Projeto assinado pela FutureBrand São Paulo se conecta ao propósito de estimular escolhas conscientes que possam transformar o futuro, através da mudança da forma como a sociedade lida com os resíduos
Com o propósito de incentivar um futuro transformador conectado ao modo como a sociedade precisa lidar com os resíduos, a eureciclo, negócio de impacto socioambiental que atua como um elo entre as marcas e a cadeia de reciclagem, passa por processo de reposicionamento de marca e apresenta sua nova identidade visual, que se estende ao selo eureciclo, estampado no rótulo de milhares de marcas comprometidas com a reciclagem. Numa trajetória que revela sua contribuição para a disseminação da economia circular pelo país e estruturação da cadeia de reciclagem, a ideia é transformar o conceito de responsabilidade – ou imposição – em possibilidade, proporcionando a chance de ampliar ações e comportamentos coletivos que impactam positivamente toda a cadeia de reciclagem.
Diante deste cenário de responsabilidades compartilhadas e necessidade de mudanças de padrões de comportamento, abrem-se novos caminhos e possibilidades: quando mudamos a nossa relação com o que se chama de lixo, transforma-se o consumo em escolha, conforto em consciência, indiferença em cuidado e o lixo em resíduo. A logotipia da eureciclo acompanha e completa essa visão de ciclo e reciclo com um sorriso para o bem que o selo representa, e indica melhorias e perspectivas de futuro para todos. Com linhas retas que remetem à tecnologia, o logo apresenta um toque moderno e contemporâneo à marca, que reflete uma busca constante por inovação, além do poder transformador da humanidade para criar mudanças significativas e positivas no mundo.
O selo eureciclo foi desenvolvido para empresas que desejam gerar impacto positivo, ao cumprir a determinação legal em relação à reciclagem. Ele indica o cumprimento com o piso (30%) estabelecido nacionalmente para a logística reversa, embora com a eureciclo as empresas podem chegar a contribuir com percentual de até 200% de embalagens recicladas de mesmo peso e material equivalentes aos comercializados pela empresa contratante da solução. Este é um importante exemplo de circularidade na prática e dos impactos positivos da estruturação da cadeia de reciclagem através de parcerias que somam forças. A assinatura “Porque eu posso, eu transformo, eureciclo” acompanha a comunicação.
Os traços formam figuras simples, sem excesso de informações, para uma leitura limpa que aborda o tema específico abordado. E os grafismos com formas que representam os resíduos recicláveis revelam o protagonismo e a plasticidade da reciclagem para as aplicações digitais e gráficas da marca. O destaque é para a harmonia nas formas, cores e texturas dos materiais recicláveis, pois cada item tem uma história embutida. Por sua vez, a paleta foi inspirada nas cores da reciclagem, com tons vibrantes em prol de uma conexão intensa oriunda do trabalho, além de representarem a vitalidade e a esperança que a reciclagem traz para o nosso planeta.
“Trabalhar em projetos de impacto socioambiental vem sendo um dos nossos focos aqui na FutureBrand. Acreditamos que marcas do futuro nascem de modelos de negócios que tem, em seu core, estratégias de impacto positivo e criem benefícios reais para a sociedade. Nesse projeto tivemos a oportunidade de acompanhar de perto o processo de reciclagem nas cooperativas, entender suas dores e desafios e compreender que resíduos vão muito além das questões ambientais. E esse foi um dos pilares do projeto, entender como os resíduos podem também transformar as vidas das pessoas.” comenta Isabel Sobral, Diretora de ESG & negócios Sustentáveis da FutureBrand São Paulo.
“Transformar nossa relação com os resíduos para que o futuro do planeta possa se transformar. Esse ciclo atual simboliza e consolida toda a jornada de conhecimento da eureciclo ao longo dos anos, mas também tem o objetivo de inspirar para impulsionar um amanhã melhor e mais sustentável para a sociedade, ao meio ambiente e, por consequência, aos negócios. A eureciclo sempre se dedicou a estruturar a cadeia de reciclagem gerando impacto socioambiental direto junto às empresas e profissionais da reciclagem que transformam o setor. Já são mais de 7 mil marcas que integram esse movimento”, afirma a head de Marketing, Camila Bós Vidal.