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No 3T24, a companhia registrou aumento de 7,1% no lucro bruto e redução da dívida líquida em 62,5% , em relação 2T23, com forte geração de caixa

Os resultados alcançados pelo Grupo SBF nos primeiros nove meses de 2024, assim como no terceiro trimestre de 2024, reafirmam a consistência da companhia em relação aos objetivos definidos em seu planejamento estratégico de 30 meses, iniciado há um ano. O grupo, dono da Centauro, maior varejista de artigos esportivos da América Latina, e da Fisia, distribuidora oficial de produtos Nike no Brasil, segue trabalhando pela expansão do lucro bruto, EBITDA e lucro líquido, além do contínuo processo de desalavancagem e robusta geração de caixa.

Como resultado dos últimos doze meses, o Grupo SBF registrou EBITDA ajustado (ex-IFRS) de R$ 747,7 milhões, crescimento de 34,5% vs o LTM23, com margem de 10,5% (+2,4 p.p.). Já o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) alcançou a marca de R$ 388,4 milhões, expansão de 164,9% vs o LTM23 (margem líquida de 5,5%). Tais indicadores marcam mais uma vez um período LTM recorde de EBITDA e lucro líquido já registrado na história do Grupo SBF. A receita líquida LTM24 totalizou R$ 7,1 bilhões, crescimento de 3,9% vs o LMT23.

No acumulado do ano (nove meses de 2024), o lucro bruto atingiu R$ 2,5 bilhões, aumento de 6,5% em relação à 2023, com expansão de 1,9 p.p. na margem (de 47,8% no 9M23 para 49,7% no 9M24). O EBITDA ajustado (ex-IFRS) acumulado totalizou R$ 536,3 milhões (margem de 10,8%), expansão de 35,6%, e o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) alcançou a marca de R$ 247,1 milhões (margem de 5,0%), crescimento de 185,8%.

Já no terceiro trimestre de 2024, a margem bruta passou de 46,4% no 3T23 para 50,3%, expansão de 3,9 p.p. A margem também contou com uma evolução sequencial (vs o 2T24) de 0,5 p.p. O EBITDA ajustado (ex-IFRS) expandiu 18,7% (margem de 11,4%) e o lucro líquido ajustado (ex-IFRS) cresceu 71,8% (margem de 6,8%), em comparação com o 3T23.

Mesmo com um incremento do percentual de SG&A/ROL, devido ao provisionamento de remuneração variável que não ocorreu no terceiro trimestre de 2023, o Grupo SBF permanece diligente aos seus custos fixos e operacionais, com o objetivo contínuo de uma melhor eficiência operacional e alavancagem da margem EBITDA. Desconsiderando este impacto, as despesas operacionais teriam apresentado redução vs o mesmo período de 2023.

Como destaque, o terceiro trimestre de 2024 foi marcado novamente pela contínua desalavancagem – encerramos o mês de setembro/24 com uma dívida líquida/EBITDA ajustada (ex-IFRS) de 0,8x (em comparação com 2,8x no 3T23 e 1,1x no 2T24), além da robusta geração de caixa de R$ 272,4 milhões. A dívida líquida passou de R$ 1,6 bilhão no 3T23 para R$ 583,8 milhões no 3T24, redução de 62,5%.

Em relação ao capital de giro, permanecemos focados em uma gestão cada vez mais eficiente da nossa Companhia. Encerramos o mês de setembro com um ciclo financeiro de 129 dias, redução de 55 dias em comparação com o 3T23, e 5 dias vs o 2T24.

A redução dos dias de estoques continua consistente com o plano estratégico e no trimestre a companhia contou com a redução de 12 dias frente ao 3T23. Vale ressaltar que as mudanças realizadas na frente de recebíveis no ano passado permanecem beneficiando o ciclo financeiro, e não se observa mudanças substanciais nesta frente.

Tanto a Centauro como a Fisia apresentaram expansão relevante de margem bruta no período, seguindo o comprometimento com a melhora da rentabilidade de todas as unidades de negócios.

A Centauro registrou receita líquida de R$ 2,5 bilhões no acumulado do ano, expansão de 4,3% vs o 9M23, e R$ 894,4 milhões no terceiro trimestre, crescimento de 1,3% vs o 3T23. Como destaque, no 3T24, a Centauro alcançou margem bruta de 50,4%, avanço de 3,3 p.p. quando comparada a margem de 47,1% do terceiro trimestre de 2023. O período foi marcado pela rentabilização das lojas físicas e do canal digital, através da redução dos markdowns e das iniciativas concentradas na maximização do lucro bruto por m², como a dinâmica de preços diferentes entre lojas, vendas de “combos” e expansão da categoria de vestuário no canal digital, a qual possui margens superiores a outras categorias.

Além disso, durante o trimestre, a Centauro concluiu o roll-out do projeto “Troca Tudo”, e já conta com 100% da sua rede de lojas habilitada a realizar trocas de produtos 3P (marketplace) comprados no e-commerce. No mês de setembro, considerando as solicitações de troca 3P nas lojas, 88,2% dos clientes optaram por utilizar os créditos em loja, realizando compras de produtos 1P com ticket médio maior do que a compra original.

A Fisia alcançou receita líquida de R$ 2,8 bilhões no acumulado do ano, crescimento de 0,7%, sendo R$ 971,6 milhões no terceiro trimestre, retração de 8,1%. É importante reforçar a alta base de comparação da Fisia no terceiro trimestre de 2023, no qual a receita líquida contou com a expansão de 47,1%. Considerando apenas os canais DTC (lojas físicas e 1P do canal digital), a receita ficaria estável vs o 3T23.

A Fisia também contou com um trimestre marcado pelo aumento da rentabilidade, reflexo da normalização dos preços em todos os canais. Sendo assim, no período, a margem bruta totalizou 45,2%, expansão de 3,4 p.p. vs o 3T23, atingindo seu recorde desde o licenciamento pelo Grupo SBF. É importante destacar que todos os canais da Fisia contaram com incremento de margem vs o 3T23.

Os canais DTC da Fisia (lojas físicas e 1P do canal digital) representaram 56,0% da sua receita, incremento de 5,7 pontos percentuais vs 2023. Incluindo as vendas 3P feitas através da Centauro, a participação em DTC totalizou 60,3% da receita do trimestre.

Como destaque do trimestre, a Fisia passou o abastecimento das lojas NVS para o seu centro de distribuição próprio, e mesmo com pouco tempo de migração, a redução do tempo de entrega para as lojas já é perceptível. Os ganhos mais relevantes concentram-se na preparação do pedido até sua expedição, etapas nas quais há mais eficiência ao operar pelo CD próprio.

Em relação aos estoques, frente de trabalho prioritário em sua operação, a Fisia apresentou a redução de 26 dias vs o 3T23. Vale reforçar que a representatividade de coleções antigas no estoque da Fisia caiu 8,6 p.p. vs o 2T24, demonstrando assim a estratégia assertiva de full price vs markdowns na operação.

Neste último trimestre, após o sucesso da Nike Run realizada em julho, o Grupo SBF deu início ao seu circuito próprio de corridas de rua chamado “Centauro Desbrava”. As corridas são organizadas pela X3M, investida do grupo, em parceria com shoppings que a Centauro possui lojas, e com kit exclusivo da Nike. O intuito é levar a modalidade para cidades no Brasil que ainda contam com poucos eventos com esta finalidade. Até o momento, foram realizadas 6 etapas com mais de 11 mil inscritos no total. Em 2024, serão realizadas 10 etapas, e para 2025, a Centauro já possui mais 20 percursos mapeados, visando se posicionar como referência no universo da corrida.

Além disso, o Grupo SBF celebra pelo terceiro ano consecutivo a certificação Great Place To Work® Brasil, que o posiciona entre as melhores empresas para trabalhar no país. Tal reconhecimento demonstra que a companhia conta com um time dedicado e comprometido, viabilizando assim os resultados que foram entregues até setembro deste ano.

“A execução do planejamento estratégico de curto e longo prazo segue como um compromisso diário para toda a equipe que tem entregado excelentes resultados. Seguiremos buscando ainda melhores resultados, sempre focados e empenhados na geração de valor para nossos acionistas e stakeholders”, afirma Pedro Zemel, CEO do Grupo SBF.

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