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Resultado financeiro do primeiro semestre de 2021 reflete o crescimento sustentável do banco baseado em cinco diferentes frentes de negócios e rentabilização da base de clientes  

O Original, anuncia pela primeira vez um ganho de R$73 milhões em seu demonstrativo financeiro, considerando o resultado contábil. Somado a isso, chega à marca de 5 milhões de clientes em sua base. Esses resultados são fruto da adoção de algumas estratégias da instituição, como a criação de um banco completo em que o cliente pode realizar todas as suas transações e a diversificação da oferta de negócios com 5 frentes de atuação, que não dependem exclusivamente do crescimento exagerado da base de clientes – Varejo, Atacado, Não-correntista, Banking as a Service e Empresas.  

“Estamos vivendo um marco e um momento histórico do Original. Tanto o lucro quanto a chegada aos 5 milhões de clientes refletem a assertividade da estratégia de ser uma instituição financeira rentável, diversificada e sustentável. Focamos em oferecer uma experiência completa e, hoje, o cliente do Original tem acesso ao melhor dos dois mundos: o portfólio de serviços de um banco tradicional com a agilidade e a praticidade de um banco digital”, afirma Alexandre Abreu, presidente do Banco Original. “Além disso, diversificamos nossa estratégia de rentabilização, não dependendo exclusivamente dos clientes.”  

Em cada uma das frentes, o Banco Original trabalhou para fortificar seus diferenciais, seja com uma experiência 100% digital ou com uma cesta de produtos e serviços que facilitassem a vida dos clientes. Com isso, a instituição pode, de maneira única, trabalhar a sua base e ampliar as possiblidades de rentabilização.  

Com foco no varejo, o Original cresceu 31% da base de clientes, atingindo os 5 milhões de correntista. Com uma operação completa, o cliente não tem necessidade de possuir contas em outros bancos pois consegue centralizar toda sua vida financeira, com tarifas justas ou isentas, conforme movimentação.   

No Atacado, o Original manteve sua tradicional e estável operação. Em pleno funcionamento desde antes da criação do banco digital, traz receita e segurança que permitem o crescimento das outras frentes de negócio. 

Considerando as áreas de Não-correntistas e Banking as a Service, o Banco enxerga a capacidade de gerar receitas advindas desses negócios, sem uma expansão desenfreada da base e gerando crescimento sustentável. Somado a isso, com a implementação do Open Finance, a instituição prevê ainda a possibilidade de conquistar mais clientes, sejam pessoas físicas ou instituições financeiras, por meio das vantagens que o sistema aberto proporcionará. Open Finance desde a sua criação, o Original acredita que, nesse novo cenário, proporcionará mais produtos, serviços e acesso ao crédito, além de ampliar a inclusão financeira e digital. Com informações de qualidade e de alta confiabilidade, o banco poderá oferecer de 20% a 40% a mais de crédito. Por fim, será possível construir ofertas mais personalizadas aos clientes.  

“O Banco Original está muito bem preparado para o Open Finance. Investimos por anos em APIs baseadas em microserviços e estratégias para sermos a melhor opção para o cliente e não cliente. Queremos ainda atrair todas as negociações bancárias para o Original e o Open Finance será um dos caminhos para esse objetivo”, complementa Abreu. “Acreditamos nesse modelo desde o nosso início e, por isso, entramos de forma voluntária na agenda de implementação do Open Finance. Somos o único banco digital na segunda fase e estamos prontos para a terceira. Isso demonstra nosso compromisso com o novo sistema financeiro aberto”. 

Ainda sobre Banking as a service, com foco no conceito de banco como serviço, o negócio roda soluções financeiras para mais de 60 fintechs e instituições parceiras. A partir do Original Hub, instituições financeiras em geral podem usar a prateleira de APIs do Banco Original para oferecer serviços aos clientes, utilizando a infraestrutura do banco. Só no primeiro semestre de 2021, a empresa processou mais de 73 milhões de transações, incluindo serviços de pagamento pelo PIX, liquidação de boletos bancários, agendamento de débito automático, saque na rede Banco 24 Horas, entre outros. Além disso, de todos os pagamentos de conta processados pela Original Hub, 93% deles são para empresas parceiras que oferecem o serviço a seus clientes.  

Por fim, para as Empresas, somos o único banco com uma experiência 100% digital e com amplo espaço para crescimento. Com a Pessoa Única, para o MEI, EI e EIRELI, a instituição anunciou, recentemente, que registrou um aumento de 57% de março de 2020 até o mesmo mês de 2021. Além disso, manteve a isenção de taxas de transferência via Pix para esse público. Já para o público de Empresas, companhias com mais de um sócio, a ampliação foi de 48%. 

“Por sermos um banco completo, contamos com uma movimentação financeira dos nossos clientes bastante elevada, o que nos possibilita um melhor gerenciamento de risco. Acreditamos que estamos no caminho certo, colocando os planos em ação. Nosso objetivo é seguir crescendo em todas as nossas frentes de trabalho de maneira sustentável e com eficiência. Além disso, ampliamos nossa gama de atuação, o que nos possibilita também aumentar a base. Temos muito trabalho pela frente para atingir nossos objetivos”, complementa Abreu.

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