O novo Laboratório Regional é o primeiro na América Latina e será responsável pela realização de análises químicas, microbiológicas e pesquisas para alavancar o crescimento e inovação dos negócios da Mars
O cenário em que as empresas de alimentos atuam é cada vez mais complexo e regulado para que os consumidores tenham sempre clareza e transparência quanto a qualidade e segurança dos produtos. É com o intuito de manter o propósito de “construir o mundo que queremos amanhã por meio da forma como fazemos negócios hoje” que a Mars, detentora de marcas icônicas como M&M’s, SNICKERS, TWIX, PEDIGREE, WHISKAS e ROYAL CANIN, inaugura esse mês o novo Laboratório Regional para atendimento das unidades da empresa na América Latina.
A Mars, segue investindo em laboratórios globais como resposta proativa aos desafios crescentes das demandas de qualidade e segurança de alimentos. Dessa maneira, a companhia se reforça em tecnologia e inovação para o maior desenvolvimento do setor não apenas no Brasil mas em toda a América Latina.
Com um investimento de R$ 50 milhões, a chegada do primeiro Laboratório Regional da Mars na América Latina faz parte da estratégia de investimento global de US$ 40 milhões, que irá conectar os países à uma rede que inclui centros Globais de Excelência, Laboratórios Regionais, Laboratórios das Fábricas e Laboratórios Parceiros Externos.
No novo Laboratório Regional serão realizados testes que antes eram feitos fora do país. “Todos os dias, a Mars toma inúmeras decisões com base em dados de laboratórios. Por isso, este investimento para internalizar nossas análises e prestar serviços de consultoria técnica e governança relacionadas a laboratórios, aumenta nossa capacidade e agilidade de fornecer dados confiáveis para apoiar as demandas na cadeia de suprimentos, respondendo rapidamente as necessidades regulatórias e dos consumidores”, diz a gerente do Laboratório Regional da Mars no Brasil, Christiane Azevedo.
A estrutura construída para realizar as análises está dividida em dois laboratórios independentes: Laboratório de Microbiologia, responsável pelo monitoramento microbiológico de produtos acabados, matérias-primas e ambiente, com destaque para a pesquisa sobre o sequenciamento genético. E o Laboratório de Química, que realizará as principais análises físico-químicas e de contaminantes por métodos de referência empregando técnicas avançadas e complexas de alta sensibilidade, exatidão e precisão.
O Laboratório Regional vai além da realização de testes, incluindo serviços de governança, através do programa de auditorias para verificação da conformidade dos laboratórios internos e externos e da realização de treinamentos técnicos. Também fornecerá consultoria especializada para definição de testes analíticos, serviços de interpretação de dados e suporte as fábricas . Além de ser responsável por um robusto banco de dados focado em qualidade e segurança dos alimentos.
A atuação de uma equipe experiente e diversa – que reúne mais de 40 profissionais, entre técnicos, pesquisadores e administrativos, vindos da indústria, universidades e dos mais conceituados centros de pesquisa do Brasil e da América Latina – também reforça o investimento da Mars em capital intelectual.
O novo Laboratório Regional está localizado em Mogi Mirim, no estado de São Paulo, e foi construído em uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, onde a certificação do LEED – sistema de avaliação de edifícios verdes mais utilizado no mundo – demonstra alinhamento ao Compromisso Global da Mars de Sustentabilidade.
Atuação em toda a cadeia e sequenciamento genético
O Laboratório Regional reforça o alto investimento da Mars em pesquisa e inovação, que contribuirá diretamente no bem-estar dos animais e consumidores a partir das tomadas de decisão com base em ciência e dados, combinando saúde e nutrição no desenvolvimento de alimentos. A Mars também ampliará sua contribuição em parcerias com outras instituições de pesquisa em toda a América Latina.
Entre os projetos desenvolvidos no Laboratório, destacam-se as pesquisas para mapeamentos dos riscos relacionados a presença de micotoxinas, patógenos e outros contaminantes críticos, de forma a mapear os riscos envolvidos na cadeia de abastecimento, definir o plano de monitoramento analíticos da região e as estratégias para desenvolvimento dos fornecedores.
“Nossa atuação será ampla, pois temos compromisso com nossos consumidores, com a saúde e bem estar animal, e em contribuir com o desenvolvimento sustentável por meio da ciência em todas as áreas abrangidas por nossa cadeia de produção”, diz o Presidente da Mars Brasil, José Carlos Rapacci.