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Entre as Top 50 por número de operações, há cinco estreantes (incluindo a Natura) e as quatro primeiras consolidaram suas posições
Volume mínimo para se estar entre as 50 Maiores atingiu a marca de 400 unidades pela primeira vez
As Top 20 Microfranquias contam com três estreantes. Destaque fica para os ramos de minimercados autônomos e serviços financeiros

Esta edição do Ranking das Maiores Franquias e Microfranquias por número de operações no Brasil, divulgado anualmente pela Associação Brasileira de Franchising – ABF, mostra a consolidação dos líderes, a chegada de novas marcas e o avanço expressivo de alguns ramos. Destaque também para a elevação da “régua” para se estar entre as maiores: pela primeira vez, este número atingiu a marca de 400 operações nas 50 Maiores Franquias e 387 operações nas 20 Maiores Microfranquias. O volume somado de operações em ambos os rankings também subiu, crescendo 7% e 17%, respectivamente. Dezoito redes superaram mil operações e as quatro primeiras formam o seleto grupo acima de 2.000.

No Ranking das 50 Maiores, o “pelotão” da frente se consolidou com a liderança pelo terceiro ano consecutivo da Cacau Show (Alimentação), com 4.661 operações, com uma expansão de mais de 10% frente a um volume já expressivo em 2023. Mantendo as posições da lista anterior, em seguida O Boticário (Saúde, Beleza e Bem-Estar), com 3.746 operações, McDonald’s (Alimentação – Food Service), com 2.704 operações, e a rede Colchões Ortobom (Casa e Construção) somando 2.387 operações. Já a rede Lubrax+ (Serviços Automotivos) subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.

Entre as Top 10 também se destacaram: OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-estar), na sexta posição (1.577 operações); AM/PM (Alimentação), que subiu do oitavo para o sétimo lugar, com 1.450 operações; Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar), somando 1.408, também subiu uma posição, ficando em oitavo. Já as duas marcas que fecham o grupo das dez maiores são novidade nele e apresentaram os maiores saltos: a BR Mania (Alimentação) com 1.402 operações, avançou do 11º para o nono lugar, e a Shell Select (Alimentação), foi a rede que mais subiu posições entre as Top 10, saltando da 13ª para a décima, totalizando 1.264 operações e alcançando também a segunda maior variação positiva nele, 5,6%.

Tom Moreira Leite, presidente da Associação Brasileira de Franchising, afirma: “Quando analisamos os rankings, além da consolidação entre os líderes, notamos movimentos muito relevantes. Destaque para a força das chocolaterias, docerias e sorveterias que apresentaram um elevado nível de crescimento; o fôlego renovado de algumas redes de Moda, a força de negócios de conveniência e a disseminação de lavanderias”.

Marcas em destaque entre o 11º e 20º lugar e a primeira estreante
Entre as marcas que se destacaram no segundo bloco, Chilli Beans (Moda) avançou do 15º para o 12º lugar, totalizando 1.236 operações e variação positiva de 10,8%; a CVC (Turismo e Lazer) passou do 16º para o 13º, com 1.196 operações e o maior crescimento neste grupo, de 15,2%; a Oggi Sorvetes (Alimentação), com 1.109 operações registrou 10,3% de alta; o Bob’s (Alimentação) subiu duas posições, da 19ª para a 17ª, com 1.018 operações (1,6%), e o 19º lugar é da primeira das cinco marcas estreantes no Ranking, a Natura (Saúde, Beleza e Bem-Estar), que aparece já contando com 984 operações.

Destaques entre o 21º e 50º lugar e mais estreantes
O terceiro e último bloco das 50 Maiores é liderado pela rede Chiquinho Sorvetes (Alimentação), que subiu do 23º para o 21º lugar, com 921 operações e variação positiva de 19,3%. A Lupo (Moda) alcançou uma das maiores expansões entre as Top 50, saltando de 552 para 806 operações (46,0%); a Kopenhagen, mesmo mantendo o 25º lugar, teve uma variação de 18%, passando de 672 para 793 operações. A rede Decor Colors (Casa e Construção) também avançou consideravelmente, da 42ª para a 34ª colocação e também com uma das maiores variações positivas, 36,3%. A rede Cresci e Perdi (Moda) subiu dois lugares, de 41º para 39º, de 466 para 559 operações, variação positiva de 20%.

Outra estreante, ocupando o 37º lugar, a rede The Best Açaí (Alimentação) alcançou o maior percentual de crescimento do Ranking, 54,0%, saltando de 370 para 573 operações. A Milky Moo Milkshakes (Alimentação), também pela primeira vez no Ranking, em 42º lugar, registrou, por sua vez, 54,9% de alta, de 337 para 518 operações, a segunda maior expansão entre as Top 50. A Chocolates Brasil Cacau (Alimentação), subiu da 46ª para a 44ª colocação. Na sequência, o Ranking é completado com duas marcas estreantes e altos índices de variação positiva: em 46º lugar, a Lavateria (Limpeza e Conservação), com 50,0%, subiu de 302 para 452 operações, e a Fini, em 50º, avançou de 290 para 400 operações, expandindo 38,0%. Confira a lista completa no final do texto.

Perfil das 50 Maiores
Mantendo a linha dos anos anteriores, 88% das marcas são brasileiras e o formato de operação predominante é o de loja, com 92% de participação. Além disso, marcas de nove segmentos compõem o Ranking ABF das 50 Maiores Franquias no Brasil por número de operações em 2025. Entre eles, três concentram a maior quantidade de redes: Alimentação (Food Service e Comércio e Distribuição) lidera, com 34% delas; Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em segundo lugar (16%) e Moda (14%).

Top 20 Microfranquias
O Ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações deste ano traz (assim como o das Top 50 Franquias), as quatro primeiras marcas nas mesmas posições da edição anterior. O 1º lugar é da rede Market4U (Alimentação) pelo segundo ano consecutivo, que subiu de 2.100 para 2.185 operações, com 4% de variação positiva. Na vice-liderança, a Prudential (Serviços e Outros Negócios) expandiu 17,8% no período analisado, saltando de 1.686 para 1.986 operações. Na terceira posição, a Seguralta – Bolsa de Seguros (Serviços e Outros Negócios), aumentou de 1.672 para 1.779 operações (6,4%). A seguir, a rede Kumon (Educação), em quarto lugar, avançou de 1.532 para 1.554 operações (1,4%). Subindo uma posição, a É Seguro Corretora (Serviços e Outros Negócios), em quinto lugar, avançou 29,5% e registrou a terceira maior variação positiva entre as Top 10 Microfranquias, saltando de 809 para 1.048 operações.

Com 30,2% de crescimento, a Emive Franchising (Serviços e Outros Negócios) obteve a segunda maior variação positiva entre as dez maiores, ampliando de 660 para 859 operações. Já a Cotafácil (Serviços e Outros Negócios) subiu o maior número de posições no Ranking, da 17ª para a 9ª, ingressando, assim, entre as Top 10, e alcançou o quarto maior índice de expansão do Ranking, com 86,7% de crescimento, saltando de 421 para 786 operações.

O segundo grupo das Top 20 Microfranquias é liderado pela Bem Safe (Serviços e Outros Negócios), que subiu do 13º para o 11º lugar, com variação positiva de 23,8%, passando de 516 para 639 operações. Primeira das três estreantes da lista, a Azul Empréstimo (Serviços e Outros Negócios) registrou a segunda maior expansão do Ranking, de 88,9%, com um salto de 323 para 610 operações. A Fiadorweb (Serviços e Outros Negócios) cresceu 18,2% e atingiu a 15ª posição, seguida do Grupo Villela Auditoria e Consultoria Empresarial (Serviços e Outros Negócios), com uma expansão ainda maior, 29,9%.

O Ranking é completado com duas marcas estreantes de mercados autônomos, ambas, portanto, do segmento de Alimentação. A Honest Market Brasil, terceiro maior percentual de crescimento (87,9%) com 464 operações. Já a Fast4You Home Market, que registrou 383,8% de expansão, o maior crescimento entre as Top 20 Microfranquias, saltou de 80 para 387 operações.

Diferente das 50 Maiores, o grupo das Microfranquias tem predominância do segmento Serviços e Outros Negócios (60%), seguido de Alimentação (15%); 95% são brasileiras e temos uma diversidade maior de formatos de operação, com destaque para o home based (50,1%), seguido de lojas (45,1%) e quiosques (4,8%). Veja a lista completa abaixo.

De acordo com Felipe Buranello, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos, “com um investimento inicial mais baixo, mas alinhadas às mesmas regras e práticas das franquias tradicionais, as microfranquias continuam em forte desenvolvimento no País como indicam as grandes variações ao longo do ranking. Os ramos de minimercados autônomos e serviços financeiros se consolidaram como grandes atuantes nesta área, levando uma prestação de serviços profissionalizada a diversos cantos do País. O modelo home based se mostra mais uma vez como um motor importante neste movimento”.

Ranking ABF das 20 Maiores Microfranquias por Operações

POSIÇÃO 2024 POSIÇÃO 2023 MARCAS OPERAÇÕES 2024 OPERAÇÕES 2023 % VAR
MARKET4U 2185 2100 4,00%
PRUDENTIAL 1986 1686 17,80%
SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS 1779 1672 6,40%
KUMON 1554 1532 1,40%
É SEGURO CORRETORA 1048 809 29,50%
CREDFÁCIL 1027 1009 1,80%
EMIVE FRANCHISING 859 660 30,20%
TOUTI 858 718 19,50%
17º COTAFACIL 786 421 86,70%
10º CEOPAG 717 707 1,40%
11º 13º BEM SAFE 639 516 23,80%
12º 10º LINX SISTEMAS 619 619 0,00%
13º AZUL EMPRÉSTIMO 610 323 88,90%
14º 11º CLUBE TURISMO 554 560 -1,10%
15º 16º FIADORWEB 519 439 18,20%
16º 18º GRUPO VILLELA AUDITORIA/CONSULTORIA EMPRESARIAL 513 395 29,90%
17º 14º MARIA BRASILEIRA 510 484 5,40%
18º HONEST MARKET BRASIL 464 247 87,90%
19º 15º SOLARPRIME 427 461 -7,40%
20º FAST4YOU HOME MARKET 387 80 383,80%

Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operações

POSIÇÃO 2024 POSIÇÃO 2023 MARCAS OPERAÇÕES 2024 OPERAÇÕES 2023 % VAR
CACAU SHOW 4661 4216 10,60%
O BOTICÁRIO 3746 3689 1,50%
MCDONALD´S 2704 2662 1,60%
COLCHÕES ORTOBOM 2387 2380 0,30%
LUBRAX + 1685 1741 -3,20%
ODONTOCOMPANY 1577 1899 -17,00%
AM/PM 1450 1540 -5,80%
ÓTICAS CAROL 1408 1400 0,60%
11º BR MANIA 1402 1323 6,00%
10º 13º SHELL SELECT 1264 1197 5,60%
11º 10º BURGER KING BRASIL 1238 1331 -7,00%
12º 15º CHILLI BEANS 1236 1116 10,80%
13º 16º CVC BRASIL 1196 1038 15,20%
14º 12º ÓTICAS DINIZ 1179 1207 -2,30%
15º 14º JET OIL 1145 1145 0,00%
16º 18º OGGI SORVETES 1109 1005 10,30%
17º 19º BOB´S 1018 1002 1,60%
18º 17º WIZARD BY PEARSON 1015 1014 0,10%
19º NATURA 984
20º 20º CORREIOS 944 994 -5,00%
21º 23º CHIQUINHO SORVETES 921 772 19,30%
22º 22º HELP! LOJA DE CRÉDITO 826 780 5,90%
23º 35º LUPO 806 552 46,00%
24º 21º ESPAÇOLASER 801 788 1,60%
25º 25º KOPENHAGEN 793 672 18,00%
26º 24º CNA 768 708 8,50%
27º 27º CASA DO CONSTRUTOR 737 659 11,80%
28º 25º FISK CENTRO DE ENSINO 730 672 8,60%
29º 26º HERING STORE 667 667 0,00%
30º 28º MERCADÃO DOS ÓCULOS 662 647 2,30%
31º 29º CCAA 640 640 0,00%
32º 30º REMAX 623 629 -1,00%
33º 31º LOCALIZA 605 608 -0,50%
34º 42º DECOR COLORS 601 441 36,30%
35º 34º 5ÀSEC 578 554 4,30%
36º 33º HAVAIANAS 574 569 0,90%
37º THE BEST AÇAI 573 370 54,00%
38º 37º SPLASH 564 531 6,20%
39º 41º CRESCI E PERDI 559 466 20,00%
40º 36º EMPÓRIO MINEIRO CHEIRIN BÃO 553 539 2,60%
41º 39º CASA DE BOLOS 537 481 11,60%
42º MILKY MOO MILKSHAKES 518 337 53,70%
43º 40º MAIS1 502 475 5,70%
44º 46º CHOCOLATES BRASIL CACAU 469 418 12,20%
45º 43º KNN IDIOMAS 456 439 3,90%
46º LAVATERIA 452 302 50,00%
47º 45º AREZZO 430 430 0,00%
48º 47º CLUBE MELISSA 422 413 2,20%
49º 38º ORAL SIN IMPLANTES 420 509 -17,50%
50º FINI 400 290 38,00%

Metodologia
Envolvendo exclusivamente redes associadas, o estudo da ABF é feito a partir do banco de dados da entidade e baseado nas informações inseridas pelas próprias redes. As informações são auditadas eletronicamente pelo sistema por meio de regras e salvaguardas específicas no processo de inserção dos dados. A partir de 2023, as redes mistas (com modelo tradicional e microfranquia) cuja rede possui mais de 50% de operações de microfranquias passaram a integrar o Ranking de Microfranquias.

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