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Em comemoração aos seus 25 anos, a marca também inovou na embalagem de sua fragrância Kaiak Clássico, que agora vem com parte feita de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro, e pretende eliminar o plástico celofane de todo o portfólio em 2022

Desde 1996, a marca Kaiak, da Natura, a Casa de Perfumaria do Brasil, se inspira no universo aquático e marinho para desenvolver fragrâncias que trazem diferentes intensidades, mas que carregam, em comum, o frescor da natureza e dos mares. Líder no mercado de fragrâncias no Brasil, Kaiak convida a um olhar mais consciente sobre o lixo que geramos e o impacto dele em nossas águas.

No ano em que completa 25 anos, a marca reforça seu compromisso com a natureza e com os oceanos e também inova a embalagem de sua primeira versão, Kaiak Clássico: agora, os chamados “ombros”, maior peça plástica da embalagem da fragrância, são feitos em parte de plástico reciclado retirado do litoral brasileiro – iniciativa que começou no ano passado com o lançamento da fragrância Kaiak Oceano, que também conta com até 50% dos “ombros” da fragrância feito com plástico reciclado. Além disso, a marca pretende eliminar o plástico celofane de todas as suas embalagens, garantindo a retirada de um plástico de uso único, descartado logo no primeiro uso do produto e que não é reciclável – hoje, a fragrância Kaiak Oceano já não possui o celofane.

A isso, soma-se outro dado que traduz a preocupação de Kaiak com o meio ambiente: desde 2015, todos os frascos do portfólio são feitos com até 30% de vidro reciclado. Em 2020, só Kaiak foi responsável em economizar 583 toneladas de vidro, o que representa mais de 600 mil garrafas de vidro de 1 litro.

25 anos de Kaiak, 25 praias limpas

Nesse ano de celebração, outra importante iniciativa da marca é expandir o projeto de limpeza de praias, iniciado em 2020, que retirou 300 sacos de 100 litros de resíduos da estação ecológica Juréria-Tatins, no litoral sul de São Paulo. Ainda em 2021, Kaiak planeja a limpeza de outras 25 praias, de nordeste a sul do Brasil, em uma nova ação para conscientizar a população sobre o destino do seu lixo – e a repensar a nossa relação com ele.

“Apenas no ano passado, nosso conjunto de iniciativas em Kaiak contribuiu para a economia de 446 toneladas de CO2, o que representa 77 voltas de carro ao redor da Terra, e 15 toneladas de plástico, o equivalente a mais de 300 mil garrafas PET de 2 litros”, afirma Denise Coutinho, diretora de perfumaria da Natura. “Para agora e para os próximos 25 anos, queremos ir além. Essas ações fazem parte da alma da Natura e a conexão com os oceanos fazem parte da história de Kaiak. Por isso, queremos oferecer o máximo de performance, sempre gerando impacto positivo para o planeta”, finaliza Denise.

O movimento de circularidade de Kaiak integra uma das causas da Natura, #MaisBelezaMenosLixo, que busca desenvolver alternativas de menor impacto ambiental e de design para circularidade, conectando as estratégias de produto à logística reversa, com foco na melhor performance para uma economia de baixo carbono e redução de resíduos no meio ambiente.

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