Está previsto que o mercado global de publicidade deve crescer 6,8% ano a ano, encerrando 2024 com US$ 772,4 bilhões em investimentos.
O crescimento dos investimentos publicitários deve continuar em 5,9% em 2025, superando a economia global em 2,7 pontos percentuais.
Estima-se que os gastos publicitários habilitados por algoritmos alcancem 59,5% do total em 2024 e 79,0% em 2027.
A previsão é que o mercado publicitário brasileiro deve crescer 5,2% em 2025, impulsionado pela TV (crescimento de 5,8% ano a ano, com 44% de share) e por investimentos em Digital (5,4% ano a ano, com 39% de share), devido ao aumento de transmissões em canais de streaming, não apenas de eventos esportivos, mas também de eventos musicais. Há também crescimento previsto para Rádio (7,8%) e Out of Home (OOH) (2,1%). De forma geral, a ausência de grandes eventos em 2025 deverá impactar negativamente o crescimento do mercado, com anunciantes adiando investimentos para o segundo semestre do ano.
O último Dentsu Global Ad Spend Forecasts projetou um crescimento de 6,8% nos investimentos globais com publicidade em 2024, atingindo US$ 772,4 bilhões. Esta previsão foi revisada para cima após o retorno ao crescimento de dois dígitos (+10,7%) nos investimentos digitais, o impacto de eventos esportivos e políticos e melhorias nas perspectivas de mercados como EUA, Reino Unido, Brasil e França.
Américas: Espera-se liderar em 2025 com crescimento de 6,3%, impulsionado por mercados robustos nos EUA e no Brasil, onde os investimentos em digital e streaming permanecem fortes.
Ásia-Pacífico: Previsão de aumento de 5,8%, com os anúncios impulsionados por IA contribuindo para o aumento dos investimentos digitais em mercados como a Índia.
EMEA: Crescimento projetado de 5,0%, com forte desempenho digital em mercados importantes, como o Reino Unido.
À medida que a indústria entra no que a Dentsu identifica como a era algorítmica, a publicidade habilitada por dados moldará cada vez mais as estratégias de mídia. Espera-se que os gastos publicitários modelados por algoritmos alcancem 79% do total de investimentos em publicidade até 2027.
Will Swayne, Presidente Global de Práticas – Mídia, da Dentsu, afirma:”Nossa previsão para 2025 destaca o papel essencial da mídia na economia atual. Estratégias de investimento em mídia orientadas por dados e focadas no digital continuam a redefinir como as marcas se conectam com os consumidores. O avanço das capacidades de mídia algorítmica abrirá novas oportunidades para as marcas se envolverem de maneira significativa e eficaz com clientes atuais e novos. Estratégias de investimento em mídia são fundamentais para transformação e crescimento, à medida que as marcas acompanham o comportamento dos consumidores em constante evolução.”
Do ponto de vista dos canais de mídia, o relatório dentsu Global Ad Spend Forecasts destaca que o digital deve continuar sendo o canal de crescimento mais rápido, com aumento projetado de 9,2% em 2025 (CAGR de 8,8% em três anos até 2027), atingindo US$ 513,0 bilhões e representando 62,7% dos gastos globais com publicidade. Espera-se um crescimento significativo nos principais segmentos digitais, com a mídia de varejo liderando o caminho (+21,9% ano a ano, CAGR de 19,7% em três anos até 2027), à medida que os anunciantes aproveitam o alto valor dos dados de consumidores de varejistas e investem cada vez mais em publicidade fora de seus próprios sites, incluindo TV conectada.
A publicidade em redes sociais pagas deve crescer 8,7% em 2025 (CAGR de 7,8% em três anos até 2027), apoiada por um ecossistema integrado que combina compras, vídeos, buscas e jogos. Este canal permanece essencial para engajar públicos mais jovens, com 79,7% da Geração Z utilizando o Instagram mensalmente e 42% dos CMOs planejando aumentar investimentos em marketing de influenciadores. Já os anúncios em buscas pagas devem crescer 6,7% (CAGR de 6,5% em três anos até 2027), impulsionados por avanços contínuos em recursos baseados em IA, mantendo relevância mesmo com o crescimento das buscas sociais e de varejo.
A publicidade em vídeo online deve crescer 8,0%, à medida que os anunciantes continuam buscando ambientes de alta atenção e confiabilidade. A publicidade programática deve crescer 11,1% e representará mais de 70% dos gastos digitais, com um impulso contínuo (CAGR de 10,9% em três anos até 2027).
O crescimento dos gastos com publicidade na TV em 2025 deve ser de 0,6%. No entanto, a TV conectada deve crescer rapidamente (+18,4%), graças ao streaming com suporte de anúncios, enquanto a TV aberta apresenta declínio (-2,5%). Enquanto isso, a mídia impressa continua em contração, enquanto os anúncios em cinema e em out-of-home (OOH) devem crescer 3,2% e 3,9%, respectivamente.
Espera-se aumentos significativos nos gastos publicitários em setores como finanças (+6,4%), farmacêutico (+5,8%) e viagens e transportes (+5,5%), à medida que esses setores se adaptam para atender às necessidades em evolução dos consumidores.