Pesquisa realizada com consumidores mostra que 28% tem intenção de presentear na data
A proximidade do Dia dos Pais, que acontece no próximo dia 9 de agosto, aumentou o interesse de buscas no Google por produtos que, em geral, são associados a presentes para a data, como bike e acessórios (+40%), tênis de corrida (+21%), chuteiras (+22%), camisetas tal pai, tal filho (+97%), smart watch (+59%) e carteira masculina (+13%). Os dados são da semana de 11 a 17 de julho em comparação à semana anterior.
Em 2019, as buscas por produtos no Google de 77% das categorias do Varejo aqueceram com a aproximação do Dia dos Pais. Os principais destaques foram roupas, calçados e acessórios, celulares, ferramentas, perfumes e cosméticos, o que mostra que a escolha do presente é pautada principalmente pela funcionalidade.
Para entender o comportamento dos brasileiros o Dia dos Pais em 2020, o Google também realizou uma pesquisa on-line com 800 brasileiros entre os dias 23 a 25 de junho. Os resultados mostram que 28% tem intenção de presentear na data e 26% não sabe se vai, revelando o impacto da pandemia do covid-19 e do distanciamento social neste período.
O estudo também mostrou que 19% não pretende comprar presentes de Dia dos Pais em lojas físicas, mesmo com o comércio aberto. Para aqueles que irão comprar no ambiente físico, a preferência é por locais com menos pessoas circulando (21%), ambiente seguro (21%), mais proximidade para compra rápida (17%) e preço e variedade (15%).
Nas cidades em que as lojas físicas permanecem fechadas, o principal comportamento será a compra on-line digital (40%), seguido por pequenos comércios próximos (20%). Também foram listadas maior antecedência (15%), compras em cima da hora (13%), depois da quarentena (11%) e revendedores/catálogos (9%) como algumas das necessidades que os consumidores deverão observar para a compra.
A categoria dos presentes também deve mudar, principalmente para escolher produtos mais fáceis de comprar on-line (25%) e facilitar ou evitar a troca (25%). Outros motivos são presentes mais baratos (18%), que ajudem na quarentena (18%) e disponíveis em loja físicas abertas (13%).