Com o intuito de continuar valorizando os projetos acadêmicos e pesquisas que promovam impacto social, a 3M, anuncia a abertura das inscrições da iniciativa 25 mulheres na Ciência 2025 que tem com o propósito dar visibilidade ao trabalho de cientistas e pesquisadoras mulheres na América Latina e Canadá. Nesta edição, o foco do programa são estudantes universitárias de nível superior ou pós-graduação com projetos nas áreas de STEM (em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
De acordo com o relatório da Unesco em parceria com a British Council, na América Latina, 45,1% dos trabalhadores nas áreas de STEM são mulheres, entretanto, no Brasil são apenas 24%. Alguns dos pontos trazidos pela pesquisa que apontam para esse baixo número são: falta de conscientização das disciplinas entre as gerações mais jovens, carência de informação sobre os temas nas escolas, mídia e universidade, a falta de expoentes femininos e influência familiar na decisão das jovens.
Considerando esse cenário, as empresas passam a desempenhar um papel importante no fomento de mentorias, estágios e oportunidades de desenvolvimento profissional, assim como programas específicos. A diversidade nesses campos não apenas enriquece a inovação, mas também impulsiona o crescimento econômico e o desenvolvimento social.
O processo de seleção das vencedoras será conduzido por um júri de representantes da área de Pesquisa & Desenvolvimento da 3M na região, e convidados externos com ampla experiência nas áreas de ciência, pesquisa, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo na América Latina.
“A 3M acredita no poder das disciplinas de STEM para transformar o mundo com importantes contribuições em que as mulheres possam trazer para o desenvolvimento das áreas, que hoje é majoritariamente liderada por homens. A iniciativa 25 Mulheres na Ciência é mais do que um reconhecimento a quem acredita na pesquisa científica, é um estímulo para que mais mulheres façam parte desse universo, completa Marcia Ferrarezi, gerente técnica de pesquisa & desenvolvimento da 3M Brasil.
Para se inscrever no programa, as interessadas devem ser maiores de idade, nascidas ou com formação e residência em algum país da América Latina, e estar cursando seus estudos em uma instituição de ensino. As candidaturas serão recebidas até 30 de novembro de 2024.
As 25 mulheres cientistas premiadas, nesta edição, receberão um troféu e reconhecimento por parte da 3M, ganhando visibilidade para os projetos nos meios de comunicação convencionais (imprensa escrita) e online (mídia, web, redes sociais, blogs), além da divulgação nas próprias redes sociais da 3M. Adicionalmente, o projeto terá inclusão no livro digital “25 Mulheres na Ciência 2025”, que trará uma ilustração desenvolvida para cada cientista e seu projeto.
As vencedoras serão anunciadas no dia 11 de fevereiro de 2025, data em que é comemorado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
Para saber mais sobre a iniciativa, os critérios, o regulamento e se inscrever, visite o site (https://3m25mujeresenlaciencia.org/pt/)