A 3M assumiu o compromisso de, até 2027, atingir 50% de seu quadro total de funcionários entre pretos ou pardos e 30% em cargos de liderança
O Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil, celebrado em 20 de novembro, representa um marco histórico de reconhecimento à luta das pessoas negras contra a opressão. Além de conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito à diversidade e dar o devido merecimento e lugar às pessoas pretas e pardas, é preciso reconhecer que ambientes inclusivos e com igualdade de gênero representam crescimento em seus índices de inovação corporativa, como mostra um levantamento recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Empenhada em ampliar a diversidade em suas fábricas no Brasil e fomentar o tema para além de novembro, a 3M assumiu o compromisso de, até 2027, atingir 50% de seu quadro total de funcionários entre pretos ou pardos e 30% em cargos de liderança. Atualmente, a companhia possui 17% e 7% de seu quadro autodeclarados, respectivamente.
A fim de expandir o diálogo e ações afirmativas sobre o tema, em 2018, a 3M criou o Grupo de Raça e Etnia no Brasil, que se organiza em torno da promoção de iniciativas de diversidade e inclusão na companhia. Além disso, o grupo apoia a busca e contratação ativa de profissionais autodeclarados com o objetivo de fazer com que o corpo de colaboradores da 3M reflita a diversidade brasileira. Atualmente, o Grupo possui 160 pessoas que atuam como aliadas.
Além disso, a companhia é uma das associadas ao MOVER, movimento formado por mais de 40 empresas no país comprometidas em buscar a equidade racial e que tem entre os objetivos atingir 10 mil cargos de liderança ocupados por pessoas negras até 2030.
Calendário de ações em novembro
Ao longo do mês de novembro a 3M irá promover ações internas em todas as suas unidades localizadas no estado de São Paulo e Manaus, lideradas pelo Grupo de Raça e Etnia, para conscientização e engajamento dos seus colaboradores sobre o assunto. O calendário de ações compreende:
Dia 04 de novembro, a empresa irá oferecer uma palestra online com Daniel Cerezo, fundador da CreerHacer e líder de transformação social para falar sobre como ser agentes de mudança e gerar impacto em nossa sociedade através de um testemunho real e inspirador.
Nos dias 09,10 e 11 de novembro, uma atividade chamada “corredor informativo”, em formato híbrido, irá abordar a influência dos povos negros na história e cultura do país, através de imagens e descrições de locais que refletem essa presença. A iniciativa mostrará em formato de linha do tempo a história e ações de reparação que foram feitas ao longo dos anos.
Já no dia 18 de novembro, os refeitórios terão refeições especiais com a divulgação de frases de conscientização étnico-racial em todos os ambientes destes espaços nas plantas.
Na mesma data, ocorrerão ações culturais realizadas pelos alunos que participam do Programa Formare na 3M, convidando todos os colaboradores a participar. No Auditório do Centro de Inovação da empresa, em Sumaré, todos poderão assistir a um teatro preparado pelos alunos sobre a história do período da escravidão até os dias atuais, promovendo uma reflexão final sobre a importância do respeito à diversidade. Na unidade de Itapetininga, serão recitados poemas voltados para o tema, além de uma árvore da vida com mensagens de conscientização. Já em Ribeirão Preto, haverá um jogo da memória com personalidades negras e, em Manaus, os alunos apresentarão uma música e farão uma exposição de desenhos sobre a cultura negra
Serão sorteados ainda livros de autores negros, como Djamila Ribeiro, Silvio Almeida e Toni Morrison em todas as unidades. Por fim, entre os dias 21 e 25 de novembro, haverá um Game de Letramento Racial voltado aos colaboradores, atividade que encerrará o calendário de iniciativas para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra.