Com 26.992 inscritos, o Festival internacional registrou um grande número de cases para a categoria inaugural de ‘Entertainment Lions for Gaming’ e crescimento de 18% no número de projetos inscritos diretamente por marcas de consumo
O Estadão, representante oficial do Cannes Lions Festival no Brasil, alerta para um aumento de 6% no número de inscrições na premiação de 2023 em relação ao ano anterior. Dentro dos 26.992 inscritos, as duas maiores novidades indicam uma crescente confiança e investimento em canais não tradicionais, sendo comprovadas por uma alta de 18% no número de projetos vindos diretamente por meio de marcas de produtos de consumo, e um forte envolvimento da indústria com o ‘Entertainment Lions for Gaming’ em seu ano inaugural.
*Dado importante: este ano o Brasil teve 2.037 trabalhos, ficando atrás de EUA com 7.303 e UK com 2.201. Ano passado foram 1.942 inscrições brasileiras. (caso queira a relação com todos os países, responda a esse e-mail solicitando, por favor)
Comentando sobre o evento, Simon Cook, CEO da LIONS, disse: “As mudanças no trabalho que foram inscritas nos fornecem uma visão poderosa do cenário da indústria e das tendências emergentes. Um grande aumento nos envios feitos diretamente de empresas e de marcas de produtos de consumo demonstra o valor que está sendo colocado na criatividade que impulsiona os negócios. O forte envolvimento em vários Leões, incluindo áreas emergentes como B2B, jogos, comércio e transformação de negócios, nos mostra que há uma crescente confiança e investimento em canais não tradicionais. Durante a próxima semana, nossos júris selecionarão trabalhos dignos do Lions e definirão a referência global que nos impulsiona no próximo ano, apoiando aqueles que usam a criatividade para impulsionar o progresso.”
Em seu ano inaugural, o ‘Entertainment Lions for Gaming’ recebeu 609 inscrições, demonstrando o aumento da colaboração entre as marcas e a crescente indústria de jogos. Philip Thomas, presidente do LIONS, comentou: “O número de envios recebidos em seu primeiro ano mostra um envolvimento muito forte com o Gaming Lion e é uma prova da relevância e oportunidade que o Gaming agora possui na comunidade de marketing criativo. Estamos ansiosos para ver o corpo de trabalho que surge desta categoria e gostaria de agradecer antecipadamente ao júri por estabelecer a primeira referência em criatividade em jogos e mostrar o que é possível nesta área extremamente empolgante”.
Alguns dos Leões com maior engajamento incluem os Leões de experiência e ativação da marca, que tiveram um aumento de 16% em comparação com 2022, refletindo o foco renovado das marcas em aprimorar a experiência do cliente e a construção da marca. Os Leões de Estratégia Criativa aumentaram em 35%, reconhecendo a aplicação de soluções criativas que permitem às marcas desbloquear o crescimento sustentável e medir o impacto de forma eficaz. Agora em seu terceiro ano, o Creative Business Transformation Lions teve um aumento de 59%, demonstrando como a criatividade é uma força motriz por trás de empresas bem-sucedidas que passam por um momento de mudança. O Creative Commerce Lions aumentou 25% em relação ao ano anterior, demonstrando uma área de alta inovação em jornadas criativas do cliente e caminhos para a compra. O Outdoor Lions teve um aumento de 7% nas inscrições; impulsionado em parte pelo setor de bens de consumo, onde as entradas cresceram 30% em relação ao ano anterior e, no setor de viagens chega a 84%. O Entertainment Lions – que fica na interseção de conteúdo de marca e cultura – aumentou 18% este ano e viu um salto de 78% nas inscrições do setor de serviços ao consumidor.
O crescimento adicional inclui Glass: The Lion for Change, bem como Innovation Lions, que apresentaram um aumento de 30%, com as listas de finalistas já divulgadas. As listas restantes serão divulgadas entre domingo, 18 de junho, e quarta-feira, 21 de junho.
Os membros do júri de todo o mundo já se reuniram em Cannes para julgar e premiar a criatividade de classe mundial. Os vencedores dos Leões serão anunciados nos shows de premiação que acontecem todas as noites durante o Festival, de 19 a 23 de junho de 2023.