Blog

Ducati presta homenagem a Ayrton Senna com uma Monster de edição limitada para colecionadores (1)
  • Uma motocicleta de edição limitada e numerada dedicada à lenda da Fórmula 1, um motociclista apaixonado e Ducatista
  • A pintura da motocicleta, criada pelo Centro Stile Ducati com a participação da Senna Brands, é inspirada na cor do capacete que o brasileiro usou ao longo de sua carreira
  • A Monster Senna será produzida em apenas 341 exemplares com componentes que aumentam sua esportividade

A Ducati presta homenagem a Ayrton Senna, apresentando uma Monster de edição limitada de colecionador que homenageia a extraordinária carreira do piloto brasileiro e o legado que ele deixou. O número limitado de unidades é um tributo à lenda: 341. 3 é o número de títulos mundiais conquistados por Senna na Fórmula 1. 41 é o número de Grandes Prêmios que Ayrton terminou comemorando no degrau mais alto do pódio.

A edição especial Monster Senna tem como objetivo celebrar a sólida relação que foi estabelecida entre a Ducati e o campeão brasileiro. Uma paixão mútua entre duas lendas do automobilismo que a fabricante de motocicletas sediada em Bolonha ainda cultiva hoje por meio do relacionamento com a família de Ayrton e com a Senna Brands. Essa colaboração levou à definição da pintura especial, projetada pelo Centro Stile Ducati. 

A escolha da Monster como modelo para criar essa edição limitada também está ligada à história de Ayrton, que foi um dos primeiros proprietários da Monster 900, que ele usou para se locomover em Monte Carlo e com a qual apareceu na noite de gala do Grande Prêmio de Mônaco de F1 de 1993. Ayrton gostou do conceito simples da Monster de querer trazer a diversão na pilotagem para o centro da experiência motociclística: um motor esportivo, perfeito para uso na estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem. 

A Monster Senna presta homenagem ao talento do tricampeão mundial com uma pintura especial inspirada na cor do capacete que o piloto usou nas corridas ao longo de sua carreira, com partes em amarelo, verde e azul, claras homenagens à bandeira brasileira.

O modelo já está disponível para encomendas no Brasil num dos concessionários Ducati. Preço estimado no Brasil: R$ 189.000,00.

A história da Ducati e de Ayrton Senna

Os caminhos da Ducati e de Ayrton Senna se cruzaram pela primeira vez em 1990, quando Claudio Castiglioni, então proprietário da Ducati e fã apaixonado de Senna e de seu talento inato, presenteou o tricampeão mundial com uma 851 SP. Nos anos seguintes, Senna e a Ducati perceberam que tinham muitos valores em comum e, quando o Campeão do Mundo viu pessoalmente a nova Ducati 916, ficou absolutamente fascinado por ela, dando origem à ideia de uma colaboração em um projeto especial capaz de unir a marca Ducati e a marca Senna.

Assim nasceu a Ducati 916 Senna, uma motocicleta caracterizada por uma pintura escolhida pessoalmente pelo piloto brasileiro, optando por um gráfico contrastante entre cinza antracite, preto fosco e vermelho, que se tornou icônico nos anos seguintes. A série especial, limitada a apenas 300 unidades, foi anunciada pela Ducati em março de 1994.

O trágico acidente em que Ayrton Senna perdeu a vida ocorreu alguns meses antes do início da produção da Ducati 916 Senna e interrompeu todas as operações ligadas a Ayrton, mas a discussão subsequente entre a Ducati e a família de Senna convenceu as partes a seguir em frente com o projeto em memória de Ayrton, com a apresentação ocorrendo no Salão do Automóvel de 1994. A primeira série foi esgotada em um curto espaço de tempo, seguida por mais duas em 1997 e 1998, com cores escolhidas pelo irmão de Ayrton, Leonardo Senna.

A colaboração com a Senna Brands foi retomada em 2014 com a 1199 Panigale, com base na qual foi criada uma série limitada de 161 unidades – o mesmo número de Grandes Prêmios disputados por Ayrton – reservada para o mercado brasileiro. Todas as Ducati Sennas são muito procuradas por colecionadores de todo o mundo.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia