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Redes Sociais WSL Brasil consolida presença digital no Brasil

Canais em português da liga mundial de surfe nas principais plataformas contribuem para expansão global; Instagram lidera e TikTok chega à marca de 300 mil 

O surfe tem conquistado cada vez mais a atenção do público nacional. Com a produção de conteúdo multiplataforma e a força dos atletas brasileiros, os canais em português da World Surf League (WSL) ultrapassam a marca de 1 milhão de seguidores somadas as cinco principais redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube.

Ao todo, os perfis da WSL Brasil somam 1.242.300 seguidores. O Instagram representa a maior parcela da quantidade total no perfil oficial em língua portuguesa da Liga, com 583 mil. Na sequência está o TikTok, que possui cerca de 306 mil seguidores na plataforma e é o que registra maior índice de crescimento nos últimos meses. Facebook (258 mil), Twitter, com 60 mil, e YouTube, com 35 mil, fecham a lista. A próxima parada para atrair a atenção do público brasileiro será em Saquarema, com o Corona Saquarema Pro, evento que vai encerrar o Challenger Series 2023 entre os dias 14 e 21 de outubro.

Na etapa sediada na Praia de Itaúna, conhecida como o “Maracanã do Surfe”, serão definidos os dez homens e as cinco mulheres que completarão a elite do World Surf League Championship Tour (CT) em 2024. Além das disputas nas ondas, o segundo evento mais importante da WSL na América Latina vai contar com ativações especiais ao público, casos da Vila dos Patrocinadores, baterias especiais do Outubro Rosa e Legends, show nacional, apresentação da Esquadrilha CÉU e demonstração acrobática de jet skis.

“Estamos conquistando impactos significativos no país, com a produção de conteúdo multimídia nas principais redes sociais e aproximando os fãs brasileiros, que estão na casa dos 45 milhões. A expectativa para o Corona Saquarema Pro é repercutir ainda mais o evento, envolvendo nomes em ascensão no circuito competitivo e mostrando o trabalho da WSL junto aos atletas da região e à população apaixonada da cidade”, afirma Ivan Martinho, Presidente da WSL na América Latina.

A WSL LATAM, inclusive, é o único dos sete escritórios regionais da Liga que possui contas nas redes sociais dedicadas à região, indicando força da audiência. Uma das redes que se tornou protagonista com conteúdos de surfe é o TikTok, que é parceiro da Liga há mais de um ano. Além das transmissões de determinados campeonatos da WSL, o perfil na rede social chinesa cresceu o público com publicações especiais sobre a modalidade. Entre 1º de janeiro de 2023 até cinco dias depois do Vivo Rio Pro 2023, houve um aumento de 121% no ganho de seguidores e 42% nas visualizações total na conta da WSL Brasil em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Além dele, o Instagram, dono da maior quantidade de seguidores do perfil em português, é outro destaque da Liga. Nos últimos 365 dias registrados na mídia social americana, período que engloba o principal evento da Liga no país, o Vivo Rio Pro 2023, em Saquarema (24 de junho e 1 de julho), o perfil da WSL Brasil conquistou cerca de 135 mil seguidores, sendo 20.700 durante a competição no litoral carioca.

Outra rede em ascensão é o TikTok. Além das transmissões de determinados campeonatos da WSL, o perfil na rede social chinesa cresceu o público com conteúdos especiais sobre a modalidade. Entre 1º de janeiro de 2022 até cinco dias depois do Vivo Rio Pro 2023, houve um aumento de 121% nos seguidores e 42% nas visualizações total na conta da WSL Brasil. 

O salto nas plataformas digitais também tem sido fundamental para a visibilidade global dos eventos da WSL realizados no Brasil, cujo exemplo mais recente foi o próprio Vivo Rio Pro 2023. A competição, que teve o brasileiro Yago Dora como campeão e movimentou mais de R$ 97 milhões, gerou cerca de 118 milhões de impressões nas mídias digitais e 1.3 milhão de engajamento total nas principais plataformas. Além disso, a transmissão por streaming gerou mais de 1.8 milhão de horas assistidas. 

Além dos diversos conteúdos, o crescimento nas redes conta com a colaboração dos surfistas brasileiros, que se tornaram protagonistas do Championship Tour – a elite do surfe mundial – e astros no esporte. A principal referência é o tricampeão mundial Gabriel Medina, que acumula quase 15 milhões de seguidores nas maiores mídias sociais. Outro nome é o também campeão mundial Ítalo Ferreira, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, que possui cerca de 3.5 milhões de seguidores. Filipe Toledo, atual bicampeão do mundo, conta com mais de 1 milhão de seguidores nas redes. Vale lembrar que, dos últimos nove mundiais, sete foram vencidos por brasileiros.

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