Associados das cooperativas foram convidados a repetir o gesto da escultura Laçador, contando histórias reais de superação diante das enchentes
A campanha “Somos do Sul”, lançada pelo Sicoob SC/RS, vai além de um tributo visual à cultura gaúcha: é o reconhecimento de histórias reais de superação. Inspirada na figura do Laçador, a ação transformou associados do Sicoob, afetados pelas enchentes, em protagonistas, vestindo-os simbolicamente como um dos maiores ícones culturais do estado. A bombacha, o lenço, o chapéu e o laço, tradicionais no traje do Laçador, foram substituídos por uniformes de trabalho, botas de borracha, galões de água, baldes e mangueiras na caracterização dos participantes.
A escolha de convidar “pessoas reais” em vez de atores para participar da campanha é uma forma de compartilhar histórias de resiliência e transformar essas lutas em inspiração para todo o estado. Com uma mensagem de esperança e otimismo, o lançamento do material está alinhado às celebrações da Semana Farroupilha, uma das maiores e mais importantes festividades do estado, que faz referência aos ideais de liberdade, autonomia e resistência de seu povo.
Ao som de “Eu sou do Sul”, canção de Elton Saldanha, considerada um hino não oficial do estado, o vídeo da campanha apresenta essas pessoas posando como Laçadores modernos. A música reforça o orgulho e a identidade dos gaúchos, com o refrão “Eu sou do sul, é só olhar pra ver que eu sou do sul”. Nas peças gráficas, as fotos dos associados são acompanhadas pelo mote “Somos do Sul, unidos pela coragem e cooperação”, além de outras duas variações: “Somos do Sul e superar desafios faz parte da nossa história” e “Somos do Sul, comprometidos com a reconstrução do Rio Grande”. A campanha foi desenvolvida pela agência D’Araújo.
Com foco nas histórias reais de seus associados, a instituição reitera seu compromisso com a comunidade gaúcha. Além de oferecer suporte financeiro para os cooperados e ajudar na reconstrução também por meio de doações e medidas emergenciais, a instituição busca inspirar o público e mostrar que, apesar das dificuldades, a cooperação é a chave para reconstruir o Rio Grande do Sul.