- Espaço promove oportunidade para quem deseja ser dono de um negócio testado e formatado ou busca alternativas de ocupação e renda
- Feira da ABF ocorre de 26 a 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo
O franchising sempre foi uma alternativa para concretizar negócios e, com a evolução do setor, surgiram novos modelos, mais enxutos, tais como operações home-based, que dispensam lojas físicas, quiosques e afins, cujo valor de investimento tende a ser menor. Atenta a essa demanda do mercado e valorizando negócios nesses formatos, a ABF Franchising Expo – maior feira de franquias do mundo, que será realizada de 26 a 29 de junho no Expo Center Norte, na capital paulista – trará mais uma vez o Espaço Microfranquias. Nesta edição, as opções de investimento vão desde R$ 6,7 mil (agência de viagem digital) até R$ 132,5 mil (minimercado autônomo).
A ABF define como microfranquia aquelas cujo investimento inicial vai até R$ 135 mil. Segundo o último estudo da entidade, esses modelos de negócio tiveram um expressivo crescimento de 87% entre maio de 2021 e maio de 2023, com um salto de 322 para 604 marcas no período. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a variação positiva foi de 34,2%. Ao analisar a participação das microfranquias no total de redes associadas à ABF, o levantamento apontou uma alta de 37% para 44%, de 450 para 604, número 7% maior, ante 5% em relação a 2021. Esses números envolvem tanto redes puras (que operam apenas com microfranquias), como mistas (com os dois modelos).
Para além da elevação do teto – realizado em junho de 2023 –, o crescimento do formato microfranquia está relacionado, entre os fatores principais, aos investimentos das redes como estratégia para ampliar o perfil do público investidor, a busca por chegar a outros mercados e à própria maturidade das franquias.
“As microfranquias são o símbolo do franchising inclusivo e que fortalece o empreendedorismo. O movimento de expansão desses negócios de menor investimento e formatos mais enxutos continua a avançar. Nesta edição da Expo, ofereceremos aos visitantes negócios que se adequem ao seu perfil empreendedor e, especialmente, à sua capacidade de investimento. Este é um espaço que democratiza oportunidades de negócios e serve como porta de entrada para novos empreendedores”, destaca Adriana Auriemo, vice-presidente da ABF.
Negócios diferenciados e tradicionais
Dentre as diversas ofertas de produtos e serviços das redes no Espaço Microfranquias, há opções de negócios de ramos em alta ou diferenciados, como: cuidado domiciliar, corretora especializada em benefícios, agências de viagens, prestação de serviços de limpeza e zeladoria, comercialização e geração de energia por fontes hidráulica (eólica e sola), agência de marketing digital, marca de presentes, minimercado autônomo, alimentação, soluções em equipamento médico-hospitalares, licitações, mercado pet, dentre outros. Até o momento, cerca de 20 redes já garantiram presença no Espaço e, segundo a Informa Markets, organizadora da feira da ABF, há poucos espaços a serem comercializados.
SERVIÇO
31ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 26 a 29 de junho de 2024
Horário de Funcionamento:
Quarta a Sexta 26 a 28/06 – das 13h às 21h
Sábado 29/06 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 100 (mesmo durante o evento)
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 120
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.