Estudo da Globo destaca importância do consumo de vídeo na rotina das pessoas e como a publicidade pode se beneficiar da boa relação com o formato
O brasileiro é apaixonado por uma boa história. E quando ela é contada em vídeo, independentemente da plataforma, o interesse ganha ainda mais força, fazendo com que o consumo do formato seja uma das atividades a que mais dediquemos tempo do nosso dia. Comprovadamente apaixonada por vídeos, 78% da população acompanha conteúdos de TV aberta, TV por assinatura e/ou plataformas de streaming, na tela da televisão ou do celular, diariamente. Um hábito que ocupa a maior parte da rotina, que pode ser dividida nos 4 T’s dos brasileiros: trânsito, responsável por 1h30 por dia; tempo tranquilo, com uma média de 7h30; trabalhando, aproximadamente 7h; e o tempo de tela, que chega a 8h diárias. Esses dados são parte de um novo estudo da Globo, desenvolvido para compreender a relação do brasileiro com o vídeo e, principalmente, a percepção das pessoas sobre a publicidade atrelada ao formato. O material pode ser acessado, na íntegra, na Plataforma Gente, através do link: https://gente.globo.com/
Entre os aprendizados, está a conclusão de que a maioria dos brasileiros tem uma atitude positiva em relação à publicidade durante o consumo de conteúdo em vídeo. Quando pertinente, ela é capaz de gerar engajamento, sendo que 77% das pessoas declaram que já se interessaram por produtos e serviços que conheceram através de propagandas. Pertinência e adequação, inclusive, são fatores que se mostraram fundamentais para melhorar a experiência e retenção das mensagens: 75% dos respondentes afirmam prestar mais atenção a propagandas de produtos e serviços que combinam com seu estilo de vida; 71% que gostam de ver propagandas específicas para suas necessidades e aderentes ao seu perfil; 71% que preferem acessar plataformas e canais com a garantia de que a publicidade é segura, com boa reputação; e 64% que prestam mais atenção em campanhas contextualizadas ao conteúdo em exibição.
O material é resultado de um trabalho que posiciona a Globo como uma empresa que conhece o brasileiro como poucas. Historicamente, as diferentes plataformas que hoje compõe a companhia – tv aberta, 26 canais por assinatura, plataformas digitais e o Globoplay – acompanham as demandas e interesses das pessoas, a partir de pesquisas e da escuta ativa da sociedade. Um olhar cuidadoso que garante não apenas informações importantes para a produção de conteúdo relevante e de qualidade, mas também um conhecimento sobre a relação dos consumidores com a publicidade. Inteligência que embasa o desenvolvimento de soluções, produtos e serviços publicitários capazes de agregar valor à experiência da audiência e garantir resultados positivos para as estratégias das marcas, como é o caso do Pause Ads, do Globo DAI e de soluções shopable como o T-Commerce e a utilização do QR Code.
Quando apresentados ao Pause Ads, formato exclusivo do Globoplay, o principal atributo destacado pelos brasileiros foi a maneira como a entrega publicitária acontece de forma não intrusiva. A ferramenta alcançou uma taxa de likeability de 78% e para 87% das pessoas as marcas que utilizam o formato demonstram ter cuidado com os consumidores. O Pause Ads demonstrou, ainda, ter um enorme potencial de engajamento atencional, com taxas próximas ao nível de atenção dedicada ao conteúdo assistido, provocando emoções positivas e garantindo a retenção da mensagem publicitária.
Já com relação ao Globo DAI, ferramenta de inserção dinâmica de publicidade no simulcasting do Globoplay, 73% dos brasileiros disseram considerar a solução inovadora, sendo que para 85% os anunciantes que usam o formato também demonstram ser mais inovadores e 80% avaliam que eles passam mais credibilidade. Mas além do teste de conceito, resultados reais de campanhas veiculadas com o Globo DAI mostram o potencial e a força do produto: as campanhas avaliadas conseguiram um índice médio, de lembrança de marca, 12 pontos acima da média (mesmo após 24 hora da exposição) e as veiculações trouxeram 91% de conversão das mensagens.
A procura por conveniência e o interesse em utilizar recursos tecnológicos que favoreçam a experiência de consumo é outro ponto de destaque do estudo. Soluções que encurtam a jornada de compra e diminuem a fricção entre desejo e aquisição ganham cada vez mais força no mercado e entre os consumidores. Caso, por exemplo, do T-Commerce, solução que permite a compra através do controle remoto, nas transmissões de TV Digital, e que desperta interesse em 93% das pessoas. O formato foi avaliado, ainda, como tecnológico por 81% dos respondentes; diferente, para 75%; e relevante/útil para 70%.
E quando questionados sobre a utilização de QR Codes, 89% da população brasileira conectada sabe usar a ferramenta, que tem se mostrado importante na aceleração do processo de conversão: 62% dos consumidores se sentem mais propensos a comprar um produto, pela a facilidade na interação com o serviço e 44% já escanearam um QR Code para iniciar uma compra. Além disso, 94% dos respondentes afirmam já ter notado a presença de QR Code nas propagadas de TV. Entre eles, 50% interagiram com a ferramenta nos momentos de oferta de publicidade. O levantamento também aponta que 64% dos entrevistados se sentem seguros em acessar informações de QR Codes disponíveis nas propagandas de canais de maior audiência e 77% acham interessante ver um produto na TV e poder encontrá-lo de forma rápida através da tecnologia.