Projeto leva a assinatura do escritório de arquitetura bebo e promete experiência exclusiva para pets e tutores
O Grupo Petlove — maior ecossistema pet do Brasil — abriu seu segundo espaço físico na cidade de São Paulo, após uma trajetória bem-sucedida de 23 anos na liderança no e-commerce pet. A nova loja conceito, com mais de 400 m², está localizada no bairro Tatuapé, na zona leste de São Paulo, e é assinada pelo escritório de arquitetura be.bo, seguindo um estilo de “loja boutique”, formato explorado por diferentes grandes marcas do segmento varejista, mas praticamente uma novidade no segmento pet. O projeto toma como base oferecer aos pets e seus tutores uma experiência envolvente, acolhedora, aconchegante e amigável, traduzindo em cada detalhe — cores, materiais, estrutura, sortimentos de produtos e de serviços — a personalidade da holding e seu propósito de transformar o mundo em um lugar onde todos os pets sejam mais felizes e saudáveis.
A loja segue a mesma proposta da primeira unidade da Petlove inaugurada em julho, unindo as características de lojas de bairro — como a familiaridade com clientes, prestação de serviços diversos e uma proximidade e conhecimento do cotidiano dos pets — com a ampla gama de produtos e soluções que uma grande marca consegue oferecer. O projeto segue um conceito phygital, que se destaca pela integração entre as compras presenciais e online, permitindo que os clientes tenham como opção de compra desde os produtos disponíveis do salão de vendas, o cliente terá à disposição uma prateleira infinita, ou seja, ele poderá escolher itens e serviços no catálogo online da Petlove.
“A abertura de unidades físicas da Petlove é a concretização da nossa estratégia de expansão de negócio omnichannel, oferecendo a melhor experiência para os pets e tutores em um espaço que permite uma nova forma de conexão entre a Petlove e todos os nossos clientes. O espaço traduz nosso propósito de tornar o mundo um lugar onde os pets sejam mais felizes e saudáveis e reúne no mundo físico todo o nosso ecossistema de produtos, soluções e serviços. Queremos que todos se sintam bem-vindos a entrar na nossa casa”, comenta a CEO do Grupo Petlove, Talita Lacerda.
O espaço chama a atenção logo na fachada, que tem o formato de casinha pet na entrada para traduzir a vontade da Petlove em “abrir as portas de casa” convidando todos a entrar. Nas passagens entre os ambientes, há portinholas de segurança para criar uma circulação amigável, evitando a fuga dos animais e criando uma sensação de se sentir livre em casa. Nesse “passeio” pela loja, os pets encontram ainda alguns elementos feitos exclusivamente para eles, como um túnel em formato de “casinha” no balcão de atendimento e o “visor pet”, uma cúpula transparente inserida na parede onde consegue colocar o focinho e observar o movimento na loja.
Outro ponto forte do espaço é o uso do roxo, cor característica da marca, que demarca e envolve algumas áreas de destaque. A escada entre os andares foi transformada em um elemento funcional, com o guarda-corpo feito em trama permeável segura para os pets não prenderem as patas.
A designer de interiores Mariana Travassos, coordenadora da bebo e responsável pelo projeto da loja física da Petlove, conta que para a concepção do espaço, ela e sua equipe decidiram brincar com as texturas e formas para estimular o interesse e a curiosidade tanto dos pets quanto de seus tutores. “Na fachada da loja, utilizamos o tijolinho aparente pra criar essa relação de casa, de lar. No interior, focamos no azulejo como principal elemento devido sua funcionalidade de fácil higienização. A partir disso, brincamos com a textura conforme a forma de instalação e formato e dimensão dos elementos. A paleta de cores é a mesma já adotada pela Petlove, com cores calmas e neutras aliadas ao corajoso roxo, tão proprietário”, explica Mariana. Para contrabalancear com o aspecto funcional, porém frio do azulejo — que reveste o piso, parte das paredes, nos mobiliários como balcões, bases das estantes e bancos –, foram adotados painéis em madeira que alcançam o chão para equilibrar o design e a temperatura.
O conceito de exclusividade da loja da Petlove é evidenciado pelos diferentes detalhes que compõem o design: máscaras feitas manualmente pela Vagalume — Soluções Iluminadas em formato de gatos e cachorros que conferem personalidade e humor; ilustrações e grafismos da artista visual Clode Imperial que evocam leveza e descontração; luminárias em formato de cachorro criadas exclusivamente para o projeto pela fábrica Usare em parceria com a “m.o.o.c. móveis objetos e outras coisas”, da bebo. A iluminação dos ambientes é do light designer Marcelo Castilho.
Transformando a loja conceito em um ponto de encontro entre pets e tutores, o projeto conta com um amplo pet place, um espaço de convivência para animais e humanos onde os cães podem brincar livremente. Esta área livre e aconchegante conta com um circuito para a diversão dos pets, com piscina de bolinha, túneis, gangorra e rampa, feita em material antiderrapante e resistente. O paisagismo assinado pelo EPP (Escritório Paulista de Paisagismo) traz árvores volantes que oferecem sombras e um jardim ao redor que acolhe os visitantes.
Além disso, o espaço também vai contar com novos serviços, como banho e tosa e atendimento veterinário, realizados mediante marcação prévia.