Já o evento focado marca própria, o PL Connection, se despede da edição 2023 junto aos expositores com altas expectativas para 2024
Após três dias de muita movimentação do setor de varejo no Expo Center Norte, aconteceu nesta quinta, dia 21, o último dia de Latam Retail Show 2023, maior feira B2B da América Latina dedicada ao varejo e consumo.
Um dos palcos de hoje, foi o Fashion Retail Arena que tratou sobre moda sustentável com a palestra “O papel que a Muda ocupa na circularidade da moda”, com Larissa Greven, diretora criativa da Oficina Muda, projeto que transforma produtos de moda descartados pela indústria em novos produtos, em um processo conhecido como “Upcycling”, que transforma de forma criativa materiais descartados pela indústria da moda em novos produtos. No palco, dados alarmantes mostram que no mundo mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano, enquanto no Brasil esse número é de quatro milhões, sendo apenas 20% reciclado.
Para representar essa nova mudança no mercado, o Latam Retail Show trouxe o Case Oriba, com a presença de Paulinho Moreira, sócio fundador da Oriba, marca de roupa masculina sustentável, que produz moda pensando no equilíbrio socioambiental. A marca produz diversos produtos do mundo da moda usando materiais sustentáveis, reciclados, com menos poluentes e economizando milhões de litros de água e evitando toneladas de lixo. “O que queremos fazer é mudar o mercado, já que nenhum homem entra em uma loja para comprar uma camiseta de algodão orgânico, ele busca uma camiseta bonita, então temos que entregar tudo isso junto” explicou Moreira.
Outro momento do dia foi a participação de grandes marcas do mundo da moda mundial, como Lacoste e Calvin Klein. Olivier Dupuy, country manager Brasil da Lacoste, revelou que a força da marca no Brasil é quase equivalente a marca na França, local onde nasceu. Aqui, a Lacoste dobrou de vendas em três anos e continuam com projetos de continuar crescendo e expandindo no país. Já Fábio Vasconcellos, presidente PVH Calvin Klein Brasil e CEO da Tommy Hilfiger Brasil, contou a história da marca que começou em 1968 e teve sua primeira loja no Brasil aberta em 2005. Em 2022, a empresa teve mais de nove bilhões em valores de venda ao consumidor em todo o mundo.
Latam Retail Show é uma realização entre Francal Feiras e Gouvêa Experience, enquanto PL Connection é uma parceria entre Francal Feiras e Amicci. Ambos os eventos encerraram com balanço positivo para quem expôs e para quem visitou. “Tanto o Latam Retail Show quanto o PL Connection foram um sucesso. Trouxemos um novo modelo de evento dentro da Latam, que já é uma feira consagrada para o setor, e a entrega foi muito elogiada pelos expositores e visitantes. As perspectivas são muito boas da parceria com a Gouvêa, estamos no caminho certo para tornar o evento cada vez maior. O índice de satisfação dos expositores do PL Connection também está bem alto, todos estão muito satisfeitos com a qualidade dos visitantes e a quantidade de negócios que conseguiram engatilhar e fechar durante os três dias de evento. Já os visitantes ficaram impactados e surpresos com a qualidade dos conteúdos das palestras de marcas próprias. Estamos felizes, porque o projeto que a gente sonhou deu certo. Nós e a Amicci estamos muito satisfeitos e ansiosos para começar o projeto do ano que vem. A Francal com seus 54 anos de experiência sabe qual o melhor caminho para fazer uma feira de sucesso e o resultado veio”, finaliza Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras, uma das maiores promotoras de eventos B2B e B2C da América Latina.