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Atualmente, a empresa familiar alemã é líder mundial na categoria de balas de gelatina e regaliz e está presente em mais de 100 países

A trajetória da Haribo começou com Hans Riegel, um jovem confeiteiro que em 13 de dezembro de 1920, na cidade de Bonn, na Alemanha, iniciou seu próprio negócio no quintal de sua casa, investindo suas economias em uma sacola de açúcar e uma chaleira de cobre. A coragem empreendedora combinada com a paixão pessoal e o foco absoluto na mais alta qualidade do produto, formaram a base da empresa desde o primeiro dia.

Acrônimo de HAns RIegel BOnn, a Haribo começou com a produção de pastilhas, mas mudou rapidamente para balas de gelatina, que na época não eram ainda muito conhecidas. Em 1921, ele se casou com Gertrud, que se tornou a primeira funcionária responsável pela entrega da produção diária. Pouco tempo depois, a empresa já tinha oito funcionários e Hans lançou o primeiro alicerce para o subsequente sucesso internacional da HARIBO: inspirado pelos ursos treinados nas feiras do século XIX, ele inventou o “urso dançarino” – uma figura de urso feita de gelatina com sabores de fruta. Como as máquinas modernas ainda não existiam, cada peça do produto era despejada nos moldes à mão, usando uma jarra. Apesar do extenso trabalho envolvido, a Haribo já produzia cerca de 100 kg de balas de gelatina todos os dias durante esse período. Atualmente, são produzidos 160 milhões de Ursinhos de Ouro diariamente em todo o mundo.

Em 1930, a empresa já empregava 160 pessoas e o edifício principal da atual fábrica de Bonn foi concluído entre 1930 e 1933. Antes da Segunda Guerra Mundial, a empresa repousava sobre uma base sólida de médio porte, com cerca de 400 funcionários. Com a chegada da guerra, os negócios enfrentaram forte declínio, principalmente devido à escassez de matérias-primas. Na época, a Haribo produzia principalmente pastilhas de amônia e tosse, além de outros produtos considerados farmacêuticos, garantindo assim a sobrevivência da empresa durante anos tão difíceis. Em 1945 o fundador faleceu, deixando sua esposa Gertrud a frente dos negócios. A reconstrução da empresa começou após o final da Segunda Guerra Mundial, no mesmo ano, com apenas 30 funcionários. No ano seguinte, a segunda geração da família Riegel assumiu a administração da empresa com os filhos Hans e Paul aos 24 e 21 anos, respectivamente. Ambos concentraram seus esforços na capacidade de inovar e, com isso, a empresa se expandiu e, em 1950 – apenas cinco anos após a guerra – a Haribo já empregava cerca de 1.000 pessoas.

Após a morte dos dois irmãos Paul e Hans, em 2009 e 2013, a terceira mudança de geração se cumpriu: Hans Guido Riegel, filho de Paul, assumiu o comando da companhia. Sob sua liderança, em 2016, a empresa abriu a primeira fábrica fora da Europa, localizada no Brasil na cidade de Bauru, estado de São Paulo. A presença no continente americano rendeu frutos, e desde então tem impulsionado ativamente os negócios na América do Norte, sendo a marca número 1 de balas de gelatina no subcontinente desde 2018. Uma fábrica está atualmente sendo planejada no território norte-americano, com previsão para conclusão em 2022.

Haribo no século XXI

Desde então, a Haribo está sob comando da terceira geração da família e hoje é líder mundial no mercado balas de gelatina e regaliz.

Atualmente, a sede da empresa é localizada no município alemão de Grafschaft, em Renânia-Palatinado. A Haribo possui 16 centros de produção, distribuídos por 10 países, escritórios comerciais próprios em 26 países e exporta para mais de 100 deles em todo o mundo.

Dois dos alicerces para o sucesso mundial são a inovação e adequação do portfólio para adaptar às diferentes preferências de cada país e, por isso, a gama de produtos da Haribo em diferentes países não são idênticas. Os franceses, por exemplo, preferem produtos de marshmallow como “Chamallows” e drageados como “Dragibus”. Na Inglaterra, a mistura colorida do “Starmix” é o número 1 entre os consumidores de diferentes idades. Já na Escandinávia, as pessoas preferem produtos de alcaçuz. Já os brasileiros preferem degustar balas de gelatina mais macias e doces. A Haribo cultiva essa tradição e combina habilmente a melhor qualidade do produto com os gostos específicos de cada país.

Curiosidades:

  • Em 13 de dezembro de 1920, Hans Riegel fundou a empresa Haribo como um acrônimo para HAns RIegel e Bonn, a cidade de origem.
  • A empresa começou no quintal do fundador e atualmente possui terrenos na Alemanha com área equivalente à quase 60 campos de futebol;
  • A Haribo começou com uma funcionária, Gertrud, esposa do fundador. Hoje, existem cerca de 3.000 funcionários na Alemanha e mais de 7.000 em todo o mundo
  • Seu portfólio contempla 300 diferentes produtos só na Alemanha e mais de 1.000 internacionalmente;
  • • A Haribo venceu 9 vezes como marca de doces mais digna de confiança pela “European Trusted Brands”.

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