Blog

Ford cede Transit para a ONG Gerando Falcões e exibe veículos especiais

O presidente da Ford América do Sul, Martín Galdeano, anunciou a cessão de uma Transit para a ONG, dando início à comemoração dos 60 anos da van no mercado global

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, promoveu uma exposição de vans e picapes especiais na sua sede, em São Paulo, mostrando as soluções que oferece para atender diferentes tipos de aplicações e clientes. No evento, o presidente da Ford América do Sul, Martín Galdeano, também anunciou a cessão de uma Transit para a ONG Gerando Falcões, ação social que dá início à comemoração dos 60 anos da van no mercado global. 

“A Transit é uma das vans mais vendidas da história e há 10 anos lidera o segmento nos Estados Unidos e Europa. Ninguém alcança essa posição sem oferecer o que há de melhor em qualidade, produtividade, economia e inovação, atendendo uma vasta gama de aplicações”, disse Martín Galdeano. “Para nós, é uma grande satisfação que a Gerando Falcões possa contar com essa valiosa ferramenta para impulsionar os seus projetos sociais.” 

O executivo destacou que a responsabilidade social faz parte do DNA da Ford e ampliar a parceria com a Gerando Falcões é um modo de apoiar o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está presente. Essa parceria começou no ano passado, quando a empresa doou para a ONG um Mustang especial comemorativo de 60 anos, customizado pelo designer Alan Mosca. 

O veículo foi leiloado no tradicional evento Favela Gala e o valor totalmente revertido para as ações sociais da entidade, que é reconhecida pelo caráter inovador e seriedade do seu trabalho. A Transit cedida agora pela Ford será usada no programa ASMARA, que gera renda para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica em comunidades da Grande São Paulo. 

Edu Lyra, CEO da Gerando Falcões, agradeceu o apoio da Ford e falou sobre o trabalho de combate à pobreza nas favelas e periferias do Brasil. “A ASMARA fortalece a economia circular com a revenda de roupas e acessórios doados, além de produtos novos como eletrodomésticos, itens de cama, mesa e banho, produtos de beleza e cosméticos. A partir dessa tecnologia social, impactamos mais de 3.000 mulheres. Trabalhamos com o programa ASMARA para gerar oportunidade de renda para mulheres, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal e autoestima. O apoio de empresas como a Ford é muito bem-vindo para fortalecer esse projeto.” 

Crescimento nas vendas

O segmento de veículos comerciais é um dos pilares de negócios da Ford, tanto no Brasil e na América do Sul como globalmente. O plano da marca é continuar a investir na expansão do portfólio de produtos e serviços e crescer. “Em 2024, a Ford Pro vendeu mais de 7.200 veículos no Brasil e nos quatro primeiros meses deste ano já crescemos 50%, com cerca de 3.000 unidades”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. 

O portfólio da Ford Pro conta hoje com mais de 20 opções de modelos e versões – formado pela Transit Chassi, Furgão, Minibus e Vidrada, Ranger XL e XLS e a elétrica E-Transit Chassi e Furgão. Ele soma também mais de 60 soluções implementadas, desde diferentes configurações de bancos para passageiros até veículos específicos para as áreas de saúde, escolar, resgate, policial, militar e mineração. 

“O Brasil é hoje um dos centros globais de engenharia da marca e a Ford Pro conta com engenharia própria para dar suporte ao cliente em todo o processo de transformação dos veículos”, afirma Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “Realizamos desde a análise técnica de editais, desenvolvimento, testes e validações virtuais e protótipos físicos, até o treinamento prático, entrega técnica e assistência para o pessoal operacional do cliente.” 

Esse trabalho também é feito em parceria com mais de 40 modificadores na América do Sul e até o final deste ano 23 deles serão certificados pelo padrão global Ford Pro Convertor para garantir a qualidade da instalação. A Ford Pro possui ainda uma equipe técnica especializada para vendas dedicadas aos setores de governo e frotistas, incluindo serviços pós-venda e treinamento personalizado para cada tipo de aplicação, com foco na máxima eficiência e produtividade para o cliente comercial. 

Veículos especiais

Como exemplo dos veículos especiais desenvolvidos pela Ford Pro, foram apresentados cinco modelos: duas Transits equipadas para o transporte de tropas e unidade de resgate, uma E-Transit coffee-truck, uma Ranger de defesa civil e um Territory de polícia civil. 

A Transit para transporte de tropas é da versão vidrada (L4H3), com motor 2.0 com 165 cv de potência e 397 Nm de torque e transmissão automática de 10 velocidades. Ela tem capacidade para 12 oficiais e possui sistemas de monitoramento, luzes estroboscópicas no para-brisa, proteção em todos os vidros, faróis e lanternas, para-choque de impulsão com guincho elétrico, além de escada lateral e plataforma no teto para maior amplitude de visão e lançamento de drone. Internamente, vem com compartimento para armazenamento de equipamentos (escudos balísticos, munições e cones) e escotilha de acesso ao exterior. 

A Transit unidade de resgate avançada do tipo UTI móvel é um modelo chassi-cabine com transmissão manual de seis velocidades. Ela tem capacidade de transporte de dois pacientes simultâneos e lotação máxima de nove passageiros mais condutor. É equipada com armários para equipamentos, régua com saídas para oxigênio e ar comprimido, assento do socorrista com rotação 360°, maca para transporte de paciente, compartimentos externos para pranchas de resgate e cones e sistemas de comunicação e controle de luzes e climatização do ambiente traseiro. 

A E-Transit coffee-truck da Nespresso é do modelo furgão (L2H3). Vem equipada com armários internos para acondicionamento de insumos, reservatórios para água potável e para descarte, lixeira, captação de energia externa para alimentação das máquinas de café e lavatório para higienização dos equipamentos. 

O Territory equipado como viatura da polícia civil é da versão Titanium, com motor 1.5 EcoBoost de 169 cv, torque de 250 Nm e transmissão de sete velocidades com dupla embreagem banhada a óleo. O SUV tem para-choque de impulsão com sinalizadores acoplados, sinalizadores estroboscópicos no para-brisa, sistemas de monitoramento e rádio, além de suporte para armas e compartimento para transporte de equipamentos e armas longas no porta-malas. 

A Ranger de defesa civil é do modelo XLS, com motor V6 3.0 de 250 cv e torque de 600 Nm e transmissão automática de 10 velocidades. Ela traz itens que aumentam a capacidade off-road para acesso e resgate em áreas remotas, como kit de suspensão especial, pneus All Terrain, snorkel, protetores inferiores reforçados e capacidade para 3.500 kg. Além de kit de para-choque com guincho e quebra-mato com sinalização, vem com sistemas de monitoramento com capacidade de armazenamento de imagens, sinalizadores, suporte para equipamentos de resgaste e canil adaptado na cabine.

Deixe seu Comentário

error: Conteúdo protegido contra cópia