PepsiCo, controladora da Quaker Oats Company, anunciou que está aposentando sua tradicional marca de caldas e panquecas e a mascote, Aunt Jemima (Tia Jemima), no mercado desde 1889. A PepsiCo reconhece que a marca é baseada em um estereótipo racial.
A empresa disse que vai renomear e remover a imagem da tia Jemima de suas embalagens, após onda de protestos anti racistas, o novo nome da marca ainda não foi divulgado, mas em nota de imprensa comunicou que a nova marca irá “representar mães amorosas de diversas origens”.
A PepsiCo informou que os consumidores começarão a ver as mudanças nas embalagens sem a imagem da tia Jemima a partir do quarto trimestre deste ano.
A marca Aunt Jemima é uma das poucas ainda no mercado americano que fazem referência, ainda que de maneira indireta, à escravidão. A personagem Tia Jemima é o estereótipo de negra popularizado após a Guerra Civil Americana (1861-1865).
A PepsiCo disse que a marca Aunt Jemima doará 5 milhões de dólares nos próximos cinco anos para “criar apoio e engajamento significativos e contínuos na comunidade negra”. A notícia segue o anúncio do CEO e presidente da PepsiCo, Ramon Laguarta, de que a companhia está comprometendo 400 milhões de dólares em iniciativas de justiça e igualdade racial.