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Pesquisa revela que principais atributos dos biscoitos valorizados pelos brasileiros são sabor, crocância, teor de fibras e vitaminas

A data já está no calendário dos brasileiros: 20 de julho, o Dia do Biscoito. Fundada pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) a ocasião é comemorada desde 2016 por consumidores e pela indústria, que movimentou R$ 29 bilhões em 2022 em valor e 1,5 milhões de toneladas em volume de vendas. Para 2023, a associação fez um levantamento exclusivo sobre os hábitos de consumo do Brasileiro em que foi constatado que aproximadamente 80% dos adultos consomem algum tipo de biscoito diariamente ou pelo menos semanalmente e a ocasião de consumo preferida é durante o trabalho (78%).

Esses quase 80% da população adulta – que permeia todas as idades a partir de 18 anos – também afirmam que os principais atributos de um biscoito são “saboroso”, “crocante”, “rico em fibras” e “com vitaminas”. O biscoito é um item versátil e democrático na cesta do brasileiro. O consumo pode satisfazer um desejo por algo gostoso com todas essas características nutricionais tendo em vista uma dieta equilibrada.

“Sabemos que o biscoito é um alimento que tem a penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Ele é prático e uma opção conveniente para lanches rápidos, consumo fora de casa e até mesmo em uma receita ou em uma refeição, por exemplo. A indústria se mantém forte, sempre trazendo inovações para o mercado, em busca de atender as mais diversas necessidades do consumidor. Tanto que, para o ano de 2023, a previsão é de que o varejo de biscoitos no Brasil atinja em média de 3% a 5% de crescimento em volume**”, explica Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

Um outro dado interessante do levantamento pode trazer um insight sobre ocasião de consumo. O brasileiro tem um hábito bastante forte de comer biscoito enquanto está no trabalho, 41% dos homens e 37% das mulheres entrevistadas (quase 80% dos entrevistados) responderam que essa é uma ocasião bastante propícia no dia a dia, seguida de assistindo TV (19% mulheres e 18% homens). Entre os horários preferidos para esse consumo estão os intervalos entre as refeições (48%) e no café da manhã (46%).

“Durante a pandemia, com os escritórios fechados, perdemos um momento importante de consumo. Em 2022, com o avanço da vacinação, retomamos o patamar de antes da quarentena, alcançando um crescimento de 21% em valor de vendas da categoria”, explica Zanão.

O biscoito contém carboidratos, nutriente essencial no fornecimento de energia para o corpo e mente do ser humano. Entre os diferentes tipos e formatos que encontramos nas gôndolas dos supermercados, alguns possuem em sua composição os grãos integrais, como aveia ou trigo integral, que são ricos em fibras. As fibras ajudam na digestão, promovem a saciedade e podem contribuir para a saúde intestinal, além de poderem também ser enriquecidos com vitaminas e minerais, tornando-os uma fonte adicional desses nutrientes na alimentação.

Quando o assunto é tipo de biscoito, entre doces e salgados, o brasileiro escolhe os dois. 52% preferem ambas as vertentes. Quando olhamos para o recorte de faixa etária, o biscoito doce aparece em evidência. 69% da população entre 18 e 39 anos tem essa preferência. 65% dos entrevistados também citaram utilizar o biscoito como ingrediente de uma receita, o que também pode refletir este dado de tipo de consumo.

O ranking nacional de consumo diário do segmento apontou a região Sudeste com o maior índice, responsável por 50%, seguido do Nordeste 48% e Centro-Oeste com 46%, Sul 36% e Norte 28% da população.

O estudo, realizado pela Indexsa, analisou uma mostra de 4.672 pessoas entre 18 e 50+ anos espalhadas pelas cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste).

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