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Estudo feito com mais de 3 mil opiniões aponta iFood, Whatsapp e Coca-Cola como marcas que conquistaram os corações dos consumidores

Compreender as relações entre marca e consumidor é essencial para a criação de boas estratégias e negócios eficazes. Buscando oferecer um entendimento amplo e contínuo sobre o comportamento e vínculo emocional entre os brasileiros e as marcas, a Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, apresenta a 5ª edição do estudo “As Marcas que Conquistaram o Brasil”, divulgando o ranking com as ‘LoveBrands’ que conquistaram os corações dos brasileiros em 2023.

Para entender os fatores que determinam a conexão emocional com uma marca, a Ecglobal desenvolveu, em 2019, o indicador exclusivo NLS (Net Love Score), que varia de -100 (menos cem) pontos a +200 (mais duzentos) pontos, levando em consideração uma combinação de métricas que envolvem critérios de intensidade do amor à marca, preferências, fidelidade, alcance e amplitude.

Nesta sexta-feira, 6 de outubro, a Ecglobal vai promover o LoveBrands Summit, um evento online e gratuito, dedicado à apresentação de insights acionáveis do estudo para profissionais que desejam se destacar no mercado, principalmente na área de marketing. O webinar será conduzido pelos CEO’s Adriana Rocha e Alan Liberman, com a participação especial de Ana Gabriela Lopes, diretora de Brand Marketing e Insights do iFood. As inscrições devem ser realizadas por meio do portal nls.ecglobal.com.

Pela segunda vez consecutiva, o iFood mantém sua liderança, seguido pelo Whatsapp, que também conservou a posição do ano anterior, e a Coca-Cola, estreando pela primeira vez no Top3.

Para esse ano, a Ecglobal elevou o nível de inovação e expansão em seu estudo, implementando sua Plataforma Privada de Inteligência Artificial Generativa, em parceria com o Centro de Excelência em IA do Grupo Stefanini, o que resultou em uma análise mais eficaz e na entrega rápida de insights valiosos para as áreas de Marketing e Insights (CMI). Marcas de 31 categorias foram avaliadas, com destaque para a inclusão da nova categoria “Seguros e Planos de Saúde” em 2023.

O Top 10 deste ano é formado por 9 categorias diferentes, devido à chegada de ‘O Boticário’ inaugurando a categoria de “Cosméticos e Beleza” no ranking. Também conta com Havaianas, Samsung e Nestlé, empresas que se mantêm ao longo das três últimas edições do NLS. Marcas exclusivamente digitais como Uber e Nubank retornam após ausência entres as dez primeiras em 2022. O iFood junto do Whatsapp se mantém no Top 3 por três anos consecutivos. Já a Coca-Cola subiu uma posição, chegando à 3ª posição este ano.

“O iFood está todos os dias na casa de milhares de brasileiros e ficamos muito felizes em estar no coração deles também, como uma das marcas mais amadas do Brasil. Somos uma empresa de tecnologia brasileira com mais de 43 milhões de consumidores que optam pela praticidade, comodidade e experiência única que a nossa plataforma oferece. Além disso, nosso objetivo é gerar impacto positivo para todos os elos do nosso ecossistema, composto por entregadores, estabelecimentos parceiros e clientes”, comenta Ana Gabriela Lopes, diretora de Brand Marketing e Insights do iFood.

Adriana Rocha, co-Founder & Global CEO da Ecglobal, explica que o termo “LoveBrand” é usado para descrever marcas que conseguem criar um relacionamento emocional forte com os consumidores, levando-os a sentirem um tipo de “amor” ou ligação forte com a marca. “Uma marca que conquista corações em sua categoria não é apenas aquela que é amada por muitas pessoas, tampouco é a que gera mais amor entre um pequeno grupo de pessoas; essa marca precisa ser amada em intensidade e em volume, e ainda ser a preferida entre todas as opções e conquistar a lealdade de seus consumidores”, complementa a executiva.

Para Guilherme Stefanini, CEO do ecossistema Haus, o retorno de marcas exclusivamente digitais já presentes em outros anos e a entrada de novas categorias trazem maior diversidade de categorias e ressalta a força de marcas com grande diversidade de portfólio. “Por meio do NLS, acompanhamos de perto as mudanças de comportamento dos consumidores e a capacidade de adaptação das marcas, guiando nossos clientes na elaboração de estratégias mais eficazes e que atinjam o público esperado”, conclui.

Marcas ganhadoras do 1° lugar em suas categorias
Apesar de não aparecerem no Top10, grandes marcas lideram a primeira colocação em suas respectivas categorias. A Heineken é a primeira colocada em sua categoria “Bebidas – Cervejas”. Em “Lojas de Departamento – Vestuário”, a Shein foi a mais escolhida pelo público. Quando o assunto é “Mercado Pet”, a Petz foi a empresa com melhor performance de NLS na categoria. A Omo alcançou o primeiro lugar em duas categorias, sendo “Produtos para Lavar Roupas” e Produtos para Limpeza do Lar (desinfetantes e multiusos)”. Apesar de não aparecer no Top10 do ranking de 2023 como em anos anteriores, a Netflix foi a ganhadora da categoria “Serviços de Streaming Vídeo”.

Confira as principais marcas vencedoras de sua categoria:

Categoria: Marca ganhadora:
Alimentos – Carnes e Derivados Sadia
Alimentos –Llaticínios Danone
Alimentos – Snacks e Aperitivos Doritos
Artigos Esportivos Nike
Automóveis Chevrolet
Bancos Itaú
Bebidas – Cervejas Heineken
E-Commerce/ Marketplace Shopee
Farmácias e Drogarias Pague Menos
Fast Food Burger King
Hipermercados / Supermercados Atacadão
Lojas de Departamento – Vestuário Shein
Materiais de Construção e Decoração Leroy Merlin
Mercado Pet Petz
Produtos para cuidar dos cabelos Dove
Produtos para Lavar Roupas Omo
Produtos para Limpeza do Lar (desinfetantes e multiusos) Omo
Seguro e Planos de Saúde Unimed
Seguros de Automóveis Porto
Serviços de Streaming Vídeo Netflix

A metodologia
O estudo foi feito 100% on-line e ocorreu entre junho, julho e agosto. Participaram 3.453 pessoas, entre homens e mulheres de todo o Brasil, de classes A, B, C e gerações X, Y e Z. Durante a pesquisa, foram convidados a classificar suas marcas favoritas em várias categorias, e os resultados foram consolidados para criação do ranking.

“Diferente de outros indicadores de desempenho como lembrança, admiração, identificação e satisfação, acreditamos que essa conexão não pode ser medida apenas como um indicador simples, unidimensional. E, por essa razão, medimos várias dimensões como intensidade, amplitude, preferência e lealdade com a marca”, comenta Alan Liberman, co-CEO da Ecglobal.

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