EBITDA Consolidado alcançou R$ 805 milhões em 2022, crescimento de 19,9% sobre 2021
EBITDA de Pague Menos standalone (ex-Extrafarma) cresceu 16,4% sobre 2021, com margem EBITDA de 8,8% (+0,5p.p. vs 2021)
No 4T22, vendas ominichannel atingiram 11,4% das vendas totais em Pague Menos
Avanços significativos na integração de Extrafarma, com migração de sistemas e processos em todos os Centros de Distribuição e incorporação de quase 400 lojas
Consolidação da agenda ESG e cumprimento de 20% das metas já no primeiro ano
A Farmácias Pague Menos (PGMN3), presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, registrou EBITDA de R$ 805 milhões em 2022, 19,9% acima de 2021, impulsionado pela consolidação dos números da recém-adquirida Extrafarma. Desconsiderando a aquisição, o EBITDA atingiu R$ 781 milhões, crescimento de 16,4%, e o lucro líquido ficou em R$ 192 milhões (+8,7% acima de 2021). O ano de 2022 foi marcado pelo crescimento de rentabilidade, com a margem EBITDA atingindo 8,8%, incremento de 0,5p.p. sobre 2021. No acumulado dos últimos três anos, o incremento da margem EBITDA foi de 1,4p.p. e da margem líquida, de 2,3p.p. “Mesmo com a forte aceleração da nossa expansão orgânica, que contemplou a inauguração de 118 lojas próprias ao longo do ano, combinada aos desafios no cenário macroeconômico, 2022 foi mais um ano de consistência de entregas” comemora Mário Queirós, CEO da Pague Menos.
A companhia também registrou a maior expansão anual na base de lojas, fechando o ano com 1.646 pontos de venda, crescimento de 41% sobre o ano anterior. O crescimento da rede combinou a incorporação de 399 lojas da Extrafarma à abertura de 118 lojas próprias ao longo do ano (47% a mais do que em 2021), sendo 61 apenas no 4T22. Das 118 lojas inauguradas, 75% operam no modelo Discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação. O ano de 2022 também marcou a ampliação da capilaridade da Pague Menos, que agora está em 389 municípios brasileiros (contra 348 em 2021).
As vendas da rede atingiram R$ 9,8 bilhões em 2022, crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior, combinando saudável ritmo de crescimento mesmas lojas da bandeira Pague Menos (7,6%, quando excluídos os testes de Covid-19), com a expansão orgânica e inorgânica.
Captura acelerada de sinergias de Extrafarma
Concluída em agosto de 2022, a aquisição da rede Extrafarma acelerou em três anos o plano de expansão da Pague Menos e consolidou a liderança da companhia nas regiões Norte e Nordeste. Em apenas cinco meses, aproximadamente 400 lojas e cinco Centros de Distribuição foram incorporados à operação da rede. A integração logística possibilitou uma otimização significativa no abastecimento de lojas, redução no custo do frete, aumento na frequência de abastecimento e redução na ruptura de estoques. No 4T22 também foi observada uma melhora significativa nas margens de Extrafarma, com volume de sinergias avaliado em R$ 34 milhões, equivalente a 15% do potencial estimado. Todo o processo de migração de sistemas foi concluído três meses antes do previsto”, afirma Queirós.
Crescimento consistente nas vendas via canais digitais
Em 2022, a Companhia registrou aumento de 51,8% em comparação a 2021 nas vendas via canais digitais, chegando a R$ 946 milhões. Os resultados refletem o sucesso da estratégia de construção de uma plataforma robusta, que oferece diferentes jornadas de compras ao cliente. No 4T22, as vendas omnichannel chegaram a 11,4% na Pague Menos, aumento de 2,6p.p. em relação ao registrado no 4T21. Dentre os canais digitais, o e-commerce da Companhia (site e app) ganhou destaque, sendo responsável por 54% do total de vendas no 4T22, com crescimento de 72% em relação ao 4T21.
A integração tecnológica dos canais digitais da Extrafarma com os da Pague Menos já teve início e irá viabilizar ganho de escala relevante nas operações. Até o final do 4T22, 224 lojas da rede passaram a oferecer a opção ‘clique e retire’ e 78 lojas migraram o atendimento delivery para o Call Center. Em 2023, haverá a implantação de diversas iniciativas para reduzir o gap de participação das vendas omnichannel de Extrafarma em relação à Pague Menos. No 4T22, 3,4% das vendas de Extrafarma ocorreram via canais digitais, 8,0p.p abaixo do registrado em Pague Menos.
Fortalecimento do Hub de Saúde
Em 2022, a Pague Menos posicionou-se como o hub de saúde mais completo do varejo farmacêutico no mercado, disponibilizando uma gama cada vez mais ampla de serviços e soluções para o cliente. Mesmo com o controle da pandemia e a queda de demanda por testes de Covid-19, os atendimentos ficaram acima do registrado no período pré-pandemia, com 2 milhões de atendimentos no Clinic Farma ao longo de todo o período. Apenas no 4T22 foram realizados 417 mil atendimentos, contra 237 mil realizados no 4T19.
Avanços na jornada ESG
Ao longo de 2022, a Pague Menos deu passos significativos em sua jornada ESG, com o lançamento de uma agenda robusta com nove compromissos e 32 metas públicas no curto, médio e longo prazos nas três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e governança. Já no primeiro ano, a companhia atingiu 20% das metas contempladas, sendo duas antecipadas de 2025. Dentre as metas alcançadas, vale destacar o abastecimento de 100% das lojas da Pague Menos com energia renovável, a definição das metas de redução nos Escopos 1 e 2 e a oferta de bolsas de incentivo de até 60% para 100% dos colaboradores dependentes da Companhia.
Além disso, a Pague Menos investiu em iniciativas para a promoção de diversidade e inclusão em todas as suas unidades de negócio. Ao todo, foram implementados cinco programas de inclusão ao longo de 2022, com a criação de vagas afirmativas no programa de trainee de operações, a reestruturação do programa de atração e seleção e um programa de representatividade, entre outros.
A companhia também integrou, pelo segundo ano consecutivo e como única rede do varejo de farmácias, a carteira IGPTW, índice criado pela B3 em parceria com a consultoria global Great Place to Work (GPTW), com foco nas empresas que possuem as melhores práticas no mercado de trabalho.