2º maior banco digital do país, PagBank alcançou marca de 28,7 milhões de clientes no período;
Companhia registrou processamento recorde no volume financeiro transacionado para um 1º trimestre, de R$ 204 bilhões;
O PagBank, banco digital completo em serviços financeiros e meios de pagamentos, anuncia os resultados consolidados do primeiro trimestre de 2023 (1T23), tendo atingido resultado positivo, isto é, acima do breakeven point (quando os ganhos se igualam aos custos) da sua unidade de serviços financeiros (banco digital) no período.
O PagBank registrou a maior receita líquida de sua história para um primeiro trimestre, chegando a R$ 3,75 bilhões (+9% a.a.). O lucro líquido ajustado atingiu R$ 392 milhões (+6% a.a.), enquanto o lucro líquido contábil foi de R$ 370 milhões (+6% a.a.). O número de clientes chegou à marca de 28,7 milhões, reforçando a posição do PagBank como o segundo maior banco digital do país.
Para Alexandre Magnani, CEO do PagBank, o crescimento da lucratividade foi impulsionado pelas receitas de adquirência e de serviços financeiros. “Neste último trimestre, observamos um forte crescimento das receitas de adquirência, por conta dos ganhos de participação de mercado em segmentos-chave, carrego positivo da reprecificação realizada ao longo de 2022 na adquirência e receitas de juros provenientes dos nossos serviços financeiros.”, afirma o CEO.
“É muito significativo que esses resultados positivos ocorram neste momento que sinaliza o início de um novo ciclo para a Companhia. A partir de agora, estamos reposicionando nossas marcas PagBank PagSeguro para somente PagBank, abrangendo todas as nossas operações. Trata-se de um movimento natural, que amplifica a compreensão dos nossos serviços além da adquirência e concentra os esforços em disseminar nossa ideia de banco completo. Unificar a marca enfatiza que somos uma instituição forte e consolidada com um ecossistema simples, seguro, acessível e digital”, completa Magnani.
Segundo Artur Schunck, CFO do PagBank, “além do crescimento em receitas, outra alavanca de crescimento dos lucros observado no período foi a busca constante por eficiências e disciplina em custos e despesas. Schunck ainda ressalta que “no primeiro trimestre, a companhia registrou queda nas despesas financeiras em relação ao trimestre anterior e otimização das despesas e investimentos. Fechamos o trimestre com o dobro da participação de mercado em pagamentos desde o IPO ocorrido em janeiro de 2018”, ressalta o CFO.
Outros destaques operacionais
Em serviços financeiros, a maior conquista foi o atingimento do breakeven point guiado pela melhoria da eficiência e da margem financeira. O volume de depósitos cresceu +66% na comparação com o mesmo trimestre de 2022, chegando a R$ 18,6 bilhões, enquanto a carteira de crédito alcançou R$ 2,7 bilhões (+32% a.a.).
Segundo Artur Schunck, CFO do PagBank, a carteira de crédito foi impulsionada pelo forte crescimento nos empréstimos consignado para servidores públicos, aposentados e pensionistas, saque-aniversário do FGTS e cartão de crédito. Já a alta no total de depósitos foi motivada pelos serviços oferecidos pela Companhia, como a conta que rende mais que a poupança e a oferta dos melhores CDBs do mercado.
Em pagamentos, o TPV alcançou os R$ 88,1 bilhões (+ 10% a.a.), enquanto o lucro bruto chegou a R$ 1,2 bilhão. Schunck destaca que o lucro bruto se manteve estável, apesar da desaceleração da economia neste início de ano. “Estamos vivenciando um cenário global de juros altos, e no Brasil não é diferente. Observamos uma desaceleração na economia devido à alta dos juros e inadimplência. Além disso, o número de feriados no ano acaba afetando a atividade econômica, pois nesses dias são registradas menos transações econômicas”, contextualiza.
No primeiro trimestre de 2023, o número de clientes alcançou a marca de 28,7 milhões, adição de 5 milhões nos últimos 12 meses, “o crescimento da nossa base de clientes pode ser atribuído aos seguintes fatores: Marca forte com comunicação massiva e clara em todos os nossos nos canais de mídia, que agora ganhará ainda mais força com PagBank como marca única; Banco digital completo, com cartões, crédito, investimentos, seguros, Pix e pagamentos de conta; além de constituirmos a maior rede de aceitação de soluções de pagamentos do Brasil. A experiência de uso dos nossos clientes é simples, segura, digital e acessível em todos os nossos canais, tanto para pagamentos como para serviços financeiros”, finaliza Magnani.