Blog

O poder do pico 16×9

Omnicanalidade, uso de IA com foco em personalização e menor tempo entre pesquisa e compra estão entre os principais dados de estudo global da VML sobre Black Friday e compras de final de ano

Com a Black Friday marcando o auge de uma temporada de varejo prolongada que, em 2024, provavelmente representará grande parte do faturamento em vendas do quarto trimestre, a VML lança um novo relatório sobre este período aquecido de vendas para orientar a tomada de decisões de profissionais de marketing e comunicação.

Intitulado “O Poder do Pico: Black Friday e o Consumo no Fim de Ano”, o estudo elenca 10 insights para orientar estratégias para a Black Friday neste ano. Confira um resumo de cinco deles a seguir e baixe aqui o estudo completo (em inglês) para se inspirar. 

#1 Pico de Temporada é Agora: por anos, temos observado a Black Friday começando mais cedo e se estendendo por mais tempo (com uma extensão semelhante acontecendo ao Dia dos Solteiros na Ásia). No ano passado, 32% dos consumidores relataram aproveitar descontos bem antes da ‘Semana do Cyber’, e a tendência continuará.

#2 AI para atender expectativas do consumidor: segundo o estudo Future Shopper 2024, 56% dos consumidores não comprarão em sites que não ofereçam descontos atrativos. Neste contexto, a IA generativa pode ajudar as marcas a oferecer recomendações de produtos hiper personalizadas, melhorar a experiência do cliente e otimizar estratégias de busca paga, transformando momentos de alto consumo como este em experiências mais individualizadas.

#3 Varejo físico ressurge mais forte: a Black Friday evoluiu de filas em pontos de venda para um grande evento digital, com vendas online crescendo 8% no último ano, enquanto lojas físicas receberam 76,2 milhões de consumidores. A pesquisa Future Shopper indica que 64% dos consumidores preferem vendedores com presença física e online, com 72% navegando online antes de comprar presencialmente e 61% desejando comunicação mais integrada entre canais digitais e físicos.

#4 Omnicanalidade na veia: as jornadas de compra atuais ocorrem em múltiplos canais, com consumidores buscando os melhores descontos durante a Black Friday. A pesquisa Future Shopper 2024 mostra que as compras por dispositivos móveis cresceram de 32% em 2023 para 36% em 2024, mas 40% dos consumidores ainda encontram dificuldades na experiência mobile, e 66% acreditam que marcas e varejistas precisam melhorar essa área. Cerca de 19% dos compradores abandonaram carrinhos de compra no ano anterior em busca de melhores ofertas.

#5 Consumo comprimido em alta: a pesquisa Future Shopper revelou uma tendência de “comércio comprimido”, ou seja, uma janela mais curta entre pesquisa/inspiração e concretização das compras — 63% dos consumidores querendo realizar compras rapidamente e 64% preferindo comprar tudo em uma única fonte. Essa preferência explica o domínio dos grandes marketplaces em eventos de vendas, com previsão de 54% das vendas da Black Friday ocorrendo na Amazon, onde 59% dos consumidores buscam automaticamente suas ofertas.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia