta em média R$85,31 com temperos, condimentos e sabores culinários a cada compra

 Categoria denominada Sabor teve crescimento médio de 10,2% apenas no primeiro semestre de 2020 em comparação ao ano anterior

A Cepêra realizou uma pesquisa com a consultoria Varejo 360 sobre as Tendências de Consumo de Alimentos tendo como premissa o Sabor, acompanhando as propensões e novidades da gastronomia quanto aos gostos mais conhecidos de seus consumidores – Doce, Salgado, Azedo, Amargo – e os recentemente descobertos: Umami (realce de sabor), Starch (gosto dos carboidratos) e o Kokumi (sentido em comidas mais gordurosas),

Nela, foi possível identificar que o comportamento do consumidor quanto às preferências sobre temperos, condimentos e sabores culinários sofre interferência direta da população, urbanização, educação, informação, estrutura etária e renda . Essas, por sua vez, dão origem a algumas tendências de alimentação que podem ser subdivididas basicamente em cinco vertentes: Sensorialidade, Saudabilidade, Conveniência, Confiabilidade e Sustentabilidade.

Em pesquisa realizada diretamente com promotoras de PDV, a Cepêra identificou que para 93% de um total de 1714 entrevistados a união de Produtos Culinários, Temperos e Condimentos em um único espaço facilitaria a experiência de compra.

Falando em cross merchandising, as promotoras de varejo apontaram que 23% das pessoas que compraram ketchup, também compraram mostarda na mesma transação. Já quando comparado ao molho de pimenta com o ketchup, apenas 6% levaram os dois produtos na mesma compra. Tanto na compra de batata palha como de maionese, adicionados ao ketchup, os índices foram de 41% na mesma transação.

Dos quase 100 mil tíquetes analisados (99.514), a taxa de penetração dos Produtos Culinários, Temperos e Condimentos foi de 87%, com um crescimento de 10,2% comparando o primeiro semestre de 2019 ao de 2020.

O gasto médio em cada compra foi de R$ 85,31, com variação de 79,9% de crescimento entre 2019 e 2020 do tíquete médio e frequência de compras de 8,96%.

Com base nessas informações, a Cepêra criou o Espaço Sabor, que visa uma maior fidelização do shopper, já que reúne em um mesmo ambiente produtos complementares, ocasionando um maior volume de vendas, rentabilidade e um impacto visual atraente, com a organização de produtos de uma mesma categoria facilitando a gestão de compras.  Especialista no assunto, a Cepêra conta com mais de 150 SKUs, como: condimentos, molhos, pimentas, azeites, conservas, molhos de tomates, aromas e doces com sabores exclusivos e adaptados ao paladar brasileiro.

Como explica a gerente de marketing da Cepêra, Ana Carolina Penteado, com o Espaço do Sabor é possível atender a todas as tendências mais buscadas pelos consumidores em um ponto focal. “Com isso, outros ganhos também são notados, como praticidade nas compras com uma melhor organização dos produtos e redução de custos da operação. Além disso o impacto visual fideliza o shopper, que encontra tudo o que procura para seu momento culinário em um único local”, explica a executiva.

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