O projeto prevê a construção de uma unidade de geração de energia térmica renovável, a partir de biomassa
Nesta terça-feira (26) executivos da Combio Energia e da Rhodia, acompanhados pela comissão real da Bélgica liderada pela Princesa Astrid, se reuniram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes, para a assinatura do contrato que marca o início da parceria entre as duas empresas com foco em descarbonização industrial. O projeto prevê a construção de uma unidade de geração de energia térmica renovável, a partir de biomassa, com investimento inicial de aproximadamente R$ 275 milhões e geração de empregos na região.
A nova planta será instalada pela Combio junto à Rhodia, empresa do grupo belga Solvay, no município de Paulínia (SP), com alta eficiência para produzir 125 toneladas de vapor por hora a partir da queima de um mix de bagaço de cana-de-açúcar e cavaco de madeira, combustíveis renováveis provenientes de fontes agrícolas e florestais. A tecnologia permite substituir a queima de combustíveis fósseis por biomassa para geração de energia térmica limpa, promovendo a descarbonização da indústria.
A iniciativa reforça a projeção da Combio para 2024, que estima evitar a emissão de 700 mil toneladas de CO2 na atmosfera junto a indústrias de diversos segmentos, o equivalente a cerca de 18 dias de emissões na cidade de São Paulo. Parte dessa redução será convertida em créditos de carbono. “A parceria com a Rhodia reforça nosso compromisso em oferecer soluções de baixo carbono para a indústria brasileira, impactando positivamente o meio ambiente, a sociedade e a economia, além de contribuir para uma matriz energética mais sustentável”, destaca Paulo Skaf Filho, CEO da Combio Energia.
Com início das obras programado para o segundo trimestre de 2025 e início da operação previsto para março de 2027, a planta é projetada para reduzir cerca de 165 mil toneladas de emissões de CO₂ por ano. Além do impacto ambiental, o projeto também beneficiará a economia local, com a criação de mais de 250 postos de trabalho no pico das obras e uma equipe operacional permanente de aproximadamente 30 pessoas. “Em sinergia com o estado de São Paulo, que incentiva a transição energética, essa parceria representa um avanço na adoção de tecnologias limpas para a descarbonização da cadeia produtiva industrial, alinhadas às metas globais”.
“A Rhodia, líder em sustentabilidade na indústria química, já reduziu em noventa e cinco por cento suas emissões de carbono na fábrica de Paulínia. Agora, em parceria com a ComBio Energia, a empresa alcançará uma redução de noventa e sete por cento, até 2027. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Rhodia em atender à crescente demanda do mercado por produtos mais sustentáveis e alinha-se aos objetivos da Solvay de neutralizar as emissões de carbono em 2030 no Brasil e 2050 globalmente”, afirma Antonio Leite, Vice-Presidente de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Rhodia Brasil.