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A soma do Valor das 70 Marcas mais valiosas atinge R$ 368 bilhões, o que equivale a 12% do Valor Total de suas Empresas na Bolsa de Valores

Mesmo com queda no valor de suas marcas em comparação com ano anterior, os bancos continuam sendo o setor de maior peso entre as marcas mais valiosas do país, representando 28% do total do valor delas, seguido pelo setor de veículos com 18% e varejo 10%.

Itaú segue na liderança com valor de marca de R$36,5 bilhões, seguida pelo Bradesco R$26,9 bi, BB R$ 15,4 bi, Magazine Luiza R$ 14 bi, Caixa 13,9 Bi, Samsung R$ 12,4, Vivo R$ 11 bi, Natura R$ 10,3, Skol R$ 10,1 bi, Toyota R$ 9,3 bi.

A novidade deste ano foi a entrada da Magazine Luiza e Caixa para o top 10, ocupando a primeira o 4º lugar e a segunda o 5º lugar.

Apesar do PIB Brasileiro ter derretido e caído mais de 4% no último ano, na média, as marcas mais valiosas não caíram, mostrando sua resiliência contra crises. 

Porém, o desempenho destas marcas não foi uniforme. Das 70 marcas mais valiosas, 40 delas tiveram um crescimento, enquanto 30 perderam valor. 

Os melhores desempenhos foram nos setores de varejo (digital em especial), alimentos, telecom, internet, e-commerce, tecnologia, hospital e “comodities”. São os setores menos afetados negativamente pela crise gerada pelo Covid 19. Este maior crescimento foi caracterizado por vários fatores, podendo incluir:

  1. Manutenção ou ampliação do investimento no relacionamento com o seu consumidor e sociedade, como por exemplo, publicidade, atendimento, entrega do produto/serviço e pós venda, inovação, novos canais, novos produtos/serviços e ações de solidariedade com o público impactado pelo Covid. Ou seja, são aquelas marcas que se adaptaram mais rapidamente à crise, como o varejo digital e alimentos.  As marcas que adotaram este tipo de reação tiveram um aumento de vendas e margem, com maior crescimento da base de consumidores. Exemplo: “compras online”
  2. Reduziram custos da operação, tais como produção e estoques, sem afetar capacidade de entrega das compras e qualidade do produto/serviço. Estas foram mais afetadas pela crise, como veículos.
  3. Mesmo com vendas em queda, contrabalançaram esta queda com redução de custos e, em alguns casos, aumento de preços, resultando em melhorias na margem de lucro. Mas, dentro de limites razoáveis para não afetar a força da marca com seus públicos.
  4. Aumento dos preços das commodities no mercado nacional e mundial. O que resulta em maior margem.

As marcas que tiveram maior crescimento no valor de suas marcas foram:

  • Caixa  +42%
  • Droga Raia +36%
  • Magazine Luiza +35%

De outro lado, os piores desempenhos foram nos setores transporte aéreo de passageiro, turismo, energia elétrica e bancos. Assim, mesmo tendo suas marcas entre as mais valiosas do país, algumas delas tiveram seu crescimento afetado negativamente pela crise gerada pelo Covid. Entre elas, os destaques foram:

  • Azul Linhas Aéreas  -35%
  • O Boticário   -34%
  • Cielo   -33%
  • GOL – -32%
MARCA Segmento Valor da Marca 2021 – R$ Bi  Evolução C/ Relação ao  Ano Anterior – %  Valor Marca/Valor Mercado – % Valor Marca/Receitas Líquidas
1 Itaú Bancos                 36,534  -2% 13% 21%
2 Bradesco   Bancos                 26,922  -12% 12% 27%
3 Banco do Brasil Bancos                 15,367  -21% 17% 16%
4 Magazine Luiza Varejo                 14,027  35% 10% 48%
5 Caixa  Bancos                 13,835  42% n.d. 22%
6 Samsung Eletroeletrônicos                 12,349  10% n.d. 50%
7 Vivo Telecom                 11,003  24% 15% 26%
8 Natura Cosméticos e Beleza                 10,310  8% 13% 56%
9 Skol Bebidas alcóolicas                 10,048  -11% n.d. 32%
10 Toyota Automóveis                   9,312  10% n.d. 46%
11 Chevrolet Automóveis                   8,005  -13% n.d. 31%
12 Globo Comunicação                    7,948  -17% n.d. 56%
13 Volkswagen Automóveis                   7,925  -5% n.d. 32%
14 Nestlé Alimentos                   7,697  22% n.d. 53%
15 Santander Bancos                   7,429  -12% 5% 12%
16 Honda Automóveis                   6,941  3% n.d. 36%
17 Lojas Americanas Varejo                   6,413  15% 16% 30%
18 Mercedes Benz Automóveis                   6,411  1% n.d. 47%
19 Renner Vestuário                   6,207  -15% 16% 83%
20 Coca-Cola Bebidas                   6,013  9% n.d. 45%
21 Mercado Livre E-commerce                   5,589  22% n.d. 96%
22 Fiat  Automóveis                   5,451  -9% n.d. 23%
23 Brahma  Bebibas Alcóolicas                   5,445  -8% n.d. 34%
24 Hyundai Automóveis                   5,014  -9% n.d. 31%
25 Claro Telecom                   4,796  13% n.d. 14%
26 Correios Postagens                   4,626  -14% n.d. 25%
27 Rede D’Or São Luiz Saúde                   4,589  14% 3% 33%
28 O Boticário Cosméticos e Beleza                   4,001  -34% n.d. 48%
29 Localiza Aluguel de Carros                   3,928  -7% 8% 38%
30 Atacadão Supermercado                   3,903  14% n.d. 8%
31 Drogasil Varejo Medicamento                   3,863  24% 13% 28%
32 Carrefour Supermercados                   3,691  -8% 27% 16%
33 Renault Automóveis                   3,585  -17% n.d. 27%
34 Basf Químico e Petroquímico                   3,582  4% n.d. 28%
35 Uber Transporte Passageiro                   3,572  -4% n.d. 99%
36 Casas Bahia Varejo                   3,571  -10% 17% 15%
37 Petrobras Petróleo, Distribuição e Gás                   3,566  15% 1% 1%
38 Porto Seguro Seguros                   3,522  3% 20% 19%
39 Amil Plano de Saúde                   3,506  9% n.d. 17%
40 McDonald’s Alimentos                   3,469  26% n.d. 63%
41 Volvo  Automóveis                   3,335  13% n.d. 39%
42 Ipiranga Distribuição Petróleo e Servços                   3,124  -10% n.d. 4%
43 Ford Automóveis                   2,889  -14% n.d. 30%
44 Electrolux Eletroeletrônicos                   2,658  4% n.d. 45%
45 UOL Internet                   2,601  22% n.d. 54%
46 BTG Pactual Bancos                   2,449  21% 2% 19%
47 TIM Telecom                   2,395  11% 9% 14%
48 Embraer Construção Aeronaves                   2,373  11% 17% 12%
49 Oi Telecom                   2,372  11% n.d. 12%
50 LATAM  Transporte Aéreo                   2,248  -21% n.d. 11%
51 Sadia Alimentos                   2,221  -29% 13% 7%
52 Drogaria São Paulo Varejo Medicamento                   2,191  33% n.d. 22%
53 Sul América Plano de Saúde                   2,147  -12% 15% 11%
54 Bayer Químico e Petroquímico                   1,918  16% n.d. 23%
55 Bosch Diversos                   1,848  7% n.d. 43%
56 Notre Dame Intermédica Saúde                   1,762  12% 3% 16%
57 WEG Máquinas e Equipamentos                   1,635  6% 1% 12%
58 Havaianas Calçados e Acessórios                   1,516  14% n.d. 56%
59 Antartica Bebibas Alcóolicas                   1,507  -23% n.d. 32%
60 Droga Raia    Varejo Medicamento                   1,464  36% 12% 24%
61 Vale Mineração                   1,260  15% 0% 1%
62 Hospital A. Eisntein Hospital                   1,239  20% n.d. 40%
63 C&A Lojas de Depto                   1,176  4% n.d. 22%
64 Pepsi Bebidas                   1,066  8% n.d. 35%
65 Cielo Meios de Pagamento                   1,033  -33% 10% 9%
66 Azul Transporte Aéreo                   0,881  -35% 6% 15%
67 Fleury Saúde                   0,877  -10% 11% 29%
68 Gerdau Siderurgia                   0,797  28% 2% 2%
69 CPFL Energioa Elétrica                   0,796  -23% 3% 3%
70 GOL Transporte Aéreo                   0,665  -32% 9% 10%

 

Valores em R$ Bilhões
n.d= não disponível
Fonte: Dados financeiros disponíveis na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e Valor Econômico 1000 para cálculo valor da marca
Cálculo Força da Marca. Pesquisa Gilson Nunes – Brand Dx com 24 mil usuários das marcas analisadas em nível nacional nas 11 principais cidades do país. Foram levantados 20 indicadores de cada marca.

 

  MARCA Valor da Marca 2020 – R$ Bi 
                        1  Itaú       37,230 
                        2  Bradesco         30,443 
                        3  Banco do Brasil       19,432 
                        4  Samsung       11,256 
                        5  Skol       11,230 
                        6  Magazine Luiza       10,376 
                        7  Caixa          9,721 
                        8  Natura         9,530 
                        9  Globo         9,520 
                      10  Chevrolet         9,240 
                      11  Vivo         8,903 
                      12  Toyota         8,450 
                      13  Santander         8,450 
                      14  Volkswagen         8,320 
                      15  Renner         7,340 
                      16  Honda         6,746 
                      17  Nestlé         6,320 
                      18  Mercedes Benz         6,320 
                      19  Fiat          6,020 
                      20  O Boticário         6,020 
                      21  Brahma          5,932 
                      22  Lojas Americanas         5,556 
                      23  Coca-Cola         5,540 
                      24  Hyundai         5,489 
                      25  Correios         5,382 
                      26  Mercado Livre         4,580 
                      27  Renault         4,320 
                      28  Claro         4,231 
                      29  Localiza         4,204 
                      30  Rede D’Or São Luiz         4,013 
                      31  Carrefour         3,990 
                      32  Casas Bahia         3,980 
                      33  Uber         3,710 
                      34  Basf         3,458 
                      35  Ipiranga         3,456 
                      36  Porto Seguro         3,423 
                      37  Atacadão         3,420 
                      38  Ford         3,348 
                      39  Amil         3,212 
                      40  Sadia           3,15 
                      41  Drogasil         3,112 
                      42  Petrobras         3,106 
                      43  Volvo          2,940 
                      44  LATAM          2,858 
                      45  McDonald’s         2,760 
                      46  Electrolux         2,567 
                      47  Sul América         2,440 
                      48  TIM         2,160 
                      49  Embraer         2,145 
                      50  Oi         2,132 
                      51  UOL         2,130 
                      52  BTG Pactual         2,032 
                      53  Antartica         1,954 
                      54  Bosch         1,732 
                      55  Bayer         1,650 
                      56  Drogaria São Paulo         1,649 
                      57  Notre Dame Intermédica         1,569 
                      58  WEG         1,546 
                      59  Cielo         1,540 
                      60  Azul         1,345 
                      61  Havaianas         1,328 
                      62  C&A         1,128 
                      63  Vale         1,100 
                      64  Droga Raia            1,076 
                      65  CPFL         1,034 
                      66  Hospital A. Eisntein         1,030 
                      67  Pepsi         0,990 
                      68  Fleury         0,978 
                      69  GOL         0,975 
                      70  Gerdau         0,621 

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DA MARCA

Abordagem do Uso Econômico com o Fluxo de Caixa da Marca Descontado pelo Método do Royalty Relief.

Este é um método baseado em fluxos de lucros futuros potencialmente gerados pela Marca. Ou seja, a partir de um Raio X da Força da Marca e dados de negócios e financeiros, podemos estimar tais lucros e trazer o valor a data de hoje. Este valor é o VPL – Valor Presente Líquido da Marca.

Abaixo, uma explicação detalhada do método utilizado no presente estudo.

Step 1:  Determinar Receita Líquida (ROL). Margem Operacional Líquida e EBITDA Estimados da Marca

  • Estimar a ROL futura para a marca no período de 5 anos. Isso é feito tomando em consideração a avaliação da empresa realizada e disponibilizada pela própria companhia. Leva em consideração crescimento orgânico e inorgânico, histórico de vendas, tendências, crescimento de mercado esperado, forças competitivas e análises de projeções. 

Step 2:  Estabelecer o Intervalo de Royalty Rate  

  • Rever contratos de licenciamentos no setor e afins, bem como avaliações feitas em empresas similares, considerando as particularidades das regiões. Analisar margens e value drivers nos setores considerados. Estabelecer o intervalo de royalty rate.

Step 3:  Avaliar a Força da Marca 

  • Determinar o poder da marca usando dados quantitativos e qualitativos de pesquisas com usuário das marcas e calcular o Brand Performance ou Score Index em base 100. Aplicar o  Brand Score Index score no intervalo de  royalty rate range para determinar a taxa de royalty da marca. 
  • Essas pesquisas são parte de um estudo maior que a Brand DX fez no Brasil entre 01/Janeiro/2021 até 4 março 2021, com 24 mil pessoas no Brasil, nas cidades principais em mais de 11 Estados. 
  • Foram analisadas mais de 4 mil Marcas em 50 setores da Economia. 
  • Pelo desempenho da Marca nos indicadores acima, é calculado o Índice de Força da Marca, que varia de “0” a “100, como dito anteriormente.  
  • Além de estabelecer a Força da Marca, o método ajuda na avaliação do Risco da Marca em garantir o fluxo de lucros futuros. Quanto mais baixo seu desempenho maior o risco e vice-versa. 

Step 4:  Determinar o custo de capital ajustado da marca baseado no WACC

  • A taxa de desconto é usada para calcular o VPL dos lucros futuros da marca (considerando seus riscos ). O risco específico da marca é calculado e serve para ajustar o custo de capital. Usamos a mesma taxa da avaliação da empresa.

Step 5:  Cálculo do Valor da Marca

  • O VPL dos royalties calculados é igual ao valor da marca.
  • O Método do Royalty Relief é baseado em taxa de royalties usado por empresas no mundo inteiro, as quais são disponíveis em banco de dados de empresas especializadas como Royalty Stat e Royalty Source, entre várias outras. 

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