Depois de PepsiCo anunciar a mudança da marca Aunt Jemima, a MARS anunciou que vai alterar a identidade visual do arroz Uncle Ben’s. O objetivo, segundo a empresa, é “evoluir” a marca e apoiar a comunidade negra.
Em comunicado a imprensa, a MARS disse:
“Como marca global, sabemos que temos a responsabilidade de ajudar a pôr fim ao preconceito e injustiças raciais” e acrescentou “Enquanto ouvimos os consumidores, especialmente na comunidade negra, e os nossos associados em todo o mundo, reconhecemos que uma maneira de fazer isso é evoluindo a marca, incluindo sua identidade”.
Ainda não há mais detalhes sobre quais serão as mudanças, mas a empresa disse que está disposta a “todas as possibilidades”.
O logo da marca de arroz foi criado em 1946 e tem sido acusado de racismo desde então. “Uncle Ben” (“Tio Ben”) é a forma como sulistas brancos dos Estados Unidos chamavam os idosos negros, em vez de “senhor” ou “senhora”.
De acordo com a empresa, o nome é uma referência a um texano negro, conhecido como Uncle Ben, que plantava arroz em sua fazenda.