Visa Consulting & Analytics analisou os pagamentos feitos a estabelecimentos comerciais vinculados a jogos eletrônicos em 2022 para entender os hábitos de compra desse grupo
A Visa Consulting & Analytics (VCA) analisou as transações Visa realizadas em 2022 em 17 mercados da América Latina e Caribe para entender os hábitos dos consumidores com respeito a jogos eletrônicos (games) — o que inclui conteúdo online e baixado e apps jogados em computadores pessoais (PCs), dispositivos móveis ou consoles — para descobrir como os usuários estão usando a tecnologia e fazendo pagamentos. A primeira descoberta é que os países com maior índice de penetração de pagamentos em sites e aplicativos de games estão na América Central e no Caribe, sendo que Nicarágua, Jamaica e Panamá têm índice de penetração de pagamentos acima da média da região.
A análise da equipe de Visa Consulting & Analytics também buscou saber quais os tipos de pagamento mais usados por esse público e descobriu que os consumidores de alguns países — entre os quais, Brasil, Trinidad e Tobago, Colômbia, Uruguai e Argentina — usam principalmente cartões de crédito para comprar games. Por outro lado, os de Porto Rico, Bahamas, Costa Rica, El Salvador e Honduras dão preferência ao débito quando pagam em sites e apps.
“É muito importante compreender o cenário dos jogos eletrônicos e entender a oportunidade, a dinâmica e o tamanho do mercado. Estamos trabalhando com clientes e parceiros para desenhar a próxima geração de proposta de valor a partir dos insights proporcionados por esses dados”, diz Javier Vázquez, vice-presidente sênior da Visa Consulting & Analytics para a América Latina e o Caribe.
A equipe de VCA também descobriu os dias e horários em que mais ocorrem compras de jogos eletrônicos com credenciais Visa. Segundo a análise, os consumidores da América Latina e Caribe costumam comprar à noite — 43% dos pagamentos — e os dias com mais transações são sexta e sábado. De todos os países analisados, Uruguai, Costa Rica, Colômbia e Chile são os que mais transacionam à noite — mais de 50% das compras — e nos finais de semana.
A equipe de VCA analisou os dados da VisaNet relacionados a transações e volume de pagamento nos 12 meses entre janeiro e dezembro de 2022. Na análise da VCA, a referência a Gamer é usada para quem joga games (jogos eletrônicos) em computadores pessoais (PCs), dispositivos móveis ou consoles usando conteúdo online, baixado e outros apps. Os países analisados foram: Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Jamaica, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Uruguai.