Criado em parceria pela Brunch e Hotmart, documento foi feito com insights do SXSW 2023 e traz a inteligência artificial como um dos destaques
A Brunch, agência dedicada à profissionalização de Creators, e a Hotmart, empresa global de tecnologia e líder na Creator Economy, anunciam o relatório inédito “A Tecnologia na Creator Economy”, desenvolvido a partir das observações feitas no SXSW (South by Southwest) 2023, um dos maiores eventos de Inovação e Criatividade do mundo, e integralmente dedicado aos Creators.
O relatório é fruto da “Missão Creator”, a primeira ação desenvolvida em um ecossistema “agência-creator-marca” no Brasil, que atende uma das mais fortes tendências da Creator Economy em todo o mundo: a cocriação.
“Desenvolvemos a Missão Creator para transformar inspiração em projetos de verdade. Pela lente do creator é possível desenvolver relações sinérgicas e estratégicas com marcas que acreditem nos criadores de conteúdo como reais parceiros de negócios”, explica Nathália Capistrano, head de Cocriação da Brunch. “Este é o primeiro ano que participamos do SXSW como palestrantes. A Brunch já é uma parceira estratégica da Hotmart há algum tempo e acreditamos que trouxemos juntos, insights relevantes da Creator Economy para parceiros, clientes e pessoas que ainda não conhecem o potencial deste mercado, mas que podem somar-se a ele e se tornarem futuros creators”, afirma Claudia Dias, gerente de Branding da Hotmart.
Os olhares de Monique Evelle, empreendedora e uma das principais vozes da inovação no Brasil, e Marina Santa Helena, podcaster, apresentadora e especialista em cultura pop, contribuíram para as reflexões sobre a velocidade da inovação e o impacto da tecnologia na vida e nos negócios dos criadores de conteúdo.
“A tecnologia está infinitamente interligada com o futuro da Creator Economy. Acreditamos que disponibilizar as ferramentas para nossos criadores de conteúdo ajudará ainda mais no engajamento mútuo. É isso que temos buscado, até mesmo com o nosso lançamento recente de Hotmart AI, primeiro serviço de Inteligência Artificial para otimizar a criação de cursos online. Disponibilizamos um ponto de partida para quem não sabe por onde começar ou como estruturar seu produto”, conta Claudia.
Entre as tendências apuradas durante o evento, ficou clara a importância da diversificação de fonte de renda e o papel da comunidade no desenvolvimento de novos produtos e negócios para os criadores de conteúdo. Ana Paula Passarelli, COO e cofundadora da Brunch, afirma que criadores que genuinamente se conectam com suas comunidades podem identificar oportunidades de negócio a partir de trocas autênticas: “escutar o que as pessoas estão dispostas a consumir será chave para um desenvolvimento sustentável na Creator Economy. Mais do que fãs de produtos e marcas, será sobre conexões humanas que apontam para necessidades reais”.