Novos patrocínios e retorno das marcas estatais são destaque na 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins como potência artística do Brasil
Que o Festival de Parintins é um espetáculo completo e cheio de curiosidades ninguém duvida. A magia da Amazônia atrai muitas pessoas para os estados que estão na floresta por diversos motivos e razões. Um motivo que tem atraído a cada ano mais pessoas para o Estado do Amazonas é um dos eventos mais incríveis da América Latina, o Festival Folclórico de Parintins. Um espetáculo envolto de artes cênicas, música, dança, artes plásticas, ritos, lendas e cotidiano da vida cabocla, se projeta a cada ano como um dos eventos mais cobiçados do grande público e por empresas.
Após uma pausa de dois anos provocada pela pandemia do Covid-19, o Festival voltou a acontecer em junho de 2022 e no ano da retomada já estava contava com a ativação de cinco novos patrocinadores, a Tec Toy fabricante de eletrônicos, a casa de apostas Pixbet, a empresa planos de saúde Samel, a varejista Bemol, e a empresa de geração de energia Eneva. No ano de 2023 todas essas marcas estão de volta e o Assaí Atacadista faz sua estreia no evento.
Ampliando mais ainda a participação de grandes marcas no Festival – que teve um crescimento de 30% em relação a 2022, chegando a incrível marca de 12 patrocínios -, a 56ª edição do evento, pautada pelos pilares da Cultura, do Turismo e da Sustentabilidade, marca o retorno da estatal Correios e da companhia espanhola de telefonia VIVO, após 5 anos da última parceria. A força evolutiva de Parintins tem mantido as parcerias com O Boticário e InfoStore, já a LUPO entrou como apoiadora e lançou uma coleção temática para o Festival de Parintins, personalizando suas peças com as cores dos Bumbás Caprichoso e Garantido, e a Nivea lançou uma campanha exclusiva com produtos voltados as cores de cada bumbá.
Parcerias longevas
Além da injeção de patrocínio do Governo do Estado do Amazonas (realizador do Festival de Parintins) e Ministério do Turismo, os Bois de Parintins têm há 28 anos o patrocínio da Coca-Cola Brasil, 21 anos do banco Bradesco e 12 anos da companhia de cervejas Ambev. Um grande feito dada a invisibilidade que sobrevoa a região norte do país e a dificuldade de grandes empresas patrocinarem projetos em estados distantes do eixo sul-sudeste.
Parintins um case de sucesso
E qual o segredo dos bois de Parintins para tanto sucesso nas captações no mesmo ano que carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo ficaram sem a adesão de patrocínios? A resposta é simples: profissionalização, há 20 anos toda área comercial e gestão executiva do projeto incentivado fica a cargo da produtora de eventos Maná Produções, que responde também pelos licenciamentos de marcas e parcerias e não tem medido esforços para submeter projetos para a captação de patrocínios na busca da manutenção da cultura nortista e Amazônica. A empresa e proponente do projeto junto ao Governo Federal tem equipe dedicada e focada durante o ano inteiro e trabalha para entregar às marcas uma grande experiência de eventos patrocinados e valor agregado diferenciado.
Cultura, Sustentabilidade e Turismo
O nome da festa vem do lugar onde ela acontece – a ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. O festival bebe em uma rivalidade iniciada há quase cem anos, quando dois grandes grupos – os “bois” – começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que no Amazonas ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.
A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa vai reeditar o Circuito +Cultura, realizado pela primeira vez em 2022. Entre as atrações, a visita guiada ao Bumbódromo; o roteiro das artes, com exposição a céu aberto de obras de diversos artistas locais; o Trio Panavueiro e a realização de feiras de Economia Criativa, para incentivar o trabalho de artesãos e empreendedores locais.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), junto à Coca-Cola Brasil, realizam, pelo segundo ano, a campanha “Recicla Galera”, para promover um festival cada vez mais sustentável, pondo em prática um Plano de Redução de Resíduos Sólidos, com ações para compensação das emissões de carbono e o uso de energia limpa.
Para fomentar o turismo e pensando em colocar o município na rota nacional de destinos, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) realizou, em abril, o workshop “Bem Receber 2.0”, capacitando 120 profissionais. Os serviços do Turistódromo, oferecidos em 2022 e que atraíram aproximadamente 40 mil pessoas, serão ampliados para dar mais comodidade aos turistas.