Blog

oreo-campanha-biscoito

Conhecer e atender necessidades de seus consumidores, é uma das estratégias da marca 

Você sabe o que acontece por trás das campanhas de marketing? Quem são os colabores que fazem acontecer? Como são realizadas e quais são os objetivos das empresas quando anunciam uma nova divulgação? Oreo, uma marca que já se tornou referência no mercado quando se trata desse assunto, resolveu contar um pouco mais e ainda veicular o making of de sua campanha, Só Oreo é Oreo, produzida com o intuito de reforçar as principais qualidades do biscoito.

“Oreo tem uma crocância que combina perfeitamente com a cremosidade do recheio. E a ideia era reforçar esse match perfeito, destacando a qualidade superior do produto e deixando todo mundo com água na boca. E tudo isso de uma maneira divertida, inusitada e lúdica”, explica Vinícius Stanzione, VP Executivo de Criação da Leo Burnett.

A primeira coisa a se fazer é mapear a finalidade, no caso dessa campanha, os objetivos são evidenciar os atributos que só Oreo tem, como o delicioso recheio cremoso e o sabor de chocolate acentuado pelo cacau que compõe o biscoito; bem como o ritual ritual de consumo lúdico e brincante: “Gira, Raspa e Saboreia”, com o qual o brasileiro tem uma conexão. Para isso, foram produzidos cinco filmes musicados de 15” com reduções de 10” e 6” que destacam as melhores características do biscoito mais vendido do mundo*. Esse tipo de comunicação é chamada de appetite appeal, ou seja, conteúdos que provocam o consumidor através de deliciosas imagens. Essa campanha foi divulgada na imprensa e em plataformas digitais como Instagram, Tiktok, Facebook, Twitter, Google, Youtube e Pinterest, além da TV aberta.

Elas por Elas

Falando em televisão, uma das ações que contemplam esse plano de mídia é a participação na novela da Globo Elas por Elas, em que as personagens Renée (Maria Clara Spinelli) e Vic (Bia Santana), que representam mãe e filha, recordam momentos divertidos que já vivenciaram com Oreo. Além disso, a marca ainda promoveu um momento de break em que os espectadores puderam acompanhar os bastidores da telenovela de forma inédita. Por fim, uma ação com Caldeirão do Mion, que se inicia no quadro “Isso a Globo Mostra”, e depois um fechamento da parceria com a apresentadora Tati Machado nas plataformas digitais.

Oreo Coberto

A campanha englobou também um 6º filme para o lançamento de um novo produto, o Oreo coberto, uma versão do biscoito com uma deliciosa cobertura sabor chocolate – que já é sucesso no exterior, agora adaptado ao paladar brasileiro. Para inaugurar a divulgação, a marca escolheu o dia de um fenômeno astronômico raro, o Eclipse Solar, e anunciou o Oreoclipse, porque assim como o Sol, Oreo também foi eclipsado. Além disso, também apoiou a transmissão ao vivo do Eclipse realizada pelo canal Space Today com Sérgio Sacani, geofísico expert no assunto.

Oreo MIT

Uma estratégia que pode ser utilizada para provar ao consumidor que seu produto é o melhor do mercado, são estudos e pesquisas. Oreo investigou e entendeu costumes dos fãs da marca com foco em como saboreiam o produto no Brasil. 

Foi pensando nisso que Oreo convidou Iberê Thenório do canal Manual do Mundo para testar um estudo conduzido por Crystal Owens, líder do grupo de pesquisadores da área de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A pesquisa foi feita para desvendar uma maneira de separar o recheio perfeitamente entre os dois biscoitos. O estudo foi uma ação orgânica do próprio instituto, isto é, não foi um serviço contratado pela marca, que aproveitou a oportunidade para convidar Iberê, conhecido no Brasil por seus experimentos, que fez o teste com base na análise do MIT – indicando a melhor forma de comer Oreo e comprovando que o “Gira, raspa e saboreia” não só é gostoso, como faz sentido! 

“Estamos muito satisfeitos com as ativações e campanhas que colocamos no ar em 2023. Tivemos excelentes resultados e tudo que colocamos em prática foi com um olhar voltado para ideias criativas que fossem inovadoras. Além disso, ter uma consistência de posicionamento foi muito importante, por esse motivo, tudo que fazemos está ligado ao lúdico e brincante que caracteriza as comunicações de Oreo, agora estamos focados nos projetos de 2024, que com certeza o público vai amar”, conta Felipe Pedrolli, diretor de marketing de biscoitos da Mondelez Brasil.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia