Organizar o negócio, conquistar mais clientes e negociar melhores condições estão entre as prioridades das PMEs
O ano pode até começar ‘depois do Carnaval’, mas para PMEs, muita coisa acontece entre o réveillon e a folia. A maioria dessas empresas começa o ano pensando em vendas, mas 41% também buscam formas de manter as contas em dia e 30% priorizam a redução de custos. Esses são dados de uma pesquisa da Cora, banco digital focado exclusivamente em Pequenas e Médias Empresas, sobre os principais desafios do segmento no início de 2023.
Representando 99% das empresas do país, as PMEs têm impacto direto sobre a economia, embora não sejam prioridade para grandes bancos e instituições financeiras. “A Cora tem como propósito facilitar a vida financeira das pequenas e médias empresas. Oferecemos desde emissão de boletos a gestão automática de cobrança, entre outros serviços, possibilitando que o empreendedor tenha mais tempo para se dedicar a outras frentes do negócio”, explica Igor Senra, CEO da Cora.
Apesar da importância que as PMEs dão para redução de custos e em manter o orçamento em linha, apenas 5% delas priorizam a troca de fornecedores – inclusive bancos – no início do ano. “Essa revisão auxiliaria também com outras prioridades de início de ano das companhias. A pesquisa mostra que, nessa época, 40% planejam resolver dívidas e crédito e 37% miram negociar melhores condições de preços de produtos e serviços”, complementa Igor.
Prioridade: colocar ordem na casa
A pesquisa aponta, ainda, que as ferramentas de gestão & projeção financeira e de controle de caixa são as mais importantes para as PMEs – particularmente para aquelas que não têm acesso a elas (21% e 17%, respectivamente). “Os clientes da Cora têm a sua disposição produtos e serviços totalmente gratuitos, desenhados especialmente para ajudá-las em suas rotinas bancárias, financeiras e de gestão. É esse controle que permite que pequenas e médias empresas se mantenham de pé”, comenta Igor.
Além de ferramentas que ajudam no gerenciamento financeiro e projeção de caixa, a Cora permite a integração, via APIs, da conta a soluções de gestão operacional de terceiros. Isso amplia a facilidade de uso da conta e dos produtos da Cora, sem a necessidade de navegação por vários programas diferentes. A Cora ainda proporciona a definição de diferentes níveis de acesso à conta da PME, para que seja possível gerenciar e limitar o uso de times ou colaboradores apenas às transações que fazem parte de seu escopo de trabalho.
Outro serviço importante para as PMEs, de acordo com a pesquisa, é a gestão contábil: 16% dos empreendedores veem plataformas de contabilidade como ferramenta útil. “Em 2021 lançamos o programa Coraliados, que empodera empresas contábeis com ferramentas estratégicas para gerar valor real aos clientes e permite que os contadores acessem diretamente informações relacionadas a extratos de movimentações financeiras para realizar os balanços mensais dos seus clientes”, explica o CEO.
Empreendendo pelo Brasil
A maioria das pequenas e médias empresas no país atuam na região Sudeste (51%), seguidos por empreendedores das regiões Sul e Nordeste (19%, cada). 58% são microempreendedores individuais – MEIs, 30% são microempresas, 9% são pequenas e 3% são médias empresas.
“Quatro em dez PMEs usam contas de pessoa física para atividades da pessoa jurídica. Isso prejudica o controle do financeiro da empresa, sem que haja ganho real de eficiência. Em geral, o empreendedor ainda acredita que a gestão financeira de uma empresa custa caro, o que não é uma realidade para os clientes da Cora. Somos um banco digital pensado para o empreendedor. A abertura da conta é gratuita e dura menos de 30 minutos, sem burocracias, e já permite o acesso a todas essas ferramentas de gestão e controle, que são úteis às PMEs”, conclui Igor.
A pesquisa Planejamento das PMEs no Início de Ano foi realizada pela Hibou Pesquisas & Insights, em fevereiro de 2023, com 514 empreendedores brasileiros (MEIs, MICRO e PMEs).