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GLOBO – Upfront 2022

Inovação, oportunidades e relevância deram o tom do Upfront Globo 2022

O ano de 2022 já começou na Globo. Com o Upfront 2022, realizado nos dias 28 e 29 de outubro, a empresa reuniu o mercado publicitário para apresentar as principais novidades da sua programação e os projetos comerciais para o próximo ano. As tendências apontadas indicam uma evolução da publicidade, transpondo fronteiras entre os ambientes digital e linear. Além das muitas possibilidades para as marcas se conectarem com o seu público de forma assertiva, em uma comunicação 360°. Em linha com a campanha institucional lançada recentemente, a Globo levou o conceito de relevância, através do seu robusto ecossistema que integra a TV aberta, 26 canais por assinatura, o streaming e os seus produtos digitais. E soluções baseadas em tecnologia e inteligência de dados para ampliar o retorno de seus parceiros.

“Vemos esse ecossistema como uma base de futuro. À medida que a tecnologia avança, nascem novos pontos de contato entre as pessoas e, também, novas dinâmicas entre esses pontos. Em paralelo, acumulamos mais dados e mais conhecimento para oferecer as melhores experiências no nosso conteúdo. Na Globo, observamos dados, tecnologia e comportamento o tempo todo, e queremos compartilhar com o mercado tudo o que aprendemos. Então, tanto consumidor quanto anunciante vivem jornadas na Globo, e nosso papel é criar mais e melhores encontros entre eles”, disse Manzar Feres, diretora de Negócios em Publicidade da Globo.

Cerca de 50 talentos da Globo passaram pela tela, contando no que estão trabalhando para o próximo ano em dramaturgia, jornalismo, realities e variedades. “A Globo vem passando por uma das maiores transformações da sua história. Uma empresa que sempre foi referência em qualidade, também coloca a tecnologia lado a lado com o conteúdo. Isso transforma a Globo numa mediatech. Histórias e tecnologia juntas para oferecer experiências marcantes e emocionantes para as pessoas”, disse o apresentador Luciano Huck, ao abrir o evento na noite da última quinta-feira, do estúdio do ‘Domingão’.

Manoel Soares apareceu trazendo um pouco da diversidade das histórias da Globo para falar de música. Ele interagiu com Thiaguinho, que terá seu TVZ Verão no Multishow. E com Titi Müller, que falou com alegria da volta dos mega festivais – Rock in Rio e Lollapalooza. Para abordar reality shows, Fabio Porchat bateu um papo com Tadeu Schmidt, novo apresentador do BBB. E Marcos Mion recebeu Ana Clara e Camilla no cenário de ‘Túnel do Amor’, seu novo reality, no  Multishow.

Quando o assunto virou gastronomia, Ana Maria Braga e Claude Troigros trocaram figurinhas sobre formatos de culinária. Claude ainda anunciou uma novidade: ‘Que Marravilha! Delivery’ para 2022, no GNT. Já  Rodrigo Hilbert deu uma palhinha da nova temporada do ‘Tempero de Família’, no mesmo canal, que irá viajar para um pequeno grande vilarejo no sul da Bahia chamado Santo André.

Galvão Bueno levou para a tela um pouco do clima que espera o público no maior evento esportivo de 2022 – a Copa do Mundo do Catar. Além disso, os apresentadores Lucas Gutierrez, Barbara Coelho, Karine Alves, o narrador Everaldo Marques e os comentaristas Ana Thais Matos e Grafite abordaram as diversas possibilidades e pacotes esportivos para o próximo ano, como o Verão Espetacular.

No Jornalismo, Wiliam Bonner se juntou a Maria Beltrão e Leilane Neubarth, no estúdio da GloboNews, para falar sobre as grandes coberturas de 2022 e o ecossistema do jornalismo na Globo, que conta com podcasts, TV aberta, por assinatura, ambiente digital. Os jornalistas destacaram a isenção e a correção do noticiário, que serão fundamentais em um ano eleitoral, e que ainda caminhará no combate à pandemia. Maju Coutinho e Guga Chacra também participaram remotamente e lembraram a importância da capilaridade da Globo através de suas afiliadas – para isso, trouxeram para a conversa o apresentador do NETV, Pedro Lins.

Cauã Reymond, Lilia Cabral, Dira Paes bateram um papo com Fernanda Gentil sobre a volta de novelas inéditas, gênero que segue relevante, aos 70 anos, e que faz parte da vida dos brasileiros. Larissa Manoela, que está gravando ‘Além da Ilusão’ também mandou seu recado.

Em séries, Luciano Huck interagiu com as atrizes de ‘As Five’, que terá uma segunda temporada em 2022 no Globoplay. Para destacar o conteúdo internacional, o público ainda viu um recado do elenco de ‘The Good Doctor’, e de ‘FBI: Most Wanted’, do Universal Channel. Os DPAs apresentaram os destaques do universo infantil do Gloob e do Gloobinho. João Vicente de Castro e Welder Rodrigues divertiram a audiência com pílulas sobre bastidores do entretenimento.  O primeiro dia ainda foi encerrado com um pocket show de Pretinho da Serrinha.

Do Plim ao Play

Já nesta sexta-feira, talentos artísticos, do jornalismo e do esporte se uniram a executivos de negócios para detalhar as oportunidades e soluções disponíveis para os anunciantes. Digital first, variedades, dramaturgia, jornalismo, gastronomia, esporte, música e regional foram os pilares das possibilidades apresentadas. A proximidade e o conhecimento que a Globo acumula regionalmente, através da sua presença em 99% do território brasileiro e de suas 115 afiliadas, por exemplo, deu origem a 40 oportunidades comerciais para as marcas. Já em música, 2022 terá os dois megaeventos – Rock in Rio e Lollapalooza – com cobertura completa no Multishow e oportunidades no conteúdo. Além do Carnaval.

Por dentro do universo digital

Segundo André Vinicius, diretor de Negócios com Agências da Globo, as novidade digital first “nascem a partir do pensamento digital, mas dialogam também com outras plataformas. Estar conectado hoje é estar em um mundo em movimento. Seja ele qual for”.

E este é o caso, por exemplo, do Receitas.com, a plataforma do território de gastronomia da Globo. Uma nova atuação que une os talentos da Globo e GNT e um portfólio com mais de 100 mil receitas, tudo em um produto que se relaciona com o consumidor no dia a dia e nos momentos mais especiais. Um dos projetos é o ABC da Cozinha, o qual a ideia é ofertar truques para quem quer começar a se aventurar na cozinha, como dicas para o início do preparo, seja através da escolha do tipo de panela ou como cortar e picar como um profissional. Já o Receitas de Fim de Ano, aproveitará um momento especial para encontros e celebrações para oferecer conteúdo relevante para uma boa comida em uma parceria com entrega integrada com Canal GNT e Nhac.

Na globo.com, agregador de conteúdo que em agosto ganhou uma nova versão, com linguagem visual reformulada e mais tecnologia para melhorar a experiência do usuário, também oferece uma pluralidade de formatos para os anunciantes. Há opções para alcançar diferentes perfis e públicos no espaço que é considerado a vitrine digital da Globo.  Para se ter uma ideia da sua relevância e abrangência, são 295 milhões de visitas mensais.

A globo.com reúne o conteúdo premium de todas as marcas do ecossistema Globo, com a credibilidade que o usuário merece e a agilidade que ele precisa. Não à toa, tem um público extremamente engajado e frequente. Para os anunciantes, há opções em posições de destaque e com volume de impressões garantido, para quem quer alto impacto de visibilidade. Mas há ainda espaço para os que buscam contexto e conversão. Tudo sempre tendo a inteligência de dados à disposição para respaldar as escolhas e ampliar os resultados dos parceiros.

Desde já, as marcas podem garantir reservas para as principais datas comemorativas e comerciais de 2022 – desde as mais relevantes para o mercado, como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia das Crianças, como também pacotes específicos para os momentos de grande audiência da programação da Globo ao longo do ano. Entre eles, o ‘combo’ atrelado ao período do ‘Big Brother Brasil’, que pode ser adquirido sem que o anunciante tenha vínculo direto com o programa como patrocinador, ou à Copa do Mundo 2022. Eventos que, historicamente, trazem grande alcance e engajamento na página.

Já o Gshow apresenta o Artigo Feminino, com oportunidades para anunciantes em diferentes formatos. O projeto será um espaço para informar mulheres – com conteúdo produzido também por mulheres – sobre saúde física e mental. Serão vários formatos diferentes para gerar interesse, engajamento e interação. Outra novidade é o projeto Pai de Pets, com oportunidades voltadas aos apaixonados por pets. Serão vários temas cobertos pelo especial, entre eles: Talentos Globo e seus pets, Dicas e Cuidados para seu pet e, ainda, Pets exóticos. E, em breve, teremos também outras novidades Gshow! Focado na relevância para o consumidor, vamos aprimorar a cobertura para Noveleiros e fãs dos Realities e ir além, com conteúdo do universo mais amplo de entretenimento, numa experiência mais leve e descontraída. 

No pilar de jornalismo, o g1 traz a informação que importa e se consolida como o maior site de notícia do Brasil, com 65,7 milhões de usuários únicos por mês e 684 milhões de pagewiews também por mês. Um lugar onde os mais diversos públicos têm acesso livre à informação de qualidade em vários formatos: vídeos, textos, fotos e podcasts. Uma oportunidade para as marcas que queiram fazer parte de um espaço de relevância e credibilidade, especialmente em momentos marcantes para o Brasil como o Carnaval e as Eleições 2022, além das novas editorias, que expandem o universo de temas do site e trazem ainda mais oportunidades de parcerias em assuntos como meio ambiente, inovação, empreendedorismo, trabalho e carreira.

E no ge é esporte sempre. Do Futebol aos eSports, o ge é referência em jornalismo esportivo no Brasil com reportagens, coberturas esportivas, notícias do dia a dia, tabelas, melhores momentos dos campeonatos e, em breve, uma nova experiência de tempo real. Líder absoluto na categoria de sites esportivos, são mais 35 milhões de usuários por mês e mais de 11 milhões de visitas todos os dias. O ge também entra em campo no YouTube com mais de 50 milhões de views por mês e 1,6 milhão de inscritos. 

No Globoplay, um dos destaques comerciais é ‘As Five 2’. Spin off de ‘Malhação Viva a Diferença’, o produto original Globoplay tem grande engajamento e movimentou as redes sociais ao ter sua primeira temporada anunciada para exibição na TV aberta. As oportunidades, já para a segunda temporada, incluem entregas 360°, inclusive no conteúdo da trama.

Já o Cartola é o maior fantasy game da América Latina – e um dos maiores do mundo -, em que o apaixonado por futebol monta uma equipe a cada rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e soma pontos de acordo com os desempenhos dos jogadores escolhidos. São mais de 3 milhões de escalações por rodada e uma marca superior a 2 milhões de usuários por dia no app e na web. Para a temporada 2022, foi desenvolvido um projeto integrado envolvendo todas as plataformas – digital, app, site, programas e transmissões de futebol na TV Globo, SporTV e Premiere. O patrocínio no Cartola FC é feito por itens exclusivos dentro do game, envolvendo naming rights e ações de conteúdo. E há, também, cotas regionais.

E, como em 2020 mais de 28 milhões de pessoas ouviram podcasts no Brasil e o consumo disparou durante a pandemia, para o próximo ano serão oferecidos pacotes agrupados por território: Jornalismo, Histórias, Sociedade e Comportamento, Pets, Música, Cultura Pop e Entretenimento, na mais completa oferta para o formato de todo o mercado brasileiro. O anunciante pode marcar presença em diferentes programas atrelados ao mesmo tema e se conectar com talentos da podosfera e do universo Globo. Dentro de ‘Sociedade e Comportamento’, por exemplo, haverá os principais podcasts que abordam pautas sobre o cotidiano, entre eles: Jout Jout de Saia; Prazer, Renata, apresentado por Renata Ceribelli; Mamilos, um dos mais relevantes do Brasil na discussão de temas quentes para a sociedade; Saia Justa, Papo de Segunda, Que História é Essa Porchat e Astrológicas.

Ano quente no esporte

No Esporte, 2022 será especial para o futebol e a Globo vai entrar em campo para trazer cada detalhe desse esporte que é a paixão dos brasileiros. Além de acompanhar todos os lances das novas temporadas dos principais campeonatos nacionais, como o Brasileirão e Copa do Brasil, a Globo vai viajar para o outro lado do mundo para fazer uma cobertura especial da Copa do Mundo do Qatar. Em meio a uma temporada quente no futebol, a previsão é de um fevereiro congelante. Os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, na China, prometem encantar com toda a sua beleza e adrenalina e a Globo prepara mais uma cobertura multiplataforma inesquecível.

Novelas: 70 anos e se renovando

A Globo começará 2022 com todas as faixas de novelas com obras inéditas, e o público que acompanha as histórias poderá se conectar às novas tramas, cheias de emoção, romance, humor e drama. Na faixa das seis, em ‘Além da Ilusão’, Larissa Manoela protagonizará, ao lado de Rafael Vitti, a história de amor de Isadora e Davi, em uma viagem ao Brasil das décadas de 1930 e 1940, marcado por tempos de profundas mudanças. Logo após, no segundo semestre, chegará ‘Mar do Sertão’, uma produção com temática contemporânea ambientada numa cidade fictícia do Nordeste brasileiro. Na faixa das sete, estreará, já agora em novembro, ‘Quanto Mais Vida, Melhor!’, uma comédia romântica que unirá quatro tipos bem diferentes, Neném (Vladimir Brichta), Paula (Giovanna Antonelli), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage), que verão suas vidas entrelaçadas por um acaso do destino. Para 2022, está prevista a estreia de ‘Cara e Coragem’, na mesma faixa horária. E logo após ‘Um Lugar ao Sol’, chegará para o público das nove horas, a nova versão de Pantanal.

Show de realidade

Uma das paixões nacionais, os realities shows têm espaço garantido nos canais e plataformas da Globo. O consumo do gênero que coloca fogo no parquinho e movimenta o Brasil cresceu 117% nas redes sociais de 2020 para 2021. O potencial de engajamento dos realities é enorme. Pesquisas realizadas pela Globo mostram que 42% dos brasileiros já conheceram um produto ou uma marca por meio de um reality show. E 70% acreditam que as marcas que se associam a um reality têm credibilidade.

Em 2022, os títulos que já conquistaram o público estarão de volta, com novas dinâmicas e entregas pensadas para experiências multiplataformas. O BBB, que terá a apresentação de Tadeu Schimidt, tem o combo perfeito para as marcas: alcance, visibilidade da mensagem, inserção no principal assunto do período e engajamento. E o novo encontro com o reality – um dos mais aguardados pelo público – já tem data marcada: dia 17 de janeiro. O reality chega a sua vigésima segunda edição e a casa trará mudanças e novos ambientes, com participantes de dois grupos já conhecidos, que estarão de volta: pipoca e camarote. Em 2022, a festa do líder vai ganhar um tempero: antes da celebração, os participantes poderão comprar itens adicionais com suas estalecas. E o humor continuará com espaço garantido no BBB com um quadro que fará um resumo divertido do que rolou durante a semana.

Desta vez, o público poderá assistir ao mesmo conteúdo do Cinema do Líder que os participantes no BBB, mas em sua própria casa. O filme exibido para os brothers será transmitido no ‘Cinema de Cinema do Líder’ nas noites de terças-feiras na TV Globo. No Multishow, antes mesmo da nova edição começar, o ‘Aquecimento BBB’ vai trazer os melhores momentos do BBB21 em 16 episódios, com entrevistas com ex-participantes, e melhores momentos. E, para a temporada 22, a tradição de receber o eliminado da semana para uma entrevista continuará com o ‘BBB – A Eliminação’.

Já no Globoplay, será possível acompanhar as câmeras ao vivo, trechos, programas na íntegra e o “Click BBB” na plataforma. No digital,  o público contará com conteúdos especiais do BBB na próxima temporada. A  editoria do BBB no Receitas.com ensinará a fazer pratos inspirados nos que os participantes consomem na casa. Além disso, na #RedeBBB, a programação chegará com atrações de segunda a sexta-feira. ‘Bate-papo com o eliminado’, ‘Parada BBB’ e ‘Mesa BBB’, entre outros formatos, estão confirmados para a próxima temporada. Também haverá mais uma edição extra – e especial – que marcará o reencontro dos participantes da temporada na TV Globo.

A segunda temporada de ‘No Limite’ tem estreia prevista para abril de 2022 e trará novidades: novo apresentador, novos participantes e um dia extra de exibição. Um dos maiores desejos do público na primeira temporada será atendido em 2022: o jogo terá duas exibições semanais, às terças e quintas, e o ‘Eliminação’ voltará aos domingos. Desta vez em dose dupla: com um programa inédito, exclusivo para a TV Globo, e uma outra edição, no Multishow. Na nova temporada, anônimos entram na disputa de sobrevivência e convivência, com novas provas e dinâmicas, em um cenário inóspito e paradisíaco.

O formato ‘The Voice’ – e suas diferentes versões – está garantido na grade de 2022. Após o sucesso da primeira temporada, em fevereiro estará de volta o The Voice+. André Marques volta ao comando da segunda temporada do reality musical para talentos a partir de 60 anos. Com estreia prevista para abril, a 7ª temporada do ‘The Voice Kids’ seguirá com Marcio Garcia no comando. E, no segundo semestre, o público poderá acompanhar a 11 ª  temporada do ‘The Voice Brasil’.

Os realities, por sinal, tangibilizam muito bem o que a relevância da Globo é capaz de fazer, ao transbordarem em memes, posts e reposts tudo o que acontece na tela. ‘O que acontece na Globo, não fica só na Globo. Nossas histórias vão além: elas viram conversa nas redes sociais, viralizam e são multiplicadas por muita gente, em vários lugares”, complementa Manzar Feres.

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