Marcas utilizam inteligência artificial em projeto sustentável que apoia a redução de desperdício de alimentos
A Danone e a Gooxxy, apresentam os resultados de um projeto sustentável de recolocação de produtos aptos para o consumo, baseado em inteligência artificial e que beneficia tanto a cadeia produtiva e de consumo quanto o meio ambiente.
Essa iniciativa é resultado do programa de inovação aberta Fermenta Impacto+, criado pela Danone em parceria com a Quintessa, uma das principais aceleradoras de impacto do Brasil. Lançado em novembro do ano passado, o programa visa fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alto impacto por meio da colaboração com startups promissoras.
“Para a Danone, a redução do desperdício de alimentos é algo estratégico e que começa no processo produtivo (matéria-prima, embalagem, fabricação, armazenagem e logística) até a chegada do produto na mesa do consumidor. Para isso, mantemos uma equipe multidisciplinar focada em projetos que visam a redução do desperdício nas fábricas, CDs e logística. A doação de alimentos também faz parte dessa frente”, explica Michel Cernic, Gerente de Planejamento da Danone Brasil.
No centro da parceria entre Danone e Gooxxy está a inteligência artificial criada para testar um modelo de diminuição do descarte de produtos aptos para consumo, recolocando-os no mercado via Gooxxy. Para os consumidores, isso significa acesso a produtos de qualidade com preço atrativo. Para a Gooxxy, significa ampliação de inteligência de mercado.
“Esta colaboração não apenas promove a sustentabilidade, mas também traz um impacto financeiro relevante para pequenos varejistas e para o setor como um todo. A nossa solução proporciona uma maneira eficaz de gerar receita adicional e reduzir perdas, ajudando a fortalecer a cadeia produtiva e o consumo consciente,” afirma Vinicius Alves Abrahão, CEO da Gooxxy.
O projeto piloto foi desenvolvido em 12 semanas, com mais de 11,9 mil itens recolocados, o equivalente a 65 toneladas de alimentos distribuídos. A solução também é responsável por 67 mil m³ em redução de consumo de água, 238 mil kwh energia e 49 toneladas a menos de pegada de carbono.
“A parceria com a Gooxxy está perfeitamente alinhada com as metas globais de circularidade da Danone, que visam alcançar um portfólio 100% reciclável e reduzir o desperdício de alimentos pela metade até 2030. A empresa está comprometida em oferecer produtos em embalagens mais circulares e reduzir também pela metade o desperdício em suas operações, contribuindo assim para um futuro mais sustentável”, reforça Scheilla Montanari, Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil.