Blog

casas bahia – globo

Programa mostra projetos de incentivo à formação profissional, em parceira com o Instituto PROA, e do Desafio Fundação Casas Bahia, que estimulou jovens a criarem startups

A Fundação Casas Bahia leva ao Trace Trends, programa apresentado pelo Globoplay e Multishow, dois projetos de incentivo ao desenvolvimento dos jovens: a parceria com o Instituo PROA, que possibilita sua formação profissional e o Desafio Casas Bahia, uma iniciativa que reuniu jovens de todo o país na criação de startups.

Os projetos serão destacados no quadro “Tendência”, liderado pela apresentadora Xan Ravelli e terá a participação de Natália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia, Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA e de jovens participantes das iniciativas.

O episódio do programa fica disponível a partir do dia 25/05 (quarta-feira), no Globoplay e tem exibição programada para 27/05 (sexta-feira), às 17h, no Multishow.

Protagonismo jovem

O protagonismo jovem é um dos pilares de atuação da Fundação Casas Bahia, que é responsável pelas iniciativas sociais do plano de ESG da Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto, Extra.com.br e banQi. Em 2021, 11 mil jovens em todo Brasil participaram dos programas de capacitação e empreendedorismo planejados em parceria com o Instituto PROA, Junior Achievement Rio de Janeiro, Gerando Falcões e Instituto Criar.

 “Para além da formação profissional, por meio de projetos de capacitação, mentoria e empregabilidade, queremos valorizar seu protagonismo e atitude empreendedora, assim como qualificá-los para o acesso ao trabalho digno e à remuneração justa”, afirma Natália Menezes.

No ano passado, o Desafio Fundação Casas Bahia, realizado em parceria com a organização Junior Achievement Rio de Janeiro, formou mais de 1.500 jovens de todos os estados e regiões do Brasil. Eles participaram de uma Trilha de Inovação que resultou na criação de 297 startups, das quais cinco foram reconhecidas como destaques pela Fundação.

A jovem Samantha Crispim da Silva, 20, é um exemplo de como esses projetos mudam positivamente a perspectiva de vida e de carreira de uma pessoa. Após participar do Desafio Casas Bahia, ela acabou sendo contratada como assistente de marketing na Via. “Foi durante e após o Desafio que entendi o quão protagonista da minha história posso e devo ser todos os dias. Não importa se é em algo pequeno ou grande, eu preciso sempre empenhar o melhor”, diz.

Com o Instituto PROA, organização social que tem o compromisso de criar oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade para jovens, a Fundação apoiou a formação de mais de 1.700 jovens que participaram de cursos com foco em capacitação para o mercado de trabalho. Após a formação os jovens recebem apoio na conquista do primeiro emprego e parte deles são empregados por grandes empresas parceiras do projeto como a Via, que recentemente contratou 14 desses jovens para atuarem no banQi e Celer, empresas financeiras da companhia.

O Trace Trends vai ao ar semanalmente e, além de Xan Ravelli, tem apresentação de Alberto Pereira Junior, João Luiz, Babu Santana e Ad Júnior.

Altas Horas

Além do Trace Trends, os dois projetos também estarão no Altas Horas, dia 28 de maio, programa apresentado por Serginho Groisman, aos sábados na TV Globo. Na ação, o apresentador fala sobre os projetos apoiados pela Fundação Casas Bahia e, depois, conversa com jovens que participaram das formações.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia