A mudança reforça o posicionamento global da multinacional italiana, e estará presente nas novas embalagens, campanhas e materiais de comunicação
Este ano, a Barilla, líder mundial na produção de massas, completa 145 anos de história e para celebrar apresenta a sua nova identidade visual. Enraizada no posicionamento Un Gesto D’Amore, lançado em 2021, essa transformação reforça o objetivo de levar o valor emocional da massa para o centro da comunicação. Além disso, pela primeira vez em 25 anos, a marca apresenta um novo logotipo e uma nova embalagem como um gesto de amor pelo Planeta.
Em 1956, por criação de Alberto Carboni, a logo era oval, branca e vermelha. A nova logo vem mais atual e inclusiva, representada pelo centro vermelho, coração da marca. O formato oval permanece, porém mais clean, intenso e ganha uma fonte moderna que acompanha o texto “dal 1877”, demonstrando todo o know-how de produção e desenvolvimento de produtos da empresa, mantendo-se como um ícone reconhecido ao redor do mundo, inclusive para os brasileiros, que tem a marca como Top Of Mind em lembrança espontânea, familiaridade e consideração quando o assunto é macarrão.
Acompanhando a mudança, a nova embalagem da clássica caixinha azul foi projetada para ser um verdadeiro Gesto de Amor para o Planeta. Além de ganhar um novo visual, a caixa de papelão é 100% reciclável, produzida com papel de florestas remanejadas de forma sustentável e não contará mais com a famosa janelinha de plástico. Com essa remoção, a Barilla reduzirá drasticamente o uso do material em cerca de 126.000 kg por ano.
Segundo Fabiana Araújo, gerente de marketing da Barilla no Brasil, a nova identidade visual e o compromisso sustentável, aproxima cada vez mais a marca do seu objetivo de ser ‘Bom para você, bom para o planeta’. “Desde a pequena loja de massas e pães, em Parma, até os dias atuais, a empresa cresceu e se consolidou. Mas ao mesmo tempo em que é uma marca clássica, ela tem enraizada no seu DNA a busca pela modernidade, constante inovação e compromisso ativo com a preservação do meio ambiente”, destaca a executiva.
A novidade começa a aparecer nas prateleiras dos supermercados entre o final de março e o início de abril, sendo o molho Pesto o primeiro produto de cara nova. O processo de transição de todos os produtos da linha clássica vai ocorrer durante o ano de 2022.