A marca, referência em roupas e acessórios infantis seminovos, deve fechar o ano de 2023 com GMV de R$ 700 milhões e Ebitda superior a R$ 45 milhões
O Grupo Enjoei anuncia a compra de 25% da Cresci e Perdi, rede de franquias especializada em roupas e acessórios infantis seminovos, por R$ 30 milhões e a garantia da opção de aquisição do controle da companhia até 2028, com valores finais ajustados por métricas operacionais definidas entre as partes. Essa é a segunda aquisição do Enjoei no ano, que em julho já havia incorporado o marketplace de produtos especiais e autorais Elo7.
Criada há quase 10 anos por Elaine Alves, a Cresci e Perdi tem um modelo asset light baseado em royalties, taxas de adesão/renovação e suprimentos, que inclui os materiais necessários para a implantação das lojas, além de outros itens fornecidos para os franqueados para padronização das unidades. Hoje são 550 lojas contratadas, das quais 434 já estão em operação e outras 116 unidades encontram-se em fase de implantação. Ao todo, essas lojas já atenderam mais de 4 milhões de clientes em 2023.
Essa aquisição é um marco estratégico importante para o Enjoei ao fortalecer o portfólio de negócios da companhia e ampliar o modelo de negócio para novos canais, convergindo o mundo físico e o digital. Ao mesmo tempo, pavimenta o caminho para a estreia da marca Enjoei no mercado de franquias, previsto para o primeiro trimestre de 2024. E a Cresci e Perdi desempenhará um papel crucial nessa vertente de crescimento, não só pela intersecção de públicos e complementaridade de produtos oferecidos, mas pelo know-how comercial e operacional que o time da Cresci e Perdi aportará.
“Estamos avançando em uma nova avenida de crescimento, passando a atuar em um mercado que compreende mais de 120 mil lojas de produtos second hand no Brasil, e acreditamos que esta é a forma mais eficiente para consolidar um mercado fragmentado e com alto potencial de crescimento”, explica Tiê Lima, CEO do Grupo Enjoei. “Acreditamos que há potencial para dobrar o número de lojas Cresci e Perdi no médio prazo, além da abertura das novas lojas Enjoei, que irão atuar em moda adulta”, complementa o executivo.
As sinergias entre os negócios serão exploradas pelo Grupo em três frentes:
Know-How: uso da expertise na expansão e operação de redes de franqueados para acelerar o processo de crescimento das lojas Enjoei.
Base de clientes: explorando a sinergia de público entre os canais (Enjoei, Elo7 e Cresci e Perdi), especialmente pela vasta base de mães e audiência feminina presentes nessas marcas.
Logística & Operações: potencial de ganho de escala na cadeia de pagamentos e a utilização das lojas como pontos de apoio à malha logística do grupo, visando a redução de custos operacionais, além da geração de fluxo para as lojas do grupo.
“A partir de agora, um novo capítulo se inicia para nós. É uma honra integrar-se ao Grupo Enjoei, uma empresa liderada por fundadores que, assim como eu, são altamente motivados a transformar o cenário do consumo no Brasil e que comandam uma marca que é referência na venda online de artigos usados de moda & lifestyle”, conta Elaine Alves, fundadora da Cresci e Perdi.
A executiva seguirá liderando a operação da marca que fundou como diretora-presidente, enquanto Saulo Alves permanecerá concentrando os seus esforços na expansão e manutenção da rede como diretor de Expansão e Operações. Tiê Lima e Ana Luiza McLaren, respectivamente CEO e presidente do Conselho de Administração do Grupo Enjoei, irão se juntar a Elaine e Saulo no Conselho de Administração da Cresci e Perdi.
A efetivação do negócio está sujeita à implementação de condições precedentes estipuladas entre as partes e usuais para esse tipo de negócio. A operação, pelo lado do Enjoei, foi assessorada pela Ártica para a avaliação do negócio, com o suporte da Francap, na avaliação da rede de franquias, e também contou com o apoio da Irko Hirashima, Trindade e Lefosse nas diligências e suportes legais. Pelo lado do Cresci e Perdi, os sócios foram assessorados pela VSH Partners.