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PC Gamer segue como o item que mais cresce em vendas, seguido pelo consoles

O mercado gamer segue em ascensão, segundo o mais novo levantamento da GfK. Entre 2019 e 2022, as linhas de produtos gamers tiveram um crescimento de 107% nas vendas por unidades. Apenas no primeiro semestre deste ano contra o mesmo período do ano anterior, já apresentou um aumento de 16%.

A categoria dos PC Gamers é a que apresenta maior crescimento ano a ano. Em 2021 teve um aumento de 89% e agora em 2023, apenas no primeiro semestre, já está com as vendas em 25% comparando com o mesmo período do ano anterior.

Durante a pandemia, a categoria de periféricos – que inclui headsets, mouses e teclados – cresceu 53% em 2020 e 51% em 2021, mas em 2022 teve uma queda de 7%. Ricardo Moura, diretor de Market Inteligence e Consumer Insights, explica que essa queda pode estar relacionada com a retomada do trabalho presencial. “A pandemia fez com que as pessoas procurassem estruturar suas casas para lazer, trabalho e descanso. Isso levou a uma busca por itens que deixassem cada um desses momentos mais adequados e confortáveis. É aí que entram os itens gamers, como opção para deixar o home office mais estruturado e ainda poder usar os mesmos equipamentos para relaxar.”

A categoria de consoles apresentou crescimento de 17% no primeiro semestre deste ano. Só em 2021, os consoles tiveram um aumento de 34% nas vendas. “Temos que levar em conta que no segundo semestre de 2020 o mercado brasileiro recebeu dois grandes lançamentos, o que colaborou para esse aumento nas vendas”, analisa Moura.

O preço médio do mercado gamer passou por muitas mudanças. No primeiro semestre de 2023 apresenta uma queda de 11%, mas nos últimos quatro anos não foi bem assim. Moura conta que a desvalorização da moeda impactou o mercado de forma geral, assim como a alta na inflação, que fizeram os preços do mercado subirem em 2020 e 2021. “Recentemente a indústria tenta controlar as ofertas com preços mais agressivos e se o mercado seguir essa tendencia até o fim do ano, há uma alta expectativa para as vendas no quarto tri – com Black Friday e Natal -, período que a categoria tende a ter picos de vendas.”

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