Rede de farmácias é líder na produção de conteúdo online de saúde
Projeto aumentou em 55% a captação orgânica e em 48,8% as receitas oriundas de páginas de produtos
Produzir um conteúdo que responda aos anseios dos consumidores e em uma escala que atinge milhares de pessoas é um dos principais desafios do concorrido mercado digital brasileiro. Para isso, a Cadastra, empresa global de serviços de tecnologia, estratégia, marketing e data & analytics, aplicou Inteligência Artificial (AI) e abordagens ágeis para a produção de conteúdo para a plataforma de e-commerce da Pague Menos, uma das maiores redes de farmácia do País, o que alavancou em 48,8% as receitas oriundas de páginas de produtos e em 55% a captação orgânica de leads.
A Pague Menos iniciou o projeto com a Cadastra com ciclos de entregáveis relacionados à análises de tecnologia, produção e otimização de conteúdo e experiência de busca. Dentro deste escopo, um dos desafios foi a produção de 2.400 conteúdos dos produtos oferecidos no e-commerce Pague Menos com informações claras sobre os cuidados sobre a utilização deles. Além de medicamentos, a plataforma da rede (website e app) oferece uma ampla variedade de dermocosméticos, itens de higiene, beleza, saúde e bem-estar.
“O objetivo do projeto é potencializar os conteúdos de descritivos de produtos de acordo com as necessidades apresentadas nas mais frequentes buscas no Google. Neste tipo de trabalho, o grande diferencial é justamente compreender essas necessidades e conectá-las a esses conteúdos em todas as etapas do processo de decisão e compra dos clientes”, afirma Victor Rossini Magalhães, UX & SEO Diretor da Cadastra.
O VP de Clientes da Pague Menos & Extrafarma, Renato Camargo, ressalta: “Como um hub de saúde, precisamos interligar todos os pontos de contato ao consumo de conteúdo, garantindo assim a melhor experiência para nossos clientes. Quando associamos nosso conhecimento específico aos produtos e fornecemos informações confiáveis aos consumidores sobre o tema, possibilitamos que façam escolhas mais conscientes e adequadas, permitindo que suas expectativas sejam atingidas”.
Neste trabalho, a Cadastra utilizou o ChatGPT, que apontava com rapidez as principais dúvidas e questionamentos no ambiente digital de cada produto ou categoria. A ferramenta de AI também auxiliou na realização de pesquisas e personalização de conteúdo, sempre com a devida checagem e supervisão humana.
Outro ponto fundamental do projeto foi a abordagem ágil com o CAF (Cadastra Agile Framework), modelo que proporciona uma nova maneira de gerir, entregar projetos e alavancar negócios cada vez mais digitais. Dentro desta visão, a Cadastra formou uma Squad de Conteúdo que mapeou, por meio de análise de desempenho no Google Analytics e demanda de curva A (segmentação), quais produtos deveriam ser trabalhados de forma prioritária. A partir das análises, foram desenvolvidas atividades como entendimento sobre as buscas relacionadas às dúvidas desses produtos; definição de palavras-chave foco; esteira de produção e publicação dos conteúdos com apoio de Inteligência Artificial e análise de desempenho e aprendizado para os próximos projetos.
Além do aumento das vendas a partir das páginas de produtos, este projeto provocou um aumento de visibilidade: passou de 50 mil palavras-chave na primeira página de resultados do Google para 115 mil.