Clube e produtora de aço firmam acordo que vai beneficiar mais de 240 crianças e jovens de 6 a 18 anos, por meio do projeto “Galo Social”
Com tradições centenárias e olhando para o futuro, o Clube Atlético Mineiro, um dos mais vitoriosos clubes do Brasil, e a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, firmaram parceria para a formação de atletas e fortalecimento das categorias de base do Galo.
O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (17), na Arena MRV, com a presença do presidente do Galo, Sérgio Coelho, e o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck. Na ocasião, foi apresentada a nova camisa da base, com aplicação do logotipo da empresa, em preto e branco, na barra frontal.
A parceria amplia o atual projeto do Atlético para o futebol de base, que já conta com 90 jovens atletas que residem na Cidade do Galo e possuem acesso à infraestrutura com academia completa, restaurante, sala de pedagogia, biblioteca, salão de jogos, sala de informática, departamentos médico, fisioterápico e odontológico, entre outros espaços.
“É uma parceria muito importante para o Galo”, afirma o presidente Sérgio Coelho. “Vamos fortalecer as categorias de base e ampliar nossa atuação social”.
Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, o apoio ao projeto conecta de forma especial essas duas instituições centenárias. “A Gerdau e o Atlético têm uma longa trajetória de existência. Completamos 120 anos em 2021 e, agora, somamos forças em prol do futuro do esporte no estado”, diz. “Temos destacado que a Gerdau é uma empresa brasileira de nascimento e mineira de coração. A parceria com o Atlético reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento esportivo e social de Minas Gerais”.
Projeto social
Time e empresa anunciaram, ainda, que irão colocar em prática, em parceria com o Instituto Galo, o projeto “Galo Social”. A iniciativa prevê a formação de novos talentos em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas, contemplando crianças e jovens entre 6 e 18 anos. Ao todo, serão 240 beneficiados, que receberão apoio educacional e terão acesso à prática esportiva de qualidade, por meio de uma equipe multidisciplinar dedicada. O patrocínio da Gerdau ocorre por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, da Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.
O futebol permeia o imaginário dos jovens que, muitas vezes, projetam nele seu futuro, mas a ideia é mostrar que há aprendizados que vão além do campo. “Mais do que a formação de atletas, vemos esta iniciativa como uma importante contribuição para a formação de novos cidadãos”, ressalta Werneck. “O esporte trabalha também outros aspectos que podem e devem ser levados para a vida desses jovens, como autonomia, senso de responsabilidade, trabalho em equipe e o respeito à diversidade, entre outros. A proposta educacional é o que mais nos motiva nessa parceria”, conclui.