Edital Conexão Oceano incentiva a produção de reportagens sobre a atuação do Brasil em relação aos compromissos globais para a proteção do oceano. Inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até 30 de abril
As inscrições para a terceira edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental foram prorrogadas até o dia 30 de abril. A iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco, selecionará até cinco projetos de reportagem de todo o Brasil para receber bolsas de R$ 10 mil cada. O objetivo é fomentar a produção jornalística para sensibilizar, conscientizar e engajar a sociedade a favor da conservação do oceano. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível no site da Fundação Grupo Boticário.
Os profissionais interessados podem inscrever até dois projetos para a produção de reportagem única ou série de reportagens para veículos jornalísticos impressos, de televisão, rádio ou internet, que retratem a atuação brasileira para cumprir compromissos globais relacionados com a proteção do oceano. Os trabalhos podem abordar políticas públicas, cases nacionais e regionais, uso sustentável, lacunas de atuação, cooperação internacional, comparação com outros países, cruzamento de dados e estatísticas, entre outras possibilidades.
“É importante que a sociedade compreenda que o oceano é muito mais que lazer. Ao fomentar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade, com apuração cuidadosa e abrangente sobre os desafios enfrentados na conservação da biodiversidade marinha e na proteção dos ambientes costeiros no Brasil, queremos contribuir para a difusão da cultura oceânica, incentivando que mais pessoas se envolvam com esta causa”, afirma Omar Rodrigues, gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário.
Podem se inscrever jornalistas formados ou que comprovem exercer a função regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. A seleção irá considerar a criatividade e a originalidade da pauta, a relevância do tema para a sociedade, a consistência do plano de apuração e de divulgação, assim como o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato, além da abrangência do veículo de comunicação.
Como referência para a produção das reportagens, os interessados podem consultar no regulamento do Edital diversos acordos, tratados e compromissos internacionais que contam com a participação do Brasil ou visam a adesão brasileira, entre eles estão, a Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres, a Convenção sobre Diversidade Biológica, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, o Tratado da Antártica, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (BBNJ), a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano), a Década da Restauração de Ecossistemas, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ODS 14) etc.
Mais informações: www.fundacaogrupoboticario.org.br